{"id":24881,"date":"2021-11-18T12:32:00","date_gmt":"2021-11-18T15:32:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=24881"},"modified":"2021-11-18T14:34:09","modified_gmt":"2021-11-18T17:34:09","slug":"ministerio-da-justica-e-seguranca-publica-alerta-populacao-sobre-riscos-de-golpe-na-black-friday","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/ministerio-da-justica-e-seguranca-publica-alerta-populacao-sobre-riscos-de-golpe-na-black-friday\/","title":{"rendered":"Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Seguran\u00e7a P\u00fablica alerta popula\u00e7\u00e3o sobre riscos de golpe na Black Friday"},"content":{"rendered":"\n

ara diminuir os riscos de poss\u00edveis golpes na Black Friday deste ano, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Seguran\u00e7a P\u00fablica (MJSP), preparou uma s\u00e9rie de dicas com cuidados que devem ser adotados nas compras digitais durante o per\u00edodo de promo\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Conhecer a reputa\u00e7\u00e3o da loja, guardar os registros de compras e pesquisar se o site tem conex\u00f5es seguras para prote\u00e7\u00e3o de seus dados s\u00e3o algumas das orienta\u00e7\u00f5es para que o consumidor n\u00e3o caia em armadilhas. <\/p>\n\n\n\n

Com a pandemia, as compras online cresceram e, paralelamente a isso, a quantidade de reclama\u00e7\u00f5es envolvendo com\u00e9rcio eletr\u00f4nico quase dobrou. Dados do consumidor.gov.br mostram que em 2019 foram 63.877 registros de reclama\u00e7\u00f5es, enquanto em 2020 foram 119.010. Tamb\u00e9m \u00e9 importante estar atento para comprar somente o necess\u00e1rio, n\u00e3o se deixando levar pelas compras por impulso.<\/p>\n\n\n\n

Confira as dicas:<\/p>\n\n\n\n

1. Informe-se sobre a reputa\u00e7\u00e3o da loja em que pretende comprar<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O cliente pode checar a reputa\u00e7\u00e3o de grandes varejistas na plataforma consumidor.gov.br. \u00c9 poss\u00edvel ler o conte\u00fado das reclama\u00e7\u00f5es, as respostas das empresas e a avalia\u00e7\u00e3o dos consumidores no site.<\/p>\n\n\n\n

2. Consulte os sites comparadores de pre\u00e7os e produtos online<\/strong><\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 formas de comparar pre\u00e7os em sites de pesquisa e alguns procons tamb\u00e9m publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados. Pesquise sobre os produtos que deseja comprar antes da data e avalie a varia\u00e7\u00e3o do pre\u00e7o promocional no dia da oferta. Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e s\u00e3o reais.<\/p>\n\n\n\n

3.   Cuidado com e-mails e sites fraudulentos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O recomendado \u00e9 entrar no site oficial da loja por seu endere\u00e7o online e n\u00e3o por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou por dispositivos m\u00f3veis.<\/p>\n\n\n\n

4.   Verifique a presen\u00e7a de certificados de seguran\u00e7a de pagamentos nas transa\u00e7\u00f5es banc\u00e1rias realizadas com o fornecedor<\/strong><\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o forne\u00e7a seus dados banc\u00e1rios a sites que n\u00e3o possuem certificados de seguran\u00e7a. Somente acesse sites do fornecedor digitando o endere\u00e7o diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma p\u00e1gina ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi p\u00fablicas.<\/p>\n\n\n\n

6. Confira pol\u00edtica de cancelamento ou troca de produto<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Verifique se a loja f\u00edsica ou site permite a troca do modelo ou tamanho do produto ap\u00f3s a compra. Se permitir, no caso da loja f\u00edsica, fa\u00e7a constar uma observa\u00e7\u00e3o (na nota fiscal ou na etiqueta, por exemplo) de que a troca \u00e9 permitida. Exija sempre a nota fiscal.<\/p>\n\n\n\n

No caso de compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento por um per\u00edodo de sete dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolu\u00e7\u00e3o ao fornecedor. J\u00e1 em compras feitas em lojas f\u00edsicas n\u00e3o h\u00e1 essa garantia, portanto \u00e9 importante refletir se h\u00e1 realmente a necessidade de aquisi\u00e7\u00e3o do produto ou servi\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

8. Confira dados para pagamentos com PIX<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ao utilizar o Pix, o consumidor precisa seguir os mesmos cuidados indicados para qualquer outro tipo de transfer\u00eancia, como checar os dados do recebedor. Tamb\u00e9m \u00e9 importante cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da institui\u00e7\u00e3o financeira, como aplicativo ou ag\u00eancias, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda n\u00e3o solicitadas sobre isso.<\/p>\n\n\n\n

9. Registre reclama\u00e7\u00e3o caso n\u00e3o consiga resolver problema com compras diretamente com a empresa<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Se o cliente tiver problemas de consumo que n\u00e3o tenha conseguido resolver diretamente com a empresa, ele tem \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o a plataforma Consumidor.gov.br para solucionar conflitos que tenham ocorrido no per\u00edodo das promo\u00e7\u00f5es. Basta registrar a reclama\u00e7\u00e3o na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais pr\u00f3ximo de sua resid\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: gov.br (Com informa\u00e7\u00f5es do\u00a0Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Seguran\u00e7a P\u00fablica<\/a>)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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