{"id":23805,"date":"2021-10-28T12:23:00","date_gmt":"2021-10-28T15:23:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=23805"},"modified":"2021-10-28T15:17:09","modified_gmt":"2021-10-28T18:17:09","slug":"custo-de-vida-na-rmsp-sobe-e-acumula-alta-de-1027-em-12-meses-o-maior-patamar-desde-fevereiro-de-2016","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/custo-de-vida-na-rmsp-sobe-e-acumula-alta-de-1027-em-12-meses-o-maior-patamar-desde-fevereiro-de-2016\/","title":{"rendered":"Custo de vida na RMSP sobe e acumula alta de 10,27% em 12 meses, o maior patamar desde fevereiro de 2016"},"content":{"rendered":"\n
O custo de vida na Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo (RMSP) subiu 0,93% em setembro, motivado pela alta nos pre\u00e7os dos combust\u00edveis e da energia el\u00e9trica. Nos \u00faltimos 12 meses, o Custo de Vida por Classe Social (CVCS) \u2013 indicador da Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP) \u2013 acumula alta de 10,27%, maior patamar desde fevereiro de 2016, quando a varia\u00e7\u00e3o era de 10,98%.<\/p>\n\n\n\n
A infla\u00e7\u00e3o<\/a> est\u00e1 concentrada nos grupos de transportes, habita\u00e7\u00e3o e alimenta\u00e7\u00e3o \u2013 os que mais impactam o or\u00e7amento das fam\u00edlias. Al\u00e9m disso, h\u00e1 o repasse dos pre\u00e7os dos estabelecimentos, j\u00e1 que s\u00e3o produtos e servi\u00e7os que geram efeitos negativos na cadeia produtiva, como \u00e9 o caso dos combust\u00edveis e da energia el\u00e9trica.<\/a> Em setembro, transportes e habita\u00e7\u00e3o foram respons\u00e1veis por 0,85 ponto porcentual (p.p.) na varia\u00e7\u00e3o do m\u00eas.<\/p>\n\n\n\n Saiba mais sobre o cen\u00e1rio econ\u00f4mico brasileiro<\/strong> No ano, considerando o per\u00edodo de janeiro a setembro, o CVCS registra aumento de 6,57%, patamar bem superior ao registrado no mesmo per\u00edodo de 2020, quando a soma dos pre\u00e7os pagos pelos diversos bens e servi\u00e7os consumidos pela popula\u00e7\u00e3o estava em 0,93%. Entre outubro de 2019 e setembro de 2020, a varia\u00e7\u00e3o era de 3,04%. Para as classes de menor poder aquisitivo, o custo de vida \u00e9 mais caro no acumulado em 12 meses, com altas de 12,62%, para a classe E, e de 12,42%, para a D.<\/p>\n\n\n\n Entre os servi\u00e7os, o que mais influenciou o aumento do grupo de transportes, no m\u00eas, foi a alta nas passagens a\u00e9reas (27,21%). Mesmo fora do per\u00edodo de alta temporada, os custos das companhias subiram de forma expressiva. A principal raz\u00e3o \u00e9 o aumento dos combust\u00edveis \u2013 no caso, o querosene de avi\u00e3o. Al\u00e9m disso, a demanda reprimida tamb\u00e9m contribuiu para a eleva\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n No com\u00e9rcio, os aumentos de 3,22% nos custos do etanol \u2013 que acumula, em 12 meses, 66,93% \u2013 e de 1,86% da gasolina, s\u00e3o as principais raz\u00f5es para a eleva\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os dos produtos. Os autom\u00f3veis novos tiveram varia\u00e7\u00e3o de 2,05%. J\u00e1 os usados, de 2,57%, influenciados pela falta de insumos e demora na entrega da ind\u00fastria automobil\u00edstica.<\/p>\n\n\n\n Um aspecto que chama a aten\u00e7\u00e3o \u00e9 a diferen\u00e7a de impacto nos transportes, quando se analisam as faixas de renda. Para as fam\u00edlias com melhores remunera\u00e7\u00f5es, a varia\u00e7\u00e3o, no m\u00eas, foi de 1,14%, enquanto para aquelas com menores sal\u00e1rios, o avan\u00e7o foi tr\u00eas vezes maior (3,44%).<\/p>\n\n\n\n No grupo de habita\u00e7\u00e3o, a alta ficou concentrada nos servi\u00e7os e, mais especificamente, na energia el\u00e9trica residencial, com varia\u00e7\u00e3o de 7,12%. Em 12 meses, a eleva\u00e7\u00e3o chega pr\u00f3xima aos 33%. O peso da infla\u00e7\u00e3o \u00e9 mais significativo sobre o custo de vida das fam\u00edlias das classes mais baixas: a varia\u00e7\u00e3o mensal foi de 2,82% para a E, caindo pela metade para a A (1,41%).<\/p>\n\n\n\n O setor de alimenta\u00e7\u00e3o e bebidas, que figurava entre as maiores influ\u00eancias, em setembro, obteve uma varia\u00e7\u00e3o mais fraca \u2013 0,39%, ante os 1,65% de agosto. A participa\u00e7\u00e3o no resultado geral do m\u00eas foi de 0,09 p.p. As demais eleva\u00e7\u00f5es ficaram por conta dos grupos de comunica\u00e7\u00e3o (0,89%), despesas pessoais (0,29%), artigos do lar (0,05%) e sa\u00fade (0,01%). No caminho inverso, vestu\u00e1rio, que registrou retra\u00e7\u00e3o nos pre\u00e7os de 1,08%, e educa\u00e7\u00e3o, com recuo mensal de 0,06%.<\/p>\n\n\n\n
Puxado pela vacina\u00e7\u00e3o, setor de servi\u00e7os cresce e lidera gera\u00e7\u00e3o de empregos<\/a>
Vendas no varejo despencam, enquanto infla\u00e7\u00e3o de 10,25% \u201cqueima\u201d o bolso do consumidor<\/a>
A melhora do emprego j\u00e1 impacta as vendas no com\u00e9rcio?<\/a><\/p>\n\n\n\n