{"id":21561,"date":"2021-09-17T09:43:00","date_gmt":"2021-09-17T12:43:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=21561"},"modified":"2021-09-26T09:46:01","modified_gmt":"2021-09-26T12:46:01","slug":"citroen-apresenta-o-novo-c3-que-so-chega-em-2022","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/citroen-apresenta-o-novo-c3-que-so-chega-em-2022\/","title":{"rendered":"Citro\u00ebn apresenta o novo C3, que s\u00f3 chega em 2022"},"content":{"rendered":"\n

Hatch compacto ganhou cara de SUV e foi desenvolvido para mercados emergentes (Pedro Kutney, AB)<\/p>\n\n\n\n

A Citro\u00ebn fez na quinta-feira, 16, a apresenta\u00e7\u00e3o mundial do novo C3 em suas formas finais, um hatch compacto redesenhado com cara de SUV e suspens\u00e3o elevada para \u201cmercados emergentes\u201d \u2013 leia-se de baixa renda, onde consumidores de carros dessa categoria n\u00e3o t\u00eam or\u00e7amento suficiente para pagar por todas as tecnologias j\u00e1 presentes em mercados maduros, como na Europa. Por causa da pandemia, o lan\u00e7amento atrasou e o modelo s\u00f3 chega \u00e0s concession\u00e1rias no primeiro trimestre de 2022, a come\u00e7ar pelo Brasil, onde ser\u00e1 produzido em Porto Real (RJ) para abastecer toda a Am\u00e9rica do Sul, iniciando por Argentina e Chile.<\/p>\n\n\n\n

O ve\u00edculo tamb\u00e9m ser\u00e1 produzido na \u00cdndia e vendido em outros pa\u00edses, mas os projetos indiano e brasileiro t\u00eam diferen\u00e7as, foram desenvolvidos em paralelo e respeitando caracter\u00edsticas de cada mercado.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA ideia de design do carro nasceu na Fran\u00e7a e o projeto [para a Am\u00e9rica do Sul] foi desenvolvido pela engenharia brasileira da Stellantis em S\u00e3o Paulo [na antiga PSA] e Betim [sede da antiga FCA], com uma proposta para a regi\u00e3o e centenas de fornecedores no Brasil. Por isso o novo C3 j\u00e1 nasce com conte\u00fado local mais elevado do que outros Citro\u00ebn no mercado, mas queremos continuar a aumentar ainda mais esse n\u00edvel, pois esse \u00e9 um valor importante do ve\u00edculo\u201d, explica Antonio Filosa, presidente da Stellantis Am\u00e9rica do Sul.<\/p>\n\n\n\n

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O novo C3 \u00e9 o primeiro de tr\u00eas lan\u00e7amentos prometidos pela Citro\u00ebn para a Am\u00e9rica do Sul nos pr\u00f3ximos tr\u00eas anos, dentro do escopo do projeto C-Cubed de carros para mercados emergentes, com o objetivo de internacionalizar a marca e aumentar suas vendas, hoje 90% concentradas na Europa. Segundo Vincent Coube\u00e8, CEO global da Citro\u00ebn, a meta \u00e9 vender 1 milh\u00e3o de carros por ano e que 40% do volume seja fora do continente europeu.<\/p>\n\n\n\n

A Citro\u00ebn j\u00e1 chegou a ter participa\u00e7\u00e3o acima de 2,5% do mercado brasileiro h\u00e1 pouco mais de 10 anos, caiu para menos de 0,5% e nas condi\u00e7\u00f5es especiais deste ano, com falta de produtos, subiu para 1%, mesmo vendendo apenas um autom\u00f3vel no Brasil, o SUV C4 Cactus lan\u00e7ado h\u00e1 tr\u00eas anos e tamb\u00e9m produzido em Porto Real.<\/p>\n\n\n\n

Vanessa Castanho, que este ano assumiu o comando das opera\u00e7\u00f5es da Citro\u00ebn na Am\u00e9rica do Sul, avalia que o C3 tem qualidades e visual para conquistar muitos consumidores. \u201cO modelo traz novas e acess\u00edveis tecnologias \u00e0 sua categoria, \u00e9 um B-hatch [compacto] com atitude e visual de SUV. Com essa nova oferta e pre\u00e7os mais acess\u00edveis a marca tem tudo para crescer no Brasil e outros mercados sul-americanos\u201d, afirma a executiva.<\/p>\n\n\n\n

