{"id":25486,"date":"2021-11-29T08:27:00","date_gmt":"2021-11-29T11:27:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=25486"},"modified":"2021-11-29T14:34:48","modified_gmt":"2021-11-29T17:34:48","slug":"tecnologia-do-liquido-de-arrefecimento-e-essencial-a-vida-util-do-motor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/tecnologia-do-liquido-de-arrefecimento-e-essencial-a-vida-util-do-motor\/","title":{"rendered":"Tecnologia do l\u00edquido de arrefecimento \u00e9 essencial \u00e0 vida \u00fatil do motor"},"content":{"rendered":"\n

Com a evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica, os fabricantes automotivos <\/a>buscam proporcionar maior efici\u00eancia aos motores, reduzindo tamanho e peso, melhorando o consumo e garantindo mais pot\u00eancia. Neste sentido, \u00e9 necess\u00e1rio o aprimoramento de todos os componentes e produtos aplicados no sistema, inclusive o de arrefecimento, composto pela bomba d\u2019\u00e1gua, ventoinha, sensores, v\u00e1lvula termost\u00e1tica, bem como o l\u00edquido de arrefecimento do motor, respons\u00e1vel pelo controle de temperatura do motor, por evitar a ebuli\u00e7\u00e3o em servi\u00e7os severos e o congelamento do sistema em baixas temperaturas.<\/p>\n\n\n\n

Com papel fundamental em motores ciclo-otto (\u00e0 combust\u00e3o), o l\u00edquido de arrefecimento \u00e9 encarregado de garantir parte da efici\u00eancia esperada com o desenvolvimento tecnol\u00f3gico <\/a>, proporcionando melhor desempenho, menor consumo de combust\u00edvel, bem como lubrifica\u00e7\u00e3o e prote\u00e7\u00e3o ideal do motor e transmiss\u00f5es autom\u00e1ticas dos ve\u00edculos.<\/p>\n\n\n\n

No passado, era comum utilizar apenas anticorrosivo, com ciclo de manuten\u00e7\u00e3o curto e sem efici\u00eancia no controle de temperatura, a pr\u00e1tica reduzia a vida \u00fatil dos motores, ocasionando manuten\u00e7\u00e3o precoce e gastos excessivos. Com as novas tecnologias e busca por melhor efici\u00eancia energ\u00e9tica, o l\u00edquido de arrefecimento tamb\u00e9m evolui para novas formula\u00e7\u00f5es, mais modernas e com maior efetividade.<\/p>\n\n\n\n

Diferentes tipos de l\u00edquido de arrefecimento do motor<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Atualmente, o mercado conta com diversos tipos de l\u00edquido de arrefecimento do motor, com diferentes colora\u00e7\u00f5es e especifica\u00e7\u00f5es. De um modo geral, eles podem ser encontrados de forma concentrada ou dilu\u00edda. Para que a aplica\u00e7\u00e3o seja correta, a dilui\u00e7\u00e3o do l\u00edquido deve ser realizada com \u00e1gua desmineralizada, conforme o manual do fabricante. Por conta disto, a melhor op\u00e7\u00e3o \u00e9 a compra do produto concentrado, pois nem sempre o produto pronto para uso, possui a dilui\u00e7\u00e3o correta para o ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m das op\u00e7\u00f5es concentrada e dilu\u00edda, o l\u00edquido de arrefecimento do motor conta com diversas composi\u00e7\u00f5es e tecnologias que oferecem mais assertividade \u00e0s fun\u00e7\u00f5es do produto.<\/p>\n\n\n\n

Tecnologia de \u00c1cidos Inorg\u00e2nicos (IAT):\u00a0<\/strong>o produto com essa tecnologia possui uma composi\u00e7\u00e3o de silicatos e inibidores corrosivos de fosfato. \u00c9 uma tecnologia antiga, geralmente encontrado na cor verde, com um ciclo de manuten\u00e7\u00e3o a cada 50 mil quil\u00f4metros. Sua principal fun\u00e7\u00e3o \u00e9 evitar a corros\u00e3o, proporcionando limpeza na parte interna do motor.<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n

