{"id":23928,"date":"2021-10-29T09:25:00","date_gmt":"2021-10-29T12:25:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=23928"},"modified":"2021-11-03T16:09:38","modified_gmt":"2021-11-03T19:09:38","slug":"latin-ncap-da-zero-estrela-para-o-suzuki-baleno-e-uma-estrela-para-o-toyota-yaris","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/latin-ncap-da-zero-estrela-para-o-suzuki-baleno-e-uma-estrela-para-o-toyota-yaris\/","title":{"rendered":"Latin NCAP d\u00e1 zero estrela para o Suzuki Baleno e uma estrela para o Toyota Yaris"},"content":{"rendered":"\n

O Programa de Avalia\u00e7\u00e3o de Ve\u00edculos Novos para a Am\u00e9rica Latina e o Caribe, Latin NCAP , apresentou uma nova s\u00e9rie de resultados com decepcionantes resultados de zero estrela para o Suzuki Baleno e uma estrela para o Toyota Yaris. O Latin NCAP pede aos fabricantes que fa\u00e7am melhorias de forma urgente.<\/p>\n\n\n\n

O <\/strong>Toyota Yaris <\/strong>, produzido no Brasil e na Tail\u00e2ndia, com dois airbags e Controle Eletr\u00f4nico de Estabilidade (ESC) padr\u00e3o, obteve uma estrela no novo protocolo Latin NCAP. <\/strong>O modelo popular do segmento B atingiu 41,43% em Prote\u00e7\u00e3o de Ocupantes Adultos, 63,85% em Prote\u00e7\u00e3o de Ocupantes Crian\u00e7as, 61,63% em Prote\u00e7\u00e3o de Pedestres e Usu\u00e1rios Vulner\u00e1veis \u200b\u200bde Estradas e 41,86% em Sistemas de Assist\u00eancia \u00e0 Seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

O Yaris para o mercado latino-americano n\u00e3o oferece airbags laterais de cabe\u00e7a e corpo como \u00e9 oferecido pelo mesmo modelo para o mercado da Mal\u00e1sia, por exemplo. No teste de impacto frontal, unidade avaliada em 2019, a estrutura do habit\u00e1culo e a \u00e1rea da zona dos p\u00e9s foram consideradas inst\u00e1veis. Durante o impacto lateral do Latin NCAP, a porta se abriu; isso significa que o ve\u00edculo n\u00e3o teria sido aprovado no teste UN95, j\u00e1 que tem a mesma configura\u00e7\u00e3o do Regulamento UN95. O Sistema de Aviso de uso do Cinto de Seguran\u00e7a (SBR) do Yaris n\u00e3o detectou o passageiro da frente.<\/p>\n\n\n\n

Essa abertura da porta em um impacto lateral requer a\u00e7\u00e3o imediata por parte da Toyota, pois apresenta um s\u00e9rio risco de eje\u00e7\u00e3o do passageiro no caso de um impacto lateral. Este resultado \u00e9 v\u00e1lido tanto para a vers\u00e3o hatchback como para a vers\u00e3o sedan e para todas as unidades de produ\u00e7\u00e3o. Este modelo oferece equipamentos opcionais em alguns pa\u00edses da Am\u00e9rica Latina que potencialmente contribuiriam para um melhor desempenho e poderiam ter se tornado padr\u00e3o em toda a gama de modelos. Por\u00e9m, devido \u00e0 decis\u00e3o da Toyota no M\u00e9xico, a padroniza\u00e7\u00e3o de equipamentos essenciais para melhorar o resultado do Yaris foi afetada negativamente. A Toyota se recusou a avaliar o equipamento opcional para mostrar seu desempenho, o que levanta d\u00favidas sobre a efic\u00e1cia dele.<\/p>\n\n\n\n

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Suzuki Baleno<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Suzuki Baleno <\/a>, fabricado na \u00cdndia, com dois airbags frontais como equipamento padr\u00e3o ganhou zero estrela. O modelo compacto popular obteve 20,03% em Prote\u00e7\u00e3o de Ocupantes Adultos, 17,06% em Prote\u00e7\u00e3o de Ocupantes Crian\u00e7as, 64,06% em Prote\u00e7\u00e3o de Pedestres e Usu\u00e1rios Vulner\u00e1veis \u200b\u200bdas Estradas e 6,98% em Sistemas de Assist\u00eancia \u00e0 Seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

O resultado de zero estrela \u00e9 explicado por prote\u00e7\u00e3o lateral fraca, pontua\u00e7\u00e3o de chicotada cervical baixa, devido \u00e0 falta de teste UN32 para teste de impacto traseiro, falta de airbags de prote\u00e7\u00e3o lateral de cabe\u00e7a (airbags de cortina) como equipamento padr\u00e3o, aus\u00eancia do ESC padr\u00e3o e a decis\u00e3o da Suzuki de n\u00e3o recomendar o Sistema de Reten\u00e7\u00e3o Infantil (SRI) para crian\u00e7as explicam o resultado. O Baleno era vendido na Europa com seis airbags e Controle Eletr\u00f4nico de Estabilidade (ESC) como padr\u00e3o, enquanto o modelo vendido na Am\u00e9rica Latina n\u00e3o oferece airbags laterais de corpo e cabe\u00e7a nem ESC como padr\u00e3o. A Suzuki recusou-se a avaliar o equipamento opcional para mostrar seu desempenho, o que levanta d\u00favidas sobre a efic\u00e1cia dele.<\/p>\n\n\n\n

