{"id":21049,"date":"2021-09-04T18:17:00","date_gmt":"2021-09-04T21:17:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=21049"},"modified":"2021-09-25T18:19:31","modified_gmt":"2021-09-25T21:19:31","slug":"conheca-o-mercedes-benz-300-veiculo-do-primeiro-chanceler-da-alemanha","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/conheca-o-mercedes-benz-300-veiculo-do-primeiro-chanceler-da-alemanha\/","title":{"rendered":"Conhe\u00e7a o Mercedes-Benz 300, ve\u00edculo do primeiro chanceler da Alemanha"},"content":{"rendered":"\n

Mercedes-Benz 300, tamb\u00e9m conhecido como Mercedes Adenauer – o \u00faltimo autom\u00f3vel oficial de Konrad Adenauer, est\u00e1 exposto no Museu Mercedes-Benz, na Alemanha<\/p>\n\n\n\n

Com 160 ve\u00edculos e 1.500 pe\u00e7as em exibi\u00e7\u00e3o, o Museu Mercedes-Benz, localizado em Stuttgart, na Alemanha, \u00e9 uma vasta fonte de fatos e de hist\u00f3ria. Algumas partes do hist\u00f3rico museu s\u00e3o destinadas a ve\u00edculos, exposi\u00e7\u00f5es ou elementos de arquitetura ou design \u00fanicos. Um destes modelos \u00e9 o Mercedes-Benz 300 usado pelo primeiro chanceler da Rep\u00fablica Federal da Alemanha, Konrad Adenauer.<\/p>\n\n\n\n

Porte de estadista:<\/strong>\u00a0Pintura preta e cromados discretos, com amplo espa\u00e7o e estofamento macio na traseira. A porta traseira do Mercedes-Benz 300 emite um som caracter\u00edstico ao fechar \u2013 uma sonoridade que Konrad Adenauer experimentava toda vez que embarcava em seu \u00faltimo ve\u00edculo oficial. Outros chefes de estado recebidos por ele, como John F. Kennedy, tamb\u00e9m teriam usado esses bancos?\u00a0 \u00c9 altamente prov\u00e1vel, dada a \u00e9poca em que o ve\u00edculo esteve em servi\u00e7o.\u00a0 Quando o presidente dos Estados Unidos da Am\u00e9rica visitou a Rep\u00fablica Federal da Alemanha, entre 23 e 26 de junho de 1963, este mesmo autom\u00f3vel era usado por seu anfitri\u00e3o Adenauer em eventos oficiais. Os dois pol\u00edticos participaram de desfiles, como o que ocorreu em Col\u00f4nia, em p\u00e9 num Mercedes-Benz 300 Landaulet. Este sed\u00e3, por\u00e9m, provavelmente tamb\u00e9m fez parte da frota usada na \u00e9poca. Atualmente, ele est\u00e1 \u00e0 mostra na Cole\u00e7\u00e3o 4 do Museu Mercedes-Benz: Galeria das Celebridades<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Atmosfera de trabalho:<\/strong>\u00a0Itens de s\u00e9rie, como os detalhes de madeira, continuam a testemunhar o posicionamento do Mercedes-Benz 300 como um ve\u00edculo luxuoso. O assento de Adenauer, do lado direito traseiro, por\u00e9m, irradia uma aut\u00eantica atmosfera de trabalho: atr\u00e1s da divis\u00f3ria, que tem um vidro com acionamento el\u00e9trico, h\u00e1 uma pequena mesa dobr\u00e1vel que pode ser usada para realizar tarefas. Uma persiana de rolo acionada por cabo foi instalada para escurecer a janela traseira e proteger os ocupantes da luz do sol \u2013 o ve\u00edculo do chanceler n\u00e3o tinha ar-condicionado. Havia, por\u00e9m, um ventilador de tr\u00eas p\u00e1s instalado acima do assento do governante, para garantir uma brisa refrescante. A tecnologia de comunica\u00e7\u00f5es do sed\u00e3 1959 era ultramoderna: o porta-luvas ocultava uma vers\u00e3o pioneira de telefone m\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Seguran\u00e7a:<\/strong>\u00a0Cintos de seguran\u00e7a est\u00e1ticos com tr\u00eas pontos no banco traseiro eram o estado da arte na \u00e9poca.\u00a0 A Mercedes-Benz j\u00e1 oferecia o equipamento desde o final de 1958\u00a0\u2013 o ve\u00edculo oficial do chanceler, fabricado logo depois, inclu\u00eda esse item de seguran\u00e7a. O estadista obviamente acreditava no sistema de seguran\u00e7a passiva: em 1965, no in\u00edcio de seu mandato como chefe de governo, Konrad Adenauer foi envolvido num acidente de trem. Ap\u00f3s isso, ele criticou a companhia ferrovi\u00e1ria, dizendo que sua dire\u00e7\u00e3o deveria considerar a instala\u00e7\u00e3o de cintos de seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Uma parte da hist\u00f3ria:<\/strong>\u00a0A Mercedes-Benz entregou o hist\u00f3rico modelo para a frota oficial do governo em janeiro de 1959. Em 1963, ao final de seu mandato como chefe de governo, Adenauer comprou o Mercedes-Benz 300 da Rep\u00fablica Federal da Alemanha, passando a us\u00e1-lo pessoalmente at\u00e9 seu falecimento, em 1967. \u00c9 por isso que o ve\u00edculo \u00e9 exibido no Museu Mercedes-Benz traz uma placa particular, e n\u00e3o a placa tradicional utilizada pelo chanceler federal, de n\u00famero 0-002. Aposentado, Adenauer continuou a ser conduzido por um motorista em seu prestigioso sed\u00e3. Ter um motorista era fundamental para ele, j\u00e1 que o primeiro chanceler federal da Alemanha n\u00e3o possu\u00eda carteira de motorista.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Entusiasmo pela tecnologia:<\/strong> O sed\u00e3 em exibi\u00e7\u00e3o no Museu Mercedes-Benz faz parte da s\u00e9rie de modelos W 189, produzida a partir de 1957. Em contraste com o primeiro Mercedes-Benz 300 de 1951 (W 186), ele trazia elementos de tecnologia e estilo significativamente mais avan\u00e7ados \u2013 entre eles o motor de seis cilindros com inje\u00e7\u00e3o indireta de combust\u00edvel no lugar do carburador. Com isso, a pot\u00eancia aumentava de 92 kW (125 hp) para 118 kW (160 hp), e a velocidade m\u00e1xima de 160 km\/h para 165 km\/h.<\/p>\n\n\n\n

