{"id":26078,"date":"2021-12-09T16:12:57","date_gmt":"2021-12-09T19:12:57","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=26078"},"modified":"2021-12-09T16:13:01","modified_gmt":"2021-12-09T19:13:01","slug":"veja-4-temas-que-prometem-revolucionar-os-veiculos-em-poucos-anos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/veja-4-temas-que-prometem-revolucionar-os-veiculos-em-poucos-anos\/","title":{"rendered":"Veja 4 temas que prometem revolucionar os ve\u00edculos em poucos anos"},"content":{"rendered":"\n

At\u00e9 pouco tempo atr\u00e1s, ningu\u00e9m podia imaginar que o telefone celular se tornaria um item t\u00e3o importante em nossas vidas. Hoje os smartphones s\u00e3o pequenos supercomputadores de bolso, capazes de tirar fotos como as melhores m\u00e1quinas fotogr\u00e1ficas, gravam v\u00eddeos em alta resolu\u00e7\u00e3o e permitem trabalhar de qualquer canto do planeta.

Os ve\u00edculos podem n\u00e3o ter exatamente as mesmas funcionalidades, mas est\u00e3o trilhando pelo mesmo caminho. Obviamente, quando falamos de ve\u00edculos automotores, sejam eles carros de passeio, ve\u00edculos comerciais leves ou pesados, m\u00e1quinas agr\u00edcolas ou m\u00e1quinas de constru\u00e7\u00e3o, sua fun\u00e7\u00e3o primordial de transporte ou execu\u00e7\u00e3o de trabalhos com seguran\u00e7a, conforto e respeitando a legisla\u00e7\u00e3o vigente, permanece inalterada.<\/p>\n\n\n\n

O que muda \u00e9 que esses ve\u00edculos, cada vez mais modernos e conectados, prometem facilitar a vida dos motoristas e passageiros e agilizar as aplica\u00e7\u00f5es comerciais. Nesse ambiente veicular norteado por software, eletr\u00f4nica e mecatr\u00f4nica, diferentes apps para seguran\u00e7a, conforto e din\u00e2mica veicular podem ser desenvolvidos e disponibilizados pelas montadoras e seus fornecedores. Nisso, o caminho dos ve\u00edculos vem se assemelhando muito ao caminho dos smartphones: alta capacidade de processamento com aplicativos que poder\u00e3o ser instalados e atualizados on-line.

E o mais: todas as novidades apresentadas nos autom\u00f3veis de passeio podem ser adotadas nos ve\u00edculos comerciais e vice-versa.

\u201cAs tecnologias aplicadas ao que chamamos de ‘Next Generation Mobility Now’ s\u00e3o desenvolvidas para funcionar em todos os tipos de ve\u00edculos segundo suas particularidades, sejam eles carros, caminh\u00f5es, \u00f4nibus ou m\u00e1quinas agr\u00edcolas\u201d, analisa Gustavo Ducatti, respons\u00e1vel pelas unidades de neg\u00f3cios de seguran\u00e7a passiva e eletr\u00f4nicos da ZF Am\u00e9rica do Sul.

Com um dos mais amplos portf\u00f3lios para a mobilidade, a ZF n\u00e3o \u00e9 apenas uma fabricante de autope\u00e7as. A companhia se posiciona como uma \u2018empresa de tecnologias para os ve\u00edculos do futuro definidos por software\u2019, nas palavras de Ducatti.

Sua estrat\u00e9gia para a \u201cMobilidade da Pr\u00f3xima Gera\u00e7\u00e3o Agora\u201d, tema apresentado nos diferentes sal\u00f5es do autom\u00f3vel pelo mundo, baseia-se em quatro pilares: eletrifica\u00e7\u00e3o, controle da din\u00e2mica veicular, seguran\u00e7a integrada e dire\u00e7\u00e3o automatizada. A palavra \u201cagora\u201d foi incorporada \u00e0 frase esse ano, pois as solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas que alavancam esses quatro pilares j\u00e1 existem hoje.   

