{"id":25615,"date":"2021-12-01T11:15:00","date_gmt":"2021-12-01T14:15:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=25615"},"modified":"2021-12-01T15:26:59","modified_gmt":"2021-12-01T18:26:59","slug":"artigo-veiculos-autonomos-ainda-demoram-a-vencer-desafios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/artigo-veiculos-autonomos-ainda-demoram-a-vencer-desafios\/","title":{"rendered":"Ve\u00edculos aut\u00f4nomos ainda demoram a vencer desafios"},"content":{"rendered":"\n

Um tema que desperta curiosidade \u2013 ou fasc\u00ednio \u2013 para muitos \u00e9 o de ve\u00edculos aut\u00f4nomos. No Brasil, tamb\u00e9m existe este interesse e at\u00e9 exacerbado. Basta ver a repercuss\u00e3o nas redes sociais do epis\u00f3dio de um propriet\u00e1rio de Tesla, em S\u00e3o Paulo, flagrado dirigindo com o banco reclinado e, aparentemente, dormindo. Na realidade ele estava fingindo apenas, para chamar a aten\u00e7\u00e3o. Esse tipo de comportamento ocorreu v\u00e1rias vezes nos EUA, logo que as vendas daquele modelo decolaram por l\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 uma escala de um a cinco que a americana Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE, na sigla original) criou para diferentes n\u00edveis de autonomia. Tesla e outros modelos de v\u00e1rias marcas est\u00e3o no N\u00edvel 2,5 que exige o motorista tocar no volante em intervalos fixos de tempo. No come\u00e7o deste ano a Honda conseguiu homologar no Jap\u00e3o o primeiro carro de N\u00edvel 3, o Legend. S\u00e3o apenas 100 unidades a US$ 102.000 (R$ 570.000). Neste caso, o motorista ainda precisa monitorar o tr\u00e2nsito e estar pronto a intervir. No N\u00edvel 4 n\u00e3o h\u00e1 necessidade de supervis\u00e3o e no N\u00edvel 5 pedais e volantes nem existem mais.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, ainda prevalece grande desconhecimento sobre ve\u00edculos aut\u00f4nomos (VA). Isso ficou claro em uma pesquisa da consultoria JD Power publicada agora em 30 de novembro, nos EUA. O estudo foi feito em conjunto com o instituto MIT e uma entidade conhecida como PAVE (Parceiros para Educa\u00e7\u00e3o sobre Ve\u00edculos Aut\u00f4nomos, em ingl\u00eas).<\/p>\n\n\n\n

A conclus\u00e3o apontou que \u201cos consumidores n\u00e3o sabem o que n\u00e3o sabem\u201d. Mais do que simples jogo de palavras, h\u00e1 uma lacuna significativa entre o conhecimento real e o percebido acerca de VA. Prova disso \u00e9 que 19% dos entrevistados acreditam que ve\u00edculos totalmente automatizados est\u00e3o dispon\u00edveis para compra hoje. Trata-se de uma cren\u00e7a incorreta, tamb\u00e9m compartilhada por 16% dos propriet\u00e1rios de Tesla.<\/p>\n\n\n\n

A ind\u00fastria, ent\u00e3o, precisa ser o catalisador para educar o p\u00fablico para al\u00e9m dos m\u00e9todos tradicionais de aprendizagem.<\/p>\n\n\n\n

Bryan Reimer, cientista pesquisador do MIT, ressaltou outro aspecto. \u201cSeguran\u00e7a \u00e9 fundamental ao construir qualquer experi\u00eancia de dire\u00e7\u00e3o aut\u00f4noma. Pequenos contratempos na confian\u00e7a do p\u00fablico pelo uso indevido de sistemas ou uma falha de desempenho com base em expectativas equivocadas do consumidor podem dificultar as implanta\u00e7\u00f5es nas pr\u00f3ximas d\u00e9cadas.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Por esses motivos est\u00e1 t\u00e3o dif\u00edcil prever quando, de fato, os VA avan\u00e7ar\u00e3o. Poder\u00e3o fazer entregas urbanas em rotas segregadas ou transportar passageiros sob condi\u00e7\u00f5es controladas como acontece nos EUA e China. Tecnologia celular 5G ser\u00e1 fundamental, por\u00e9m cravar uma data \u00e9 pouco fact\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