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O C3 C-Cubed \u00e9 bastante diferente do C3 que deixou de ser produzido e vendido no Brasil este ano, bem como difere da nova gera\u00e7\u00e3o do hatch renovada pela \u00faltima vez em 2020 na Europa, onde tem vers\u00f5es a gasolina, diesel e el\u00e9trica. Ainda assim, Vanessa n\u00e3o v\u00ea problema em seguir com o nome C3 no Brasil e outros emergentes. \u201cMesmo que os modelos n\u00e3o sejam iguais aqui e na Europa, a Citro\u00ebn j\u00e1 estabeleceu que o nome de seu hatch compacto \u00e9 C3, \u00e9 um valor da marca que ser\u00e1 preservado em carros preparados para cada mercado\u201d, diz.<\/p>\n\n\n\n

Sem mostrar muito<\/h3>\n\n\n\n

Por enquanto, o novo C3 foi mostrado s\u00f3 por fora, onde est\u00e3o presentes os elementos mais recentes da identidade visual da Citro\u00ebn, alguns deles j\u00e1 bem conhecidos do p\u00fablico brasileiro no C4 Cactus, como o s\u00edmbolo do duplo chevron na linha do cap\u00f4, integrado por dois frisos prateados horizontais, que se ligam \u00e0s lanternas dianteiras com assinatura luminosa de LED. Suspens\u00e3o elevada, vincos nas laterais e sobre o cap\u00f4, al\u00e9m de saia e caixas de roda revestidas em pl\u00e1stico preto, refor\u00e7am a apar\u00eancia de robustez presente nos SUVs. O carro pode receber pintura biton, com algumas possibilidade de cores diferentes no teto.<\/p>\n\n\n\n

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De resto, pouco se sabe sobre outras caracter\u00edsticas, vers\u00f5es ou configura\u00e7\u00f5es poss\u00edveis, muito menos os pre\u00e7os, que s\u00f3 ser\u00e3o divulgados no lan\u00e7amento em 2022. Por dentro, quase nada foi mostrado, s\u00f3 algumas imagens no v\u00eddeo de divulga\u00e7\u00e3o do carro (assista mais abaixo)<\/em>. A \u00fanica informa\u00e7\u00e3o confirmada \u00e9 que o novo C3 tem uma tela da central multim\u00eddia de 10 polegadas, propagada como a maior do mercado para esta categoria de ve\u00edculo, que tem conex\u00e3o sem fio com smartphones.<\/p>\n\n\n\n

O novo C3 ser\u00e1 o primeiro carro constru\u00eddo no Brasil sobre uma vers\u00e3o simplificada da CMP, abrevia\u00e7\u00e3o em ingl\u00eas de plataforma modular compacta, desenvolvida pelo antigo Grupo PSA e desde 2016 aplicada a modelos Peugeot e Citro\u00ebn, antes da fus\u00e3o com a FCA conclu\u00edda este ano que formou a Stellantis, que tem 14 marcas sob seu guarda-chuva e produz na Am\u00e9rica do Sul, al\u00e9m das duas francesas, modelos Fiat e Jeep.<\/p>\n\n\n\n

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Nada foi divulgado sobre o powertrain. Era esperado que o novo C3 iniciasse sua carreira em mercados sul-americanos usando o j\u00e1 conhecido motor flex 1.6 fabricado em Porto Real h\u00e1 mais de 10 anos, que desenvolve quase 120 cavalos quando abastecido com etanol. Contudo, sem adiantar detalhes, Vanessa Castanho afirmou que \u201co carro vai estrear com motores modernos, tecnol\u00f3gicos e econ\u00f4micos\u201d, dando a impress\u00e3o que a marca poder\u00e1 evitar a decep\u00e7\u00e3o causada no ano passado quando o novo Peugeot 208 feito na Argentina sobre a moderna plataforma CMP foi lan\u00e7ado no Brasil com o motor antigo.<\/p>\n\n\n\n

A declara\u00e7\u00e3o coloca no horizonte o lan\u00e7amento de vers\u00f5es do C3 com o motor turboflex 1.0, de cerca de 130 cavalos, que come\u00e7ou a ser fabricado este ano pela Stellantis em Betim (MG) e vai estrear em breve a bordo do Fiat Pulse. As op\u00e7\u00f5es de c\u00e2mbio devem ser a tradicional manual de cinco marchas ou a autom\u00e1tica Aisin de seis velocidades.<\/p>\n\n\n\n

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