Toyota Yaris 2019 – resultado do teste de auditoria<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Como parte dos procedimentos regulares, o Latin NCAP realizou o teste de auditoria do Toyota Yaris publicado em 2019. O Latin NCAP avaliou o Toyota Yaris em 2019, fabricado no Brasil, conseguiu quatro estrelas para ocupante adulto e quatro estrelas para prote\u00e7\u00e3o do ocupante infantil. De acordo com os requisitos dos protocolos de avalia\u00e7\u00e3o, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.<\/p>\n\n\n\n

O resultado do teste de auditoria mostra que durante o impacto lateral uma das portas foi aberta e o Sistema de Aviso do Cinto de Seguran\u00e7a (SBR) do passageiro n\u00e3o detectou corretamente o passageiro e, portanto, n\u00e3o alertou sobre o uso do cinto de seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Como consequ\u00eancia, os novos c\u00e1lculos foram feitos e o resultado \u00e9 de tr\u00eas estrelas para o ocupante adulto. O resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP .<\/p>\n\n\n\n

Alejandro Furas, Secret\u00e1rio Geral do Latin NCAP, disse:<\/p>\n\n\n\n

“O zero estrela do Baleno faz parte da cont\u00ednua decep\u00e7\u00e3o ap\u00f3s o resultado zero estrela do Swift divulgado algumas semanas atr\u00e1s. A Suzuki oferece desempenho de seguran\u00e7a especialmente fraco como padr\u00e3o para consumidores latino-americanos na prote\u00e7\u00e3o de ocupantes adultos e crian\u00e7as. Tamb\u00e9m surpreendente e decepcionante \u00e9 o primeiro resultado de uma estrela da Toyota, o Yaris. \u00c9 preocupante que uma decis\u00e3o da Toyota M\u00e9xico seja o principal motivo para este resultado, mas tamb\u00e9m respons\u00e1vel pela decis\u00e3o de n\u00e3o proporcionar os principais equipamentos de seguran\u00e7a de s\u00e9rie neste momento. Como resultado desta decis\u00e3o, os principais equipamentos de seguran\u00e7a, como airbags laterais de cortina e corpo, n\u00e3o est\u00e3o dispon\u00edveis para todos os latino-americanos”.<\/em><\/p>\n\n\n\n

“O Latin NCAP incentiva a Toyota e a Suzuki a melhorar significativamente os equipamentos de seguran\u00e7a padr\u00e3o desses modelos o mais r\u00e1pido poss\u00edvel e submet\u00ea-los \u00e0 avalia\u00e7\u00e3o para demonstrar poss\u00edveis melhorias. A seguran\u00e7a b\u00e1sica dos ve\u00edculos, considerada um dado adquirido em mercados maduros, \u00e9 um direito que os consumidores latino-americanos devem exigir sem ter que pagar mais por isso.”<\/em><\/p>\n\n\n\n

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administra\u00e7\u00e3o do Latin NCAP, disse:<\/p>\n\n\n\n

“\u00c9 lament\u00e1vel ter outro ve\u00edculo Suzuki zero estrela, neste caso o modelo Baleno, que em alguns pa\u00edses \u00e9 comercializado como “Bom, Bonito, Baleno”, ao qual devemos adicionar “Seguran\u00e7a baixa”. Quanto ao Toyota Yaris, \u00e9 muito decepcionante ter obtido apenas uma estrela, sendo este carro t\u00e3o popular na nossa regi\u00e3o, com uma penetra\u00e7\u00e3o de mercado muito alta. Em testes anteriores, a marca Toyota teve um recorde de desempenho de seguran\u00e7a muito bom, o que \u00e9 inevitavelmente maculado por projetar com t\u00e3o baixa seguran\u00e7a um dos ve\u00edculos mais acess\u00edveis para os consumidores que a Toyota possui, devido ao risco envolvido em ter um ve\u00edculo de uma estrela circulando nas ruas de nossa regi\u00e3o. Fazemos um apelo en\u00e9rgico para que a Suzuki e a Toyota se comprometam com a seguran\u00e7a da popula\u00e7\u00e3o da Am\u00e9rica Latina e do Caribe, n\u00e3o queremos mais carros de zero e uma estrela circulando em nossos pa\u00edses.”<\/em><\/p>\n\n\n\n

Suzuki Baleno<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Baleno foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e prote\u00e7\u00e3o de pedestres. No impacto frontal o modelo ofereceu estrutura est\u00e1vel. O teste de impacto lateral mostrou alta intrus\u00e3o da porta com pouca prote\u00e7\u00e3o no t\u00f3rax do adulto durante o teste. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou prote\u00e7\u00e3o marginal para o pesco\u00e7o. O resultado de zero estrela \u00e9 explicado por uma prote\u00e7\u00e3o de impacto lateral fraca, prote\u00e7\u00e3o marginal no teste de chicotada cervical, falta de airbags padr\u00e3o para prote\u00e7\u00e3o de cabe\u00e7a, falta de Controle Eletr\u00f4nico de Estabilidade (ESC) como padr\u00e3o e a decis\u00e3o da Suzuki de n\u00e3o recomendar Sistemas de Reten\u00e7\u00e3o Infantil (SRI) para os testes. A prote\u00e7\u00e3o de Pedestres mostrou um desempenho de n\u00edvel razo\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Leia o relat\u00f3rio completo<\/em><\/a><\/p>\n\n\n\n

Veja o v\u00eddeo dos testes de batida<\/em>:<\/p>\n\n\n\n

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