{"id":21701,"date":"2021-09-21T10:50:00","date_gmt":"2021-09-21T13:50:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=21701"},"modified":"2021-09-26T10:52:11","modified_gmt":"2021-09-26T13:52:11","slug":"como-a-wings-esta-salvando-as-montadoras-brasileiras-na-crise-dos-chips","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/como-a-wings-esta-salvando-as-montadoras-brasileiras-na-crise-dos-chips\/","title":{"rendered":"Como a Wings est\u00e1 salvando as montadoras brasileiras na crise dos chips"},"content":{"rendered":"\n

Ap\u00f3s Toyota e VW, fornecedora fechou com mais duas marcas. Ela criou central multim\u00eddia que usa gama mais ampla de semicondutores (Bruno de Oliveira, AB)<\/p>\n\n\n\n

Uma das alternativas encontradas por parte das montadoras de ve\u00edculos para mitigar a crise dos chips em suas linhas de produ\u00e7\u00e3o foi a de oferecer ve\u00edculos ao mercado sem a central multim\u00eddia, um plano que em linhas gerais transfere para fornecedores o papel de provedor de componentes que, antes, eram de s\u00e9rie. Dentro deste contexto ganhou for\u00e7a a Wings, a empresa que est\u00e1 ajudando fabricantes brasileiras a pouparem seus semicondutores.<\/p>\n\n\n\n

A empresa, sediada em Jaboat\u00e3o dos Guararapes (PE), de certa forma conseguiu h\u00e1 alguns anos antever o que acabou acontecendo no mercado, no caso, a escassez global de semicondutores. Entre 2017 e 2018, em meio a uma crise envolvendo fornecimento de telas de LCD, a empresa se viu obrigada a executar uma s\u00e9rie de modifica\u00e7\u00f5es em seus produtos de forma a simplificar suas arquiteturas eletr\u00f4nicas.<\/p>\n\n\n\n


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\u201cComo estava faltando tela, resolvemos criar uma central multim\u00eddia que pudesse ter em seu hardware a tela que estivesse dispon\u00edvel. Com essa simplifica\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m tornamos o produto flex\u00edvel a ponto de ele tamb\u00e9m ser compat\u00edvel com qualquer tipo de semicondutor. A crise hoje ocorre porque os componentes dos ve\u00edculos dependem de modelos espec\u00edficos de chips para serem produzidos\u201d, disse Jo\u00e3o Marcelo Barros, fundador da Wings.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, explicou o executivo, a empresa consegue manter seu estoque abastecido ao longo do ano. Isso chamou a aten\u00e7\u00e3o das concession\u00e1rias, principalmente as associa\u00e7\u00f5es que representam os distribuidores de ve\u00edculos. Foi a Abradit, a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira dos Distribuidores Toyota, por exemplo, que intermediou as negocia\u00e7\u00f5es para que\u00a0a Wings passasse a fornecer central multim\u00eddia para o Corolla<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Jo\u00e3o Marcelo Barros: \u201cA crise hoje ocorre porque os componentes dos ve\u00edculos dependem de modelos espec\u00edficos de chips\u201d<\/em><\/p>\n\n\n\n

O modelo passou a ser vendido na rede a partir de 1\u00ba de setembro com uma nova central multim\u00eddia. A escassez de chips levou a montadora a retirar a tela original de 8 polegadas das unidades produzidas em Indaiatuba (SP) para colocar no lugar uma maior, a de 10 polegadas da Wings, que por outro lado n\u00e3o tem os sistemas Apple CarPlay e Google Auto nem os bot\u00f5es f\u00edsicos como no modelo de f\u00e1brica.<\/p>\n\n\n\n

A VW, por sua vez, retirou do Fox e das vers\u00f5es de entrada do Polo, do Virtus e do Nivus a central multim\u00eddia que os equipavam desde seus lan\u00e7amentos, uma medida que tamb\u00e9m foi adotada por outras fabricantes no Exterior<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

A Wings tamb\u00e9m est\u00e1 homologada para ser fornecedora de central multim\u00eddia da vers\u00e3o PcD do T-Cross, que n\u00e3o tem o item de s\u00e9rie e \u00e9 oferecido nas concession\u00e1rias como acess\u00f3rio.<\/p>\n\n\n\n

Segundo Jo\u00e3o Marcelo Barros, est\u00e3o para ser fechados mais dois contratos nos mesmos moldes da Toyota, um deles com assinatura prevista para ocorrer at\u00e9 o final do ano. A din\u00e2mica \u00e9 a seguinte: a associa\u00e7\u00e3o dos concession\u00e1rios compartilha a programa\u00e7\u00e3o de entrega de ve\u00edculos da montadora, e com base nela a fabricante passa a montar as centrais multim\u00eddia em linha operada por cerca de trinta funcion\u00e1rios em esquema CKD \u2013 a Wings compra kits desmontados de fornecedores asi\u00e1ticos de componentes eletr\u00f4nicos. H\u00e1 capacidade de montagem de 24 mil centrais multim\u00eddia por m\u00eas na f\u00e1brica, considerando todo o mercado. A Toyota, segundo Barros, representa maior fatia dos pedidos.<\/p>\n\n\n\n

Esta simplifica\u00e7\u00e3o da arquitetura eletr\u00f4nica dos ve\u00edculos, ali\u00e1s, \u00e9 tema recorrente em discuss\u00f5es envolvendo fabricantes e seus sistemistas. Os chassis no futuro dever\u00e3o ser mais simples do ponto de vista eletr\u00f4nico, ou seja, mais funcionalidades sendo controladas por menos unidades de processamento, o que redunda em uma oportunidade de tornar mais flex\u00edvel a composi\u00e7\u00e3o de um computador veicular no sentido de absorver um maior n\u00famero de tipos de semicondutores. A Bosch \u00e9 uma das empresas que est\u00e3o debru\u00e7adas sobre este tipo de desenvolvimento atualmente (confira aqui<\/a>).<\/p>\n\n\n\n

No \u00e2mbito das montadoras, a Stellantis anunciou em julho investimento de \u20ac 30 bilh\u00f5es at\u00e9 2025 em diversas \u00e1reas, principalmente a de software, que tamb\u00e9m trabalha hoje em dia na simplifica\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica de suas plataformas e ve\u00edculos.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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