{"id":25221,"date":"2021-11-24T11:51:00","date_gmt":"2021-11-24T14:51:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=25221"},"modified":"2021-11-24T19:58:55","modified_gmt":"2021-11-24T22:58:55","slug":"artigo-novo-city-muda-rumos-da-honda-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/artigo-novo-city-muda-rumos-da-honda-no-brasil\/","title":{"rendered":"Artigo – Novo City muda rumos da Honda no Brasil"},"content":{"rendered":"\n

A Honda fez um movimento amplo e audacioso na sua linha de modelos no Brasil. Ao mesmo tempo em que lan\u00e7ou a quinta gera\u00e7\u00e3o (terceira no Brasil) do sed\u00e3 City, apresentou tamb\u00e9m o City hatch, al\u00e9m de descontinuar a produ\u00e7\u00e3o local do Fit e do Civic. Este ser\u00e1 importado em 2022 em vers\u00e3o h\u00edbrida. O Fit, apesar de considerado um hatch de teto alto no exterior, aqui o mercado o enquadrava como monovolume. O in\u00e9dito City hatch substitui o Fit. Entregas s\u00f3 come\u00e7am em mar\u00e7o de 2022 e pre\u00e7os a definir.<\/p>\n\n\n\n

O sed\u00e3 custa bem mais agora, entre R$ 108.300 e 123.100, todos com c\u00e2mbio autom\u00e1tico CVT de sete marchas, a partir de janeiro. A Honda afirma que ele cresceu em todas as dimens\u00f5es, mas a dist\u00e2ncia entre eixos (2,60 m) continuou a mesma, igual \u00e0 do Onix Plus e 5 cm menor que a do Virtus. Em rela\u00e7\u00e3o ao City anterior ficou 5,3 cm mais largo e 9,4 cm mais longo, por\u00e9m perdeu um pouco de espa\u00e7o no porta-malas (519 litros; antes 536 litros somando volume abaixo da tampa do assoalho).<\/p>\n\n\n\n

Em termos de estilo a evolu\u00e7\u00e3o \u00e9 marcante em frente, traseira e perfil. Vers\u00e3o de topo Touring traz far\u00f3is principais e de neblina de LED. Lanternas de LED est\u00e3o nas duas outras vers\u00f5es. O interior tamb\u00e9m evoluiu, em especial o acabamento interno. Os bancos dianteiros oferecem mais conforto e apoio lateral. Tela multim\u00eddia de 8 pol. permite espelhar sem fio Android Auto e Apple CarPlay, mas sem carregamento por indu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O estreante City hatch manteve todas as possibilidades de rebatimento do assento e encosto traseiros, que foram marca registrada do Fit. O espa\u00e7o para pernas atr\u00e1s \u00e9 at\u00e9 maior no hatch do que no sed\u00e3.<\/p>\n\n\n\n

Motor de aspira\u00e7\u00e3o natural inteiramente novo, bloco e cabe\u00e7ote em alum\u00ednio, agora com inje\u00e7\u00e3o direta e duplo comando de v\u00e1lvulas com controle vari\u00e1vel em admiss\u00e3o e escape, tuchos hidr\u00e1ulicos (finalmente…) manteve os 1.497 cm\u00b3 de cilindrada e ganhou 9% na pot\u00eancia: 126 cv (gasolina ou etanol). O motor 1-litro turbo do Virtus, por exemplo, entrega 10 cv a menos (gasolina) e apenas mais 2 cv (etanol). Torque de 15,5 kgf.m (G)\/15,8 kgf.m (E) perde muito em rela\u00e7\u00e3o ao Virtus (20,4 kgf.m) e nem tanto para o turbo de 1 litro do Onix (16,3 kgf.m\/16,8 kgf.m). Retomadas, comuns no tr\u00e2nsito urbano, s\u00e3o boas, por\u00e9m inferiores aos concorrentes.<\/p>\n\n\n\n

