{"id":23810,"date":"2021-10-28T12:32:00","date_gmt":"2021-10-28T15:32:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=23810"},"modified":"2021-10-28T15:21:16","modified_gmt":"2021-10-28T18:21:16","slug":"fisico-e-digital-o-futuro-do-comercio-e-online-to-offline","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/fisico-e-digital-o-futuro-do-comercio-e-online-to-offline\/","title":{"rendered":"F\u00edsico e Digital: O futuro do com\u00e9rcio \u00e9 \u201conline to offline\u201d"},"content":{"rendered":"\n

*Por Vitor Magnani<\/em><\/p>\n\n\n\n

O com\u00e9rcio eletr\u00f4nico foi, sem d\u00favidas, um dos setores<\/a> que mais cresceu durante a pandemia. Nesses \u00faltimos dois anos, milh\u00f5es de pessoas que, at\u00e9 ent\u00e3o nunca tinham feito um \u00fanico pedido online, tiveram a primeira experi\u00eancia de comprar um produto ou pedir uma refei\u00e7\u00e3o pela internet.<\/em><\/p>\n\n\n\n

Apenas 5% de todo varejo brasileiro realizava vendas por meios digitais at\u00e9 o surgimento da covid-19 e a expectativa \u00e9 que esse n\u00famero pelo menos dobre at\u00e9 o final do ano de 2021. Para quem gosta de enxergar sob a \u00f3tica do copo meio vazio pode at\u00e9 pensar que o n\u00famero \u00e9 muito baixo, mas sob uma perspectiva mais otimista o fato \u00e9 que ainda h\u00e1 um mar imenso de oportunidades pela frente, afinal, o Brasil est\u00e1 apenas no in\u00edcio da jornada de digitaliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Leia mais sobre e-commerce
<\/strong>
FecomercioSP apoia projeto que regulamenta incid\u00eancia e creditamento do ICMS nas vendas multicanais<\/a>
<\/strong>
Evite preju\u00edzos: confira dicas simples para reduzir os impactos negativos do \u201cchargeback\u201d<\/a>
FecomercioSP \u00e9 contra aumento do prazo de validade de produtos vendidos pela internet<\/a><\/p>\n\n\n\n

O e-commerce j\u00e1 vinha numa toada de crescimento constante no per\u00edodo que antecedeu a pandemia, mas, se antes o meio digital era visto apenas como uma possibilidade, agora ele se tornou essencial para os estabelecimentos durante o isolamento social e ser\u00e1 mandat\u00f3rio para aqueles que querem se destacar no futuro. Sim, tudo aponta para um aumento cont\u00ednuo de consumidores no universo eletr\u00f4nico e caber\u00e1 aos varejistas, bares e restaurantes se adaptarem a essa nova demanda e atenderem \u00e0s expectativas desses novos clientes, sedentos por atendimento personalizado, r\u00e1pido, transparente e por uma experi\u00eancia inovadora.<\/p>\n\n\n\n

O mundo digital oferece uma oportunidade incr\u00edvel para o varejo saber mais sobre o seu cliente.<\/a> S\u00e3o dados<\/a> que, se coletados estrategicamente, permitem entender melhor sobre seu gosto e prefer\u00eancia, perfil de compra, como gosta de pagar, de receber, de ser atendido. A empresa mais preparada para analisar essas informa\u00e7\u00f5es e prover uma experi\u00eancia personalizada<\/a> para o consumidor ser\u00e1 a que ter\u00e1 mais vantagem entre as concorrentes. Fideliza\u00e7\u00e3o, ali\u00e1s, ser\u00e1 um elemento-chave para se destacar, j\u00e1 que o digital tornou o mercado ainda mais competitivo.<\/p>\n\n\n\n

Estamos falando de um cen\u00e1rio em que as empresas n\u00e3o precisam ficar restritas a apenas um ambiente<\/a>, mas que tenham integrados os mundos online e offline. Uma realidade a qual o consumidor pode pedir pela internet e receber o produto em casa, fazer o pedido online e buscar na loja, pedir na loja e receber em casa no dia e hor\u00e1rio que desejar. Um tipo de cen\u00e1rio o qual o cliente pode \u201ctocar\u201d um produto ou \u201cprovar\u201d uma pe\u00e7a de roupa por meio da realidade aumentada. A essa mistura de experi\u00eancias integradas entre o f\u00edsico e o digital damos o nome de \u201conline to offline\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Podemos citar ainda que produtos poder\u00e3o ser adquiridos apenas com o comando da voz, que as intera\u00e7\u00f5es entre marcas e consumidores ser\u00e3o cada vez mais humanas (mesmo com o uso massivo de tecnologias e Intelig\u00eancia Artificial), que as compras feitas por dispositivos m\u00f3veis (celulares, tablets, rel\u00f3gios inteligentes, geladeiras, assistentes virtuais etc.) v\u00e3o crescer ainda mais e que os meios de pagamentos ser\u00e3o r\u00e1pidos, seguros e sem fric\u00e7\u00e3o. Os dados dos clientes j\u00e1 s\u00e3o o principal ativo das companhias e as empresas que n\u00e3o os respeitarem ou usarem de forma \u00e9tica e legal, estar\u00e3o fadadas ao \u201ccancelamento virtual\u201d e \u00e0 multas de \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o, afinal, transpar\u00eancia \u00e9 o carro-chefe das rela\u00e7\u00f5es de compra de agora em diante.<\/p>\n\n\n\n

Como podem ver, o futuro do com\u00e9rcio \u00e9 h\u00edbrido (online e off-line), tecnol\u00f3gico e humano. A integra\u00e7\u00e3o entre os mundos f\u00edsico e digital envolve desafios e o in\u00edcio dessa jornada deve ser iniciada o quanto antes. Em um mundo em constante transforma\u00e7\u00e3o, cada dia sem se mover rumo \u00e0 digitaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 um passo para tr\u00e1s.<\/p>\n\n\n\n

Saiba mais sobre o Conselho de Economia Digital e Inova\u00e7\u00e3o<\/a><\/strong><\/p>\n\n\n\n

*Vitor Magnani \u00e9 presidente do Conselho de Economia Digital e Inova\u00e7\u00e3o da FecomercioSP. <\/strong>
Artigo originalmente publicado na Forbes Brasil Online em 21 de outubro de 2021.<\/em><\/p>\n\n\n\n

Fonte: FecomercioSP (https:\/\/www.fecomercio.com.br\/noticia\/fisico-e-digital-o-futuro-do-comercio-e-online-to-offline<\/a>)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

*Por Vitor Magnani O com\u00e9rcio eletr\u00f4nico foi, sem d\u00favidas, um dos setores que mais cresceu durante a<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":23811,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/23810"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=23810"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/23810\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/23811"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=23810"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=23810"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=23810"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}