{"id":21685,"date":"2021-09-21T10:44:00","date_gmt":"2021-09-21T13:44:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=21685"},"modified":"2021-09-26T10:46:48","modified_gmt":"2021-09-26T13:46:48","slug":"a-viagem-transatlantica-das-kombis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/a-viagem-transatlantica-das-kombis\/","title":{"rendered":"A viagem transatl\u00e2ntica das Kombis"},"content":{"rendered":"\n

A hist\u00f3ria de dois empres\u00e1rios que descobriram a paix\u00e3o mundial pela perua brasileira da Volkswagen e que, hoje, reformam, customizam e exportam modelos cl\u00e1ssicos do ve\u00edculo para v\u00e1rios pa\u00edses<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 seis anos, o empres\u00e1rio Alexandre Fares descobriu que trabalhar com conserva\u00e7\u00e3o, restaura\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o de kombis e vend\u00ea-las para compradores de outros pa\u00edses poderia ser um excelente neg\u00f3cio. A ideia surgiu quando ele percebeu que, no Brasil, o ve\u00edculo ainda carrega o estigma de van para transporte de passageiros ou de cargas. L\u00e1 fora, por\u00e9m, a kombi \u00e9 objeto de desejo de colecionadores, empresas de turismo e at\u00e9 mesmo de quem sonha com uma casa sobre quatro rodas, o motorhome<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

Fares estava certo. Para se ter uma ideia, hoje, uma Kombi Corujinha restaurada, colocada no porto de destino, n\u00e3o sai por menos de 32 mil euros (cerca de 198 mil reais), incluindo custo, seguro e frete (CIF). Desde que entrou para o ramo, o modelo mais caro exportado por Fares foi uma Kombi 1959, comprada por um cliente da Austr\u00e1lia por 40 mil euros (aproximadamente 248 mil reais).<\/p>\n\n\n\n

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Paulo Victor Mesquita e Alexandre Fares, da Brazil Kombi<\/em>
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E o que n\u00e3o faltam s\u00e3o compradores \u00e1vidos por esses cl\u00e1ssicos da perua da Volkswagen. Atualmente, a empresa de Fares, Brazil Kombi, exporta, em m\u00e9dia, 100 ve\u00edculos por ano para 15 pa\u00edses: Alemanha, Andorra, Austr\u00e1lia, B\u00e9lgica, Canad\u00e1, Espanha, EUA, Fran\u00e7a, Holanda, Inglaterra, It\u00e1lia, L\u00edbano, Portugal, Su\u00ed\u00e7a, Porto Rico. Para chegar a todos esses pa\u00edses, de forma competitiva, e com seguran\u00e7a, Fares utiliza os servi\u00e7os da Ventana Serra do Brasil, empresa de log\u00edstica internacional que atende a grandes empresas automotivas, como o grupo Fiat.<\/p>\n\n\n\n

A experi\u00eancia da Ventana Serra foi \u201cuma m\u00e3o na roda\u201d para a Brazil Kombi, que s\u00f3 precisa fazer a transfer\u00eancia da documenta\u00e7\u00e3o em nome do comprador e entregar o autom\u00f3vel no terminal do porto do Rio de Janeiro. A Ventana Serra faz a reserva da carga, providencia documenta\u00e7\u00e3o junto \u00e0 Receita Federal, encontra o navio na rota necess\u00e1ria e cuida do transporte at\u00e9 porto final, onde o importador faz a retirada do carro. \u201cO cliente nos entrega o ve\u00edculo, fazemos o desembara\u00e7o aduaneiro, a carga vai a bordo do navio e pronto\u201d, resume o executivo de vendas da Ventana Serra no Rio, Bruno Vasconcelos.<\/p>\n\n\n\n

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As kombis restauradas por Fares s\u00e3o transportadas dentro de cont\u00eaineres, como se fossem \u201cembrulhadas para presente\u201d. Porque n\u00e3o s\u00e3o simplesmente kombis restauradas: algumas s\u00e3o customizadas com capricho e criatividade. \u00c9 o caso de um motorhome batizado \u201cHerbie\u201d, na cor bege e com pintura que remete ao famoso filme da Disney, \u201cSe meu Fusca Falasse\u201d (em ingl\u00eas, The Love Bug). A \u201cobra de arte\u201d foi adquirida por um cliente franc\u00eas por 19 mil euros (120 mil reais).<\/p>\n\n\n\n

\u201cHerbie\u201d fez tanto sucesso que a empresa recebeu duas encomendas do mesmo modelo \u2013 um ser\u00e1 enviado para a Fran\u00e7a e o outro para a Alemanha. Fares diz que o segredo \u00e9 o \u201cboca a boca\u201d. \u201cUm empres\u00e1rio australiano, que aluga carros para casamentos e anivers\u00e1rios, visitou v\u00e1rios clientes meus na Europa antes de me procurar. Quando viu que o neg\u00f3cio era seguro, ele comprou dez carros de uma vez\u201d, revela o empres\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

A Kombi n\u00e3o \u00e9 a \u00fanica queridinha dos estrangeiros. Outros cl\u00e1ssicos da Volkswagen refrigerados a ar, como Fusca, Variant, Bras\u00edlia e Saveiro, tamb\u00e9m est\u00e3o na mira desses clientes. H\u00e1 ainda procura pelo esportivo Puma. A competi\u00e7\u00e3o, entretanto, \u00e9 desigual, uma vez que, hoje, as kombis respondem por 90% das exporta\u00e7\u00f5es da Brazil Kombi.<\/p>\n\n\n\n

O servi\u00e7o de reforma, restaura\u00e7\u00e3o e customiza\u00e7\u00e3o dos carros \u00e9 feito por 11 funcion\u00e1rios em uma oficina de 500 metros quadrados em Duque de Caxias (RJ), sede da empresa, que possui ainda um dep\u00f3sito de mesmo tamanho. Fares e o s\u00f3cio, Paulo Victor Mesquita, cuidam da parte administrativa e do atendimento aos clientes.<\/p>\n\n\n\n

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Para se ter uma ideia do cuidado, o processo de reforma de uma Kombi leva, em m\u00e9dia, tr\u00eas meses. Quando se trata de restaura\u00e7\u00e3o ou de personaliza\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo, o trabalho \u00e9 ainda mais demorado, podendo chegar a seis meses. Atualmente, a demanda est\u00e1 maior que a capacidade de atendimento da empresa. E haja criatividade para entregar tantos pedidos diferentes. Qual a receita para isso? \u201cN\u00e3o tem uma ci\u00eancia. \u00c9 tudo feito na emo\u00e7\u00e3o\u201d, entrega Fares.<\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es<\/em><\/strong>
Piquini Comunica\u00e7\u00e3o Estrat\u00e9gica<\/em><\/strong>
Elis\u00e2ngela Orlando<\/em>
T. 31 9 8518 3027<\/em>
elisangela@piquini.com.br<\/em><\/a><\/p>\n\n\n\n

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