{"id":24596,"date":"2021-11-13T11:51:00","date_gmt":"2021-11-13T14:51:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=24596"},"modified":"2021-11-13T13:01:39","modified_gmt":"2021-11-13T16:01:39","slug":"mobilidade-estara-necessariamente-relacionada-aos-aplicativos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/mobilidade-estara-necessariamente-relacionada-aos-aplicativos\/","title":{"rendered":"Mobilidade estar\u00e1 necessariamente relacionada aos aplicativos"},"content":{"rendered":"\n

A evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica sustentada pela digitaliza\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o em rede deve resultar na substitui\u00e7\u00e3o do conceito de mobilidade pelo neologismo \u2018mobilidapp\u2019. E tal transforma\u00e7\u00e3o ter\u00e1 impacto profundo no mercado de reposi\u00e7\u00e3o automotiva. Segundo o cientista, professor e empreendedor Silvio Meira, isso come\u00e7a j\u00e1 nesta d\u00e9cada em algumas partes do mundo. \u201cNo lugar do carro, teremos aplicativos que chamam um carro. Vamos mudar completamente aquilo que chamamos de carro \u2013 vetores de mobilidade pessoal e provavelmente vetores de mobilidade pessoal aut\u00f4noma em cidades conectadas, principalmente depois que a gente conectar mesmo as cidades\u201d.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o \u00e9 dif\u00edcil imaginar o tamanho da ruptura que essa transforma\u00e7\u00e3o ir\u00e1 gerar. Por mais que imaginemos que uma revolu\u00e7\u00e3o t\u00e3o grande possa demorar a chegar ao Brasil, \u00e9 fato que nossa inser\u00e7\u00e3o nesse novo mundo ser\u00e1 inevit\u00e1vel. Eis a\u00ed um imenso desafio para todas as empresas que operam em modelos consagrados de neg\u00f3cios. O que fazer? Para Silvio, melhorar o modelo de neg\u00f3cio do passado recente e usar facetas desse modelo para competir no futuro provavelmente seria uma solu\u00e7\u00e3o ineficiente. \u201cTemos que fazer um processo de transforma\u00e7\u00e3o. Sair de um lugar onde a gente estava para o lugar aonde queremos ir. E este lugar n\u00e3o vem do passado. Ele vem do futuro\u201d. Este foi o primeiro dos tr\u00eas fatos que o palestrante deixou como mensagem final em sua apresenta\u00e7\u00e3o no Semin\u00e1rio da Reposi\u00e7\u00e3o Automotiva.<\/p>\n\n\n\n

TR\u00caS FATOS PARA REFLEX\u00c3O DO MERCADO<\/strong><\/p>\n\n\n\n

1 \u2013 TRANSFORMA\u00c7\u00c3O VEM SEMPRE DO FUTURO <\/strong>S\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel trazer elementos do futuro com a presen\u00e7a de lideran\u00e7as transformadoras. E, na avalia\u00e7\u00e3o de Silvio Meira, o que as lideran\u00e7as precisam fazer agora \u00e9 estender o presente. \u201cElevar a no\u00e7\u00e3o do que \u00e9 o presente um pouco al\u00e9m do tempo atual. Esquecer o passado e descobrir no futuro hip\u00f3teses que possam ser testadas como possibilidades de novos presentes e que, se validadas em nossos experimentos de laborat\u00f3rios sobre o futuro, sejam transformadas em performances. O que o presente de todos os neg\u00f3cios faz \u00e9 executar passados. Teriam de se preocupar tamb\u00e9m em avaliar poss\u00edveis futuros de forma que eles se transformem em novos presentes. Em tempos de transforma\u00e7\u00e3o, isso \u00e9 fundamental\u201d, diz Silvio Meira.<\/p>\n\n\n\n

2 \u2013 TRANSFORMA\u00c7\u00c3O N\u00c3O \u00c9 S\u00d3 VELOCIDADE<\/strong> N\u00e3o se pode confundir velocidade com agilidade. \u201cAgilidade diz respeito a processos de tomada de decis\u00e3o. Velocidade \u00e9 a execu\u00e7\u00e3o das decis\u00f5es. Temos que tomar a decis\u00e3o rapidamente e executar rapidamente tamb\u00e9m\u201d. Silvio Meira apresentou resultados de um estudo feito com mais de 10 mil projetos: quando o tempo para tomar as decis\u00f5es \u00e9 inferior a uma hora, a taxa de sucesso dos projetos que envolvem tecnologia \u00e9 de 68%. Por outro lado, quando o tempo necess\u00e1rio para tomar a decis\u00e3o \u00e9 superior a cinco horas, a taxa de sucesso cai para 18%.<\/p>\n\n\n\n

3 \u2013 PARA COMPETIR NAS REDES \u00c9 PRECISO SER REDE DE INOVA\u00c7\u00c3O<\/strong> \u201cN\u00e3o adianta fingir. Para competir em rede, temos que transformar a organiza\u00e7\u00e3o numa rede\u201d, decretou Silvio Meira. \u201cTemos que sair de controle para colabora\u00e7\u00e3o, criando plataformas abertas; temos que sair de otimiza\u00e7\u00e3o daquilo que fazemos para intera\u00e7\u00e3o com os outros; e sair do valor para cada um para o valor para o ecossistema.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Novo Varejo<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica sustentada pela digitaliza\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o em rede deve resultar na substitui\u00e7\u00e3o do<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":24597,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,9],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24596"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=24596"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24596\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/24597"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=24596"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=24596"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=24596"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}