O novo City ficou 5% mais econ\u00f4mico em rela\u00e7\u00e3o ao anterior. Consumo na cidade, 13,1\/9,2 km\/l (G\/E) e na estrada, 15,2\/10,5 km\/l (G\/E). O tanque de combust\u00edvel diminuiu de 46 para 44 litros (no hatch, diminutos 39,6 l). Alcance m\u00e1ximo do sed\u00e3 em estrada \u00e9 de 669 km (gasolina) contra 759 km, do Virtus e 660 km, do Onix Plus. No hatchback, alcance m\u00e1ximo de 585 km.<\/p>\n\n\n\n

Particularidade interessante do c\u00e2mbio CVT: reduz automaticamente de marcha, quando o carro detecta in\u00edcio de declive, a fim de poupar os freios.<\/p>\n\n\n\n

Melhora importante, que tamb\u00e9m explica o pre\u00e7o maior, \u00e9 o pacote de seguran\u00e7a ativa Honda Sensing, pela primeira vez em um produto da marca fabricado aqui. City Touring inclui controle de cruzeiro adaptativo, acionamento do freio ao detectar poss\u00edvel acidente frontal (ve\u00edculos e pedestres), assist\u00eancia de perman\u00eancia em faixa, mitiga\u00e7\u00e3o de evas\u00e3o de pista e troca autom\u00e1tica de farol alto\/baixo. H\u00e1 seis airbags de s\u00e9rie nas tr\u00eas vers\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

ALTA RODA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

BMW aumenta a aposta no Brasil. Investir\u00e1 R$ 500 milh\u00f5es nos pr\u00f3ximos tr\u00eas anos na f\u00e1brica de Araquari-SC. Al\u00e9m dos novos X3 e X4, produzir\u00e1 outro modelo, in\u00e9dito, ainda n\u00e3o revelado pela matriz. Adianto que ser\u00e1 um SUV, mas como j\u00e1 existe a nomenclatura completa (X1 a X7) deve se acrescentar uma letra para diferenci\u00e1-lo. Land Rover tamb\u00e9m anunciou a volta agora da produ\u00e7\u00e3o do Range Rover Evoque, na f\u00e1brica de Itatiaia (RJ) com recontrata\u00e7\u00e3o de funcion\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

QUARTA gera\u00e7\u00e3o do Audi A3 chega sem distin\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os b\u00e1sicos entre hatch e sed\u00e3: R$ 229.990 (motor 1,4 L\/150 cv; c\u00e2mbio autom\u00e1tico, 8 marchas) e R$ 264.990 (2 L\/190 cv; c\u00e2mbio automatizado de duas embreagens, 7 marchas). Avaliei as duas vers\u00f5es, em roteiro rodovi\u00e1rio. Mesmo o A3 de menor pot\u00eancia (motor igual ao fabricado aqui) entrega desempenho honesto. Dist\u00e2ncia entre eixos n\u00e3o mudou, por\u00e9m o sed\u00e3 ficou 4 cm mais comprido. Interior refinado, quadro de instrumentos digital (12,3 pol.), bancos dianteiros 2 cm mais baixos e alavanca seletora do c\u00e2mbio substitu\u00edda por bot\u00e3o de formato diferenciado.<\/p>\n\n\n\n

PICAPE mexicana Ford Maverick, a ser lan\u00e7ada em fevereiro pr\u00f3ximo, ter\u00e1 op\u00e7\u00f5es como capota mar\u00edtima el\u00e9trica e ca\u00e7amba com caixas de armazenamento e abertura assistida da tampa. Assento do banco traseiro \u00e9 rebat\u00edvel para tr\u00e1s. Pre\u00e7o estimado na faixa de R$ 200.000.<\/p>\n\n\n\n

KIA STONIC aproveita, a exemplo de outras marcas, a brecha da pol\u00edtica brasileira de incentivos e lan\u00e7a o considerado \u201ch\u00edbrido leve\u201d. Trata-se do conhecido (h\u00e1 20 anos) alternador revers\u00edvel com bateria de 48 V. As vantagens: sistema silencioso desliga-liga do motor, acr\u00e9scimo de 1,7% na pot\u00eancia e de 19% no torque, al\u00e9m do modo roda-livre para economia de combust\u00edvel. O SUV compacto sul-coreano tem linhas atraentes e bom espa\u00e7o interno. R$ 149.990.<\/p>\n\n\n\n

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