Tecnologia de \u00c1cidos Org\u00e2nicos (OAT):\u00a0<\/strong>n\u00e3o cont\u00e9m silicato e fosfato, possui \u00e1cido org\u00e2nico, desenvolvido para motores mais potentes, com ciclo de manuten\u00e7\u00e3o estendida a cada 250 mil quil\u00f4metros. Conta ainda com excelente efici\u00eancia contra a corros\u00e3o e controle da temperatura aprimorado.<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n

Tecnologia de \u00c1cidos Org\u00e2nicos H\u00edbridos (HOAT):\u00a0<\/strong>esta tecnologia pode ser encontrada em diversas cores, sua principal caracter\u00edstica \u00e9 a tecnologia em aditivos para motores, com a a\u00e7\u00e3o de silicatos que contribuem contra a corros\u00e3o e oxida\u00e7\u00e3o. Seu ciclo de manuten\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 a cada 250 mil quil\u00f4metros ou cinco anos.<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n

Tecnologia de \u00c1cidos Org\u00e2nicos H\u00edbridos (Si-OAT):\u00a0<\/strong>l\u00edquidos de arrefecimento mais modernos e de primeira qualidade, que pertence \u00e0 nova gera\u00e7\u00e3o de produtos. Esta tecnologia possui \u00e1cido org\u00e2nico h\u00edbrido (Si-OAT) que combinam as vantagens de produtos com silicatos e produtos que s\u00e3o livres de silicatos, ou seja, garante excelente prote\u00e7\u00e3o contra corros\u00e3o e uma longa vida \u00fatil aos motores.<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n

Cuidados e manuten\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em qualquer manuten\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental a troca dos fluidos por completo, principalmente no caso do l\u00edquido de arrefecimento de motor. Com o tempo, o produto oxida e compromete sua principal fun\u00e7\u00e3o, que \u00e9 controlar a temperatura, evitar a cavita\u00e7\u00e3o e corros\u00e3o nas galerias por onde passa, al\u00e9m de comprometer outros componentes do sistema de arrefecimento, como a bomba d\u2019agua, sensores e v\u00e1lvula termost\u00e1tica e radiador.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 indispens\u00e1vel que a troca seja feita por profissionais do segmento ou em concession\u00e1rias autorizadas. Por se tratar de um sistema fechado e pressurizado em alta temperatura, \u00e9 extremamente perigoso a abertura do reservat\u00f3rio, podendo ocasionar queimaduras e explos\u00f5es. O profissional do segmento ir\u00e1 efetuar a troca adequada, utilizando equipamento correto e efetuando o descarte do produto qu\u00edmico corretamente.<\/p>\n\n\n\n

Outra dica importante est\u00e1 relacionada \u00e0 cor do produto. No Brasil, \u00e9 comum o mec\u00e2nico ou consumidor final comprar o l\u00edquido de arrefecimento seguindo a mesma cor que apresenta no reservat\u00f3rio do sistema. No entanto, independentemente da cor, \u00e9 necess\u00e1rio consultar as especifica\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas e homologa\u00e7\u00f5es que o ve\u00edculo pede. Mesmo que seja uma colora\u00e7\u00e3o diferente, as informa\u00e7\u00f5es devem seguir conforme o manual do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

Diante deste contexto, \u00e9 n\u00edtido o papel essencial do l\u00edquido de arrefecimento do motor para a vida \u00fatil do ve\u00edculo, bem como para a economia com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 manuten\u00e7\u00e3o do autom\u00f3vel. Entretanto, para que a fun\u00e7\u00e3o seja cumprida de modo efetivo, \u00e9 necess\u00e1ria a utiliza\u00e7\u00e3o de produtos de qualidade comprovada, baseados nas especifica\u00e7\u00f5es e homologa\u00e7\u00f5es dos fabricantes.<\/p>\n\n\n\n

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Marcos Marques \u00e9 Coordenador de Vendas Aftermarket da\u00a0<\/em>FUCHS\u00a0<\/em><\/a>, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es
EPR Comunica\u00e7\u00e3o Corporativa
<\/strong>Helo\u00edsa Macedo
heloisa@epr.com.br<\/em>
(11) 3815-2910
(11) 95440-0803<\/em>
www.epr.com.br<\/em><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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