\u201cNossa atua\u00e7\u00e3o vai de ponta a ponta, indo desde os olhos do sistema, uma conjun\u00e7\u00e3o de sensores inteligentes como c\u00e2meras e radares, passando pelo c\u00e9rebro e alma do sistema, que s\u00e3o potentes controladores eletr\u00f4nicos e software, e finalmente chegando nos bra\u00e7os do sistema, que s\u00e3o os avan\u00e7ados atuadores comandantes da seguran\u00e7a, din\u00e2mica e conforto no ve\u00edculo. Tudo isso desenvolvido e produzido dentro da ZF\u201d, afirma Gustavo.

Diante do dinamismo da ind\u00fastria automotiva, apresentamos abaixo cinco temas que v\u00e3o deixar seu carro mais inteligente, confort\u00e1vel e seguro.<\/p>\n\n\n\n

1) Um supercomputador sobre rodas<\/h3>\n\n\n\n
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ProAI: supercomputador foi desenvolvido para o setor automotivo<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O Sal\u00e3o de Xangai de 2021, na China, foi o palco da apresenta\u00e7\u00e3o do ZF ProAI, o mais flex\u00edvel, escal\u00e1vel e poderoso supercomputador de grau automotivo do mercado.  Este produto apresenta-se em quatro vers\u00f5es variando conforme sua capacidade de processamento e facilmente escal\u00e1vel entre 20 e 1000 TOPS o que significa dizer que pode ir de 20 trilh\u00f5es de opera\u00e7\u00f5es por segundo a 1 quadrilh\u00e3o de opera\u00e7\u00f5es por segundo. Outra importante caracter\u00edstica do ProAI \u00e9 a flexibilidade, uma vez que possui interfaces standard, suporta os microprocessadores dos maiores fabricantes do mercado e tem capacidade de intelig\u00eancia artificial.

\u201cOs ve\u00edculos, \u00e0 medida que foram ficando mais modernos, passaram a ter muitas unidades eletr\u00f4nicas de controle separadas que demandaram uma complexidade de desenvolvimento e uma arquitetura eletro-eletr\u00f4nica complexa. Atualmente soma-se a este cen\u00e1rio a dire\u00e7\u00e3o automatizada e a eletrifica\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos que despontam como tend\u00eancias do mercado e v\u00e3o exigir ainda mais capacidade de processamento de dados. O ZF ProAI \u00e9 a resposta da ZF para fazer isso de maneira centralizada, escal\u00e1vel e flex\u00edvel simplificando a arquitetura veicular\u201d, declara Gustavo.

Em paralelo ao seu poderoso produto para processamento de dados, a empresa lan\u00e7ou tamb\u00e9m uma importante solu\u00e7\u00e3o de software: o ZF Middleware, uma plataforma que possibilita a eficiente comunica\u00e7\u00e3o dos diferentes softwares de aplica\u00e7\u00e3o no ve\u00edculo, com os atuadores inteligentes dispon\u00edveis como freios, dire\u00e7\u00e3o, suspen\u00e7\u00e3o e motor. O ZF Middleware trabalha no n\u00edvel de software de base, juntamente com o sistema operacional, entre os n\u00edveis de aplica\u00e7\u00e3o (ou apps) e o hardware do carro.

Foi para desenvolver inova\u00e7\u00f5es como essa que surgiu o ZF Software Center e o Data Venture Accelerator, uma incubadora dentro da pr\u00f3pria empresa para transformar ideias em aplicativos.

Atualmente, a ZF concentra suas solu\u00e7\u00f5es de software de aplica\u00e7\u00e3o em tr\u00eas pilares: Controle de Din\u00e2mica Veicular, atuando nos sistemas de suspens\u00e3o, transmiss\u00e3o, dire\u00e7\u00e3o e freios; Advanced Pre-Crash, que concentra-se em sistemas de seguran\u00e7a passiva feitos para atuar normalmente ap\u00f3s um impacto, como airbags e cintos de seguran\u00e7a, mas neste caso atuando alguns milissegundos antes do impacto com informa\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis de c\u00e2meras, radares e outros sensores; e o terceiro pilar atua nas \u00e1reas de ADAS (Sistemas Avan\u00e7ados de Assist\u00eancias de Dire\u00e7\u00e3o) e AD (Dire\u00e7\u00e3o Aut\u00f4noma), em que o motorista \u00e9 assistido pelo ve\u00edculo autonomamente na tarefa de dirigir, passando por diferentes n\u00edveis de automa\u00e7\u00e3o at\u00e9 chegar ao ponto onde n\u00e3o existe mais a figura do motorista.

