{"id":21701,"date":"2021-09-21T10:50:00","date_gmt":"2021-09-21T13:50:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=21701"},"modified":"2021-09-26T10:52:11","modified_gmt":"2021-09-26T13:52:11","slug":"como-a-wings-esta-salvando-as-montadoras-brasileiras-na-crise-dos-chips","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/como-a-wings-esta-salvando-as-montadoras-brasileiras-na-crise-dos-chips\/","title":{"rendered":"Como a Wings est\u00e1 salvando as montadoras brasileiras na crise dos chips"},"content":{"rendered":"\n
Ap\u00f3s Toyota e VW, fornecedora fechou com mais duas marcas. Ela criou central multim\u00eddia que usa gama mais ampla de semicondutores (Bruno de Oliveira, AB)<\/p>\n\n\n\n
Uma das alternativas encontradas por parte das montadoras de ve\u00edculos para mitigar a crise dos chips em suas linhas de produ\u00e7\u00e3o foi a de oferecer ve\u00edculos ao mercado sem a central multim\u00eddia, um plano que em linhas gerais transfere para fornecedores o papel de provedor de componentes que, antes, eram de s\u00e9rie. Dentro deste contexto ganhou for\u00e7a a Wings, a empresa que est\u00e1 ajudando fabricantes brasileiras a pouparem seus semicondutores.<\/p>\n\n\n\n
A empresa, sediada em Jaboat\u00e3o dos Guararapes (PE), de certa forma conseguiu h\u00e1 alguns anos antever o que acabou acontecendo no mercado, no caso, a escassez global de semicondutores. Entre 2017 e 2018, em meio a uma crise envolvendo fornecimento de telas de LCD, a empresa se viu obrigada a executar uma s\u00e9rie de modifica\u00e7\u00f5es em seus produtos de forma a simplificar suas arquiteturas eletr\u00f4nicas.<\/p>\n\n\n\n
\u2013 LEIA TAMB\u00c9M:<\/em> \u201cComo estava faltando tela, resolvemos criar uma central multim\u00eddia que pudesse ter em seu hardware a tela que estivesse dispon\u00edvel. Com essa simplifica\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m tornamos o produto flex\u00edvel a ponto de ele tamb\u00e9m ser compat\u00edvel com qualquer tipo de semicondutor. A crise hoje ocorre porque os componentes dos ve\u00edculos dependem de modelos espec\u00edficos de chips para serem produzidos\u201d, disse Jo\u00e3o Marcelo Barros, fundador da Wings.<\/p>\n\n\n\n Dessa forma, explicou o executivo, a empresa consegue manter seu estoque abastecido ao longo do ano. Isso chamou a aten\u00e7\u00e3o das concession\u00e1rias, principalmente as associa\u00e7\u00f5es que representam os distribuidores de ve\u00edculos. Foi a Abradit, a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira dos Distribuidores Toyota, por exemplo, que intermediou as negocia\u00e7\u00f5es para que\u00a0a Wings passasse a fornecer central multim\u00eddia para o Corolla<\/a>.<\/p>\n\n\n\n
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