Continuidade:<\/strong> O slogan de campanha de Adenauer, do partido Uni\u00e3o Democr\u00e1tica Crist\u00e3, nos anos 1950 era \u201cnada de experi\u00eancias\u201d, um lema que o chanceler parecia aplicar tamb\u00e9m aos seus ve\u00edculos oficiais: ele usou um total de seis diferentes 300s da s\u00e9rie de modelos W 186 e sua sucessora, a s\u00e9rie W 189, entre 1951 e o final de seu mandato, em outubro de 1963.  O modelo logo se tornou conhecido como \u201cMercedes Adenauer\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cAdenauer\u201d N\u00ba. 1:<\/strong> O primeiro Mercedes-Benz 300 do chanceler, de 1951, tamb\u00e9m \u00e9 uma pe\u00e7a importante da hist\u00f3ria. O ve\u00edculo oficial foi retirado de servi\u00e7o e vendido em 1956, ap\u00f3s percorrer mais de 150.000 quil\u00f4metros. Em 1971, ele foi levado para os Estados Unidos e comprado pela \u201cHaus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland\u201d (Casa da Hist\u00f3ria da Rep\u00fablica Federal da Alemanha), em 1989. Desde que esse estabelecimento abriu suas portas, em 1994, o primeiro \u201cAdenauer\u201d de Adenauer tem sido uma pe\u00e7a de exibi\u00e7\u00e3o fundamental, com sua placa correspondente: 0-002. Na \u00e9poca, a carroceria, o chassi, a suspens\u00e3o e o interior do Mercedes-Benz 300 foram totalmente restaurados, com o apoio dos especialistas do Mercedes-Benz Classic.<\/p>\n\n\n\n

Visite o site: https:\/\/www.mercedes-benz.com.br\/<\/a><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Mercedes-Benz 300, tamb\u00e9m conhecido como Mercedes Adenauer – o \u00faltimo autom\u00f3vel oficial de Konrad Adenauer,<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":21050,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,9],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/21049"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=21049"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/21049\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/21050"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=21049"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=21049"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=21049"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}