Segundo Gustavo, h\u00e1 v\u00e1rios projetos em curso dentro de cada um dos pilares. \u201cExiste muita coisa sendo feita atualmente. Dois exemplos s\u00e3o  sistemas de pr\u00e9-colis\u00e3o que disparam airbags no lado externo do ve\u00edculo antes deu um impacto lateral e de dire\u00e7\u00e3o assistida, onde temos por exemplo sistemas que estacionam ve\u00edculos em estacionamentos de maneira completamente aut\u00f4noma, sem a presen\u00e7a do motorista no carro, comunicando-se com o propriet\u00e1rio via celular e sem depender de nenhuma infraestrutura externa ao ve\u00edculo.\u201d<\/p>\n\n\n\n

2) Tecnologias by wire: mais seguran\u00e7a e efici\u00eancia<\/h3>\n\n\n\n

A tecnologia \u2018Drive by Wire\u2019 veio das pistas de corrida para as ruas. O conceito nada mais \u00e9 do que a substitui\u00e7\u00e3o dos meios de transmiss\u00e3o mec\u00e2nicos e hidr\u00e1ulicos, como cabos de a\u00e7o, eixos e fluidos, por controladores eletr\u00f4nicos ligados a sensores e motores el\u00e9tricos  respons\u00e1veis por transmitir os comandos do motorista aos atuadores que executam a tarefa.<\/p>\n\n\n\n

A dire\u00e7\u00e3o by wire, por exemplo, traduz os comandos dados pelo condutor no volante. Uma central eletr\u00f4nica repassa os dados a um motor el\u00e9trico que gera o \u00e2ngulo determinado nas rodas.<\/p>\n\n\n\n

Outro caso de aplica\u00e7\u00e3o do conceito est\u00e1 no freio de estacionamento el\u00e9trico, em que a alavanca mec\u00e2nica e o cabo de a\u00e7o foram substitu\u00eddos por um bot\u00e3o que envia um sinal ao controlador eletr\u00f4nico que comanda motores el\u00e9tricos acoplados diretamente nos freios.

\u201cFuturamente ser\u00e1 poss\u00edvel eliminar a necessidade do flu\u00eddo para freio, por exemplo. O motorista continuar\u00e1 acionando o pedal normalmente, mas motores el\u00e9tricos nos quatro discos de freio v\u00e3o atuar de forma independente para reduzir a velocidade do ve\u00edculo, trabalhando em conjunto com outros recursos, como o controle de estabilidade e a assist\u00eancia de dire\u00e7\u00e3o aut\u00f4noma\u201d, declara Ducatti.<\/p>\n\n\n\n

3) Mais carga em menos tempo com tecnologia das pistas<\/h3>\n\n\n\n
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Tecnologia de recarga ultrarr\u00e1pida foi desenvolvida pela ZF na F\u00f3rmula E<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Falando em automobilismo, ZF e F\u00f3rmula E formam uma parceria de longa data. A primeira categoria de monopostos el\u00e9tricos do mundo \u00e9 um laborat\u00f3rio de testes para a ZF e os resultados s\u00e3o continuamente incorporados ao desenvolvimento de produtos aplicados aos carros de passeio.<\/p>\n\n\n\n

Um bom exemplo s\u00e3o os componentes desenvolvidos para arquiteturas de 800 volts, suportando uma fonte de alimenta\u00e7\u00e3o bem maior e, por consequ\u00eancia, menor tempo de recarga.<\/p>\n\n\n\n

Essa tecnologia foi aplicada pela ZF pela primeira vez nas corridas de F\u00f3rmula E, e logo deve chegar aos autom\u00f3veis premium na \u00c1sia e Europa.<\/p>\n\n\n\n

4) Carros \u2018inteligentes\u2019 impulsionados pela tecnologia 5G<\/h3>\n\n\n\n

Hoje os ve\u00edculos j\u00e1 usufruem de diversos sensores embarcados para fazer de maneira autossuficiente a leitura do ambiente e assim viabilizar a dire\u00e7\u00e3o automatizada e aut\u00f4noma. No entanto, a populariza\u00e7\u00e3o desses sistemas exigir\u00e1 a populariza\u00e7\u00e3o de novos recursos em breve. A tecnologia 5G, comumente associada ao mundo da telefonia, ser\u00e1 essencial para o compartilhamento de informa\u00e7\u00f5es no que chamamos de V2X, do ingl\u00eas: vehicle to everything ou comunica\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo com tudo.