ALTA RODA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

NOVA picape intermedi\u00e1ria Chevrolet Montana mant\u00e9m-se dentro do cronograma esperado. Unidades de pr\u00e9-s\u00e9rie come\u00e7am a ser montadas no final de 2022, mas in\u00edcio da produ\u00e7\u00e3o est\u00e1 marcado para janeiro de 2023, segundo minhas fontes. Lan\u00e7amento deve ocorrer no primeiro trimestre daquele ano. Ao contr\u00e1rio de rumores recentes, n\u00e3o h\u00e1 previs\u00e3o de vers\u00e3o 4×4. Tra\u00e7\u00e3o nas quatro rodas aumentaria a massa do ve\u00edculo e exigiria um motor bem mais potente que foge dos par\u00e2metros de custos do projeto original.<\/p>\n\n\n\n

SITE Automotive Business completou 25 anos e organizou semana passada um dos eventos on line mais concorridos de 2021. Um trabalho de f\u00f4lego que em dois dias reuniu 10 superespecialistas (os game changers) nos temas de mobilidade e 60 palestrantes divididos em tr\u00eas trilhas de atua\u00e7\u00e3o. Palestras e debates focaram o ambiente de recupera\u00e7\u00e3o do setor e as peculiaridades do mercado brasileiro. O Pa\u00eds tem como influenciar outros pa\u00edses sem condi\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas e financeiras para a virada de chave que avan\u00e7a acima da linha do Equador.<\/p>\n\n\n\n

HYUNDAI Creta exibe estilo controverso dos far\u00f3is e lanternas, mas h\u00e1 qualidades do produto a ressaltar. Interior ficou bem melhor, incluindo quadro digital de 7 pol. e tela multim\u00eddia de 10,25 pol. Al\u00e9m do indispens\u00e1vel autohold (freio autom\u00e1tico de imobiliza\u00e7\u00e3o), duas c\u00e2meras laterais projetam a retrovis\u00e3o no campo visual central do motorista. Acabamento bem cuidado, espa\u00e7o interno ampliado e portas malas de 422 litros destacam-se. Motor 1-litro turbo limita o desempenho, mas o 2-litros aspirado resolve.<\/p>\n\n\n\n

SUV el\u00e9trico BYD Tan, de sete lugares, come\u00e7a a ser vendido no primeiro trimestre de 2022. Pre\u00e7o a definir, na faixa de R$ 450 mil\/R$ 500 mil. Grande (4,87 m de comprimento; 2,85 m de entre-eixos) e pesado (n\u00famero n\u00e3o informado) o chin\u00eas se destaca pelo n\u00edvel de equipamento que inclui at\u00e9 c\u00e2mera de filmagem interna. Tra\u00e7\u00e3o 4×4 sob demanda (motor dianteiro, 245 cv e traseiro, 272 cv, totalizando 517 cv) permite acelerar de 0 a 100 km\/h em 4,6 s, entre os mais r\u00e1pidos desse segmento de el\u00e9tricos.<\/p>\n\n\n\n

CUMMINS completou 50 anos de atua\u00e7\u00e3o no Brasil com plano de diversificar sua linha de produtos para ve\u00edculos pesados e geradores de energia el\u00e9trica. Al\u00e9m de diesel e g\u00e1s, pilhas a hidrog\u00eanio para motores de caminh\u00f5es e estacion\u00e1rios completar\u00e3o o portf\u00f3lio. A empresa tamb\u00e9m fornecer\u00e1 hidrog\u00eanio para qualquer ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

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