{"id":22080,"date":"2021-09-30T15:54:00","date_gmt":"2021-09-30T18:54:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=22080"},"modified":"2021-10-03T11:01:07","modified_gmt":"2021-10-03T14:01:07","slug":"mais-antiga-que-a-industria-nacional-busscar-chega-aos-75-anos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/mais-antiga-que-a-industria-nacional-busscar-chega-aos-75-anos\/","title":{"rendered":"Mais antiga que a ind\u00fastria nacional, Busscar chega aos 75 anos"},"content":{"rendered":"\n

Vers\u00f5es do famosos Diplomata, quando a empresa ainda era Nielson (Fotos: Lexicar)<\/em><\/p>\n\n\n\n

Quando dois irm\u00e3os de Joinville (SC) resolveram trabalhar juntos nos anos 40 ao colocar uma carroceria de madeira sobre um chassi de Chevrolet Gigante para produzir uma jardineira, ningu\u00e9m poderia imaginar que nasceria ali uma empresa que faria hist\u00f3ria como uma das maiores fabricantes de carrocerias de \u00f4nibus do Brasil.<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

– LEIA TAMB\u00c9M<\/em>
Caio completa 75 anos de produ\u00e7\u00e3o de \u00f4nibus<\/strong><\/a><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

A Busscar comemora neste m\u00eas seus 75 anos de hist\u00f3ria, que come\u00e7ou em 17 de setembro de 1946, quando os irm\u00e3os Augusto Bruno e Eug\u00eanio Nielson, descendentes suecos, formaram uma sociedade para abrir uma marcenaria, que foi batizada de Nielson & Irm\u00e3o. Sua hist\u00f3ria \u00e9 at\u00e9 mais antiga do que a da ind\u00fastria automobil\u00edstica nacional, que teve in\u00edcio em 1956 com o Romi-Isetta (setembro) e o DKW Vemaguet (novembro).<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n


Modelos rodovi\u00e1rios dos anos 70 e 80 (Fotos: Lexicar)<\/em><\/p>\n\n\n\n

Aquela jardineira (carroceria aberta sobre chassi de caminh\u00e3o para transporte de passageiros) foi o primeiro ve\u00edculo encarro\u00e7ado pela dupla, em 1949. Com o tempo, eles foram abrindo um espa\u00e7o cada vez maior na marcenaria para os \u00f4nibus e caminh\u00f5es enquanto deixavam os m\u00f3veis de lado.<\/p>\n\n\n\n

A chegada do famoso Diplomata<\/h3>\n\n\n\n

Nos anos 60, a empresa come\u00e7ou a fabricar suas carrocerias em a\u00e7o. Foi em 1961 que a Nielsen lan\u00e7aria um modelo que se tornaria ic\u00f4nico na hist\u00f3ria dos \u00f4nibus brasileiros: o modelo rodovi\u00e1rio Diplomata, com seu inconfund\u00edvel teto em dois n\u00edveis, que marcaria o estilo da Nielson pelas d\u00e9cadas seguintes.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEmbora n\u00e3o tenha sido o primeiro produto nacional do tipo, o Diplomata tinha um detalhe in\u00e9dito, s\u00f3 encontrado nos \u00f4nibus Flxible norte-americanos ent\u00e3o operados pelo Expresso Brasileiro na rota Rio-S\u00e3o Paulo: a grade de largos perfis de alum\u00ednio adornando a traseira e encobrindo os para-brisas e as \u00faltimas janelas laterais\u201d, explica o site Lexicar Brasil<\/a>, especialista em ve\u00edculos nacionais antigos.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n


Vissta Buss DD \u00e9 o tipo de linha da Busscar, dispon\u00edvel com quatro eixos<\/em><\/p>\n\n\n\n

Em 1989, a Nielson passou a adotar o nome Busscar para seus \u00f4nibus e conquistou fama como uma das principais encarro\u00e7adoras de \u00f4nibus rodovi\u00e1rios, de turismo e fretamento do Pa\u00eds, at\u00e9 que come\u00e7ou a ter dificuldades financeiras ap\u00f3s a morte do seu presidente, Harold Nielson, filho mais velho de Augusto Bruno.<\/p>\n\n\n\n

Fal\u00eancia e volta aos neg\u00f3cios<\/h3>\n\n\n\n

Em 2004, a Busscar foi socorrida pelo BNDES e enfrentou uma forte crise em 2008. Tr\u00eas anos depois entrou em recupera\u00e7\u00e3o judicial e teve a fal\u00eancia decretada em setembro de 2014. Por\u00e9m, em junho de 2017, o grupo Caio assumiu a massa falida da empresa, que em junho de 2018 voltou a produzir.<\/p>\n\n\n\n

Ainda sediada em Joinville, a fabricante de carrocerias conta hoje com sete modelos de \u00f4nibus, divididos nas linhas El Buss (320, 320L e 340) e Vissta Buss (340, 360, 400 e DD)<\/a>, sendo o topo de linha o Vissta Buss DD, um modelo rodovi\u00e1rio para longas dist\u00e2ncias com quatro eixos, dispon\u00edveis para chassis Mercedes-Benz, Volvo e Scania.<\/p>\n\n\n\n

A empresa tamb\u00e9m acabou de concluir a constru\u00e7\u00e3o de um novo centro t\u00e9cnico em conjunto com a Caio, especializada na produ\u00e7\u00e3o de \u00f4nibus urbanos, que ser\u00e1 inaugurado ainda neste ano. Localizado em Guarulhos (SP), \u00e0s margens da Via Dutra, o local tem 24 mil metros quadrados, com dois pr\u00e9dios: o primeiro ser\u00e1 destinado ao centro de treinamento, ao showroom e \u00e0s atividades administrativas, enquanto o segundo ter\u00e1 os servi\u00e7os de p\u00f3s-venda, assist\u00eancia t\u00e9cnica e venda de pe\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n


Instala\u00e7\u00f5es do centro t\u00e9cnico da Caio e da Busscar, em Guarulhos<\/em><\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Vers\u00f5es do famosos Diplomata, quando a empresa ainda era Nielson (Fotos: Lexicar) Quando dois irm\u00e3os<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":22186,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,8],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22080"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=22080"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22080\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/22186"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=22080"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=22080"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=22080"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}