\u201cEssa intera\u00e7\u00e3o vai permitir que os ve\u00edculos se comuniquem com a nuvem, entre si ou at\u00e9 com as rodovias e sinais de tr\u00e2nsito por meio da internet das coisas. \u00c9 poss\u00edvel estabelecer at\u00e9 uma \u2018conversa\u2019 do ve\u00edculo com as pessoas, j\u00e1 que um telefone celular conectado tamb\u00e9m pode trocar informa\u00e7\u00f5es com o ve\u00edculo\u201d, diz Gustavo.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00e1tica, o carro poder\u00e1 descobrir a situa\u00e7\u00e3o da rota programada no GPS em tempo real. Caso exista muito tr\u00e2nsito, obras, desvios, ou acidentes ainda n\u00e3o notificados, o ve\u00edculo vai poder \u201cver\u201d isso atrav\u00e9s de sua \u201ccomunica\u00e7\u00e3o com tudo\u201d e um novo trajeto poder\u00e1 ser sugerido. Nas metr\u00f3poles, os ve\u00edculos ser\u00e3o capazes de se comunicarem entre si para estabelecer a velocidade de cruzeiro de cada carro. Isso ajudaria a evitar acidentes em cruzamentos e at\u00e9 reduziria congestionamentos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cAl\u00e9m dos sensores, essa comunica\u00e7\u00e3o ser\u00e1 essencial para o desenvolvimento da condu\u00e7\u00e3o plenamente aut\u00f4noma porque s\u00e3o essas informa\u00e7\u00f5es somadas \u00e9 que v\u00e3o ajudar o ve\u00edculo a tomar as decis\u00f5es certas. Hoje os carros j\u00e1 conseguem fazer uma excelente leitura do que acontece nos arredores sem depender de informa\u00e7\u00e3o externa, mas quando o 5G estiver difundido, isso poder\u00e1 ser feito com menos sensores no ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

\u201cItens de seguran\u00e7a como airbags ou freios precisam agir em pouqu\u00edssimos milissegundos. Por isso a velocidade de interc\u00e2mbio de informa\u00e7\u00e3o precisa ser muito alta e o tempo de troca desses dados, ou tempo de lat\u00eancia, muito baixo para que se tome uma decis\u00e3o baseada em informa\u00e7\u00f5es externas. O 5G atende essa necessidade. Estamos falando do tempo que a informa\u00e7\u00e3o \u00e9 recebida e enviada entre a rede ou outros dispositivos e o ve\u00edculo. Tudo precisa ser feito no menor tempo poss\u00edvel para evitar um acidente\u201d, lembra Gustavo.

Para chegar ao n\u00edvel mais avan\u00e7ado da tecnologia (que dispensa totalmente a interven\u00e7\u00e3o humana), al\u00e9m da velocidade na troca de informa\u00e7\u00f5es, o volume de dados trocados, provenientes dos sensores e do V2X, ser\u00e1 muito importante. \u00c9 por isso que a ZF est\u00e1 desenvolvendo sistemas com grande capacidade de processamento, alt\u00edssima velocidade e grande flexibilidade de interface, como o ZF ProAI e o ZF Middleware, que tamb\u00e9m s\u00e3o desenhados para \u201cconversar com tudo\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHoje n\u00f3s temos t\u00e1xis robotizados em fase de testes que conseguem chegar ao n\u00edvel 5, mas eles ainda t\u00eam a necessidade de uma quantidade muito grande de sensoriza\u00e7\u00e3o embarcada. Com a difus\u00e3o do 5G, essa tecnologia se tornar\u00e1 muito mais acess\u00edvel\u201d, prev\u00ea Ducatti.

O executivo ressalta, por\u00e9m, que o grande desafio estar\u00e1 na malha de cobertura do sinal. \u201cO 5G \u00e9 um sistema que, para ter grande capacidade, alta velocidade e baixa lat\u00eancia, usa ondas de alta frequ\u00eancia onde as sombras de sinal s\u00e3o muito mais frequentes que no 4G. Portanto exige maior quantidade de antenas e distribuidores de sinal, demandando uma infraestrutura consideravelmente maior nas cidades e estradas\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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