{"id":20923,"date":"2021-09-01T17:36:00","date_gmt":"2021-09-01T20:36:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=20923"},"modified":"2021-09-25T17:37:28","modified_gmt":"2021-09-25T20:37:28","slug":"inadimplencia-recua-na-capital-paulista-em-agosto","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/inadimplencia-recua-na-capital-paulista-em-agosto\/","title":{"rendered":"Inadimpl\u00eancia recua na capital paulista em agosto"},"content":{"rendered":"\n

Sem melhora na economia, infla\u00e7\u00e3o e desemprego altos levam a novo recorde de endividamento<\/p>\n\n\n\n

A inadimpl\u00eancia na capital paulista recuou neste m\u00eas: dos 19,1%, em julho, para 18,8%, em agosto, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimpl\u00eancia do Consumidor (PEIC), realizada pela Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP). Infla\u00e7\u00e3o e desemprego altos, por outro lado, levaram a cidade a um novo recorde de endividamento. O avan\u00e7o hist\u00f3rico \u00e9 motivado pela necessidade, e n\u00e3o por uma melhora da economia.<\/p>\n\n\n\n

Em agosto, a taxa de fam\u00edlias endividadas passou de 66,1% para 67,2%. S\u00e3o 2,68 milh\u00f5es com algum tipo de d\u00edvida \u2013 aumentos de 46 mil, na compara\u00e7\u00e3o mensal, e de 446 mil, em rela\u00e7\u00e3o a agosto de 2020, quando a taxa era de 56,4%. Os lares com d\u00edvidas em atraso, por sua vez, somam 750 mil. Apesar do recuo, no ano, houve avan\u00e7o de 1,6 ponto porcentual (p.p.).<\/p>\n\n\n\n

Em termos absolutos, 309 mil fam\u00edlias n\u00e3o conseguir\u00e3o pagar as d\u00edvidas em atraso. No entanto, houve queda no n\u00famero daquelas que acreditam que n\u00e3o ser\u00e1 poss\u00edvel honrar a d\u00edvida (7,7%, ante os 8,3% em julho). Para continuar consumindo, elas t\u00eam buscado o cart\u00e3o de cr\u00e9dito, respons\u00e1vel por 80,7% dos endividados. Na sequ\u00eancia, est\u00e3o os carn\u00eas (18,6%), com o maior porcentual desde agosto de 2015. Quanto \u00e0 forma de pagamento, o cart\u00e3o de cr\u00e9dito parcelado lidera, com 28,6%, seguido pelas op\u00e7\u00f5es de d\u00e9bito (22,7%) e de dinheiro (20,4%). O 28,6% do parcelado \u00e9 o maior porcentual registrado desde novembro do ano passado.<\/p>\n\n\n\n

Segundo a pesquisa, as fam\u00edlias com renda mais elevada tamb\u00e9m est\u00e3o ficando mais endividadas, al\u00e9m disso, a diferen\u00e7a para a faixa mais baixa est\u00e1 diminuindo. No entanto, embora a inadimpl\u00eancia tenha subido para ambas, na compara\u00e7\u00e3o anual, a diferen\u00e7a ainda \u00e9 significativa. A taxa para as fam\u00edlias com renda mais baixa foi de 22,6%, em agosto, contra 8,7% para o grupo acima dos dez sal\u00e1rios m\u00ednimos.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

O \u00cdndice de Consumo das Fam\u00edlias (ICF), que integra o levantamento, obteve alta de 2,1% em agosto, mas ainda demonstra insatisfa\u00e7\u00e3o, com 69 pontos ante os 67,5 de julho. Desde abril, o ICF se mant\u00e9m no patamar dos 60 pontos e n\u00e3o encontra bases s\u00f3lidas para crescer em um ritmo mais forte. Al\u00e9m disso, todos os sete itens analisados pelo ICF est\u00e3o abaixo dos 100.<\/p>\n\n\n\n

O que influenciou a alta no m\u00eas, entretanto, foram os itens relacionados a Futuro, Perspectiva de Consumo (8% e 73,2 pontos) e Perspectiva Profissional (4,5% e 80,9 pontos).<\/p>\n\n\n\n

O \u00cdndice de Confian\u00e7a do Consumidor (ICC) tamb\u00e9m apresentou avan\u00e7o t\u00edmido (0,9%), ao passar de 111 para 112 pontos. Os grupos que influenciaram o ICC foram mulheres, consumidores acima de 35 anos e com renda superior a dez sal\u00e1rios m\u00ednimos. Esta tend\u00eancia pode estar relacionada \u00e0 reabertura da economia, com o avan\u00e7o da vacina\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Para a Federa\u00e7\u00e3o, de forma geral, a situa\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica das fam\u00edlias ainda requer cuidados. O endividamento elevado sem uma retomada consistente na gera\u00e7\u00e3o de emprego deve ser um limitador para o aumento nas vendas no com\u00e9rcio.<\/p>\n\n\n\n

Notas metodol\u00f3gicas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

PEIC
<\/strong>A Pesquisa de Endividamento e Inadimpl\u00eancia do Consumidor (PEIC) \u00e9 apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. S\u00e3o entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista. Em 2010, houve uma reestrutura\u00e7\u00e3o do question\u00e1rio para compor a pesquisa nacional da Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Com\u00e9rcio (CNC), e, por isso, a atual s\u00e9rie deve ser comparada a partir de 2010.O objetivo da PEIC \u00e9 diagnosticar os n\u00edveis tanto de endividamento quanto de inadimpl\u00eancia do consumidor. O endividamento \u00e9 quando a fam\u00edlia possui alguma d\u00edvida. Inadimpl\u00eancia \u00e9 quando a d\u00edvida est\u00e1 em atraso. A pesquisa permite o acompanhamento dos principais tipos de d\u00edvida, do n\u00edvel de comprometimento do comprador com as despesas e da percep\u00e7\u00e3o deste em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decis\u00e3o dos empres\u00e1rios do com\u00e9rcio e demais agentes econ\u00f4micos, al\u00e9m de ter o detalhamento das informa\u00e7\u00f5es por faixa de renda de dois grupos: renda inferior e acima dos dez sal\u00e1rios m\u00ednimos.<\/p>\n\n\n\n

ICF
<\/strong>O \u00cdndice de Inten\u00e7\u00e3o de Consumo das Fam\u00edlias (ICF) \u00e9 apurado mensalmente pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo. O ICF \u00e9 composto por sete itens: Emprego Atual; Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Cr\u00e9dito; N\u00edvel de Consumo; Perspectiva de Consumo e Momento para Dur\u00e1veis. O \u00edndice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos \u00e9 considerado insatisfat\u00f3rio, e acima de cem pontos, satisfat\u00f3rio. O objetivo da pesquisa \u00e9 ser um indicador antecedente de vendas do com\u00e9rcio, tornando poss\u00edvel, a partir do ponto de vista dos consumidores e n\u00e3o por uso de modelos econom\u00e9tricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias, assim como para as institui\u00e7\u00f5es financeiras.<\/p>\n\n\n\n

ICC
<\/strong>O \u00cdndice de Confian\u00e7a do Consumidor (ICC) \u00e9 apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados s\u00e3o coletados com aproximadamente 2,1 mil consumidores no munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo. O objetivo \u00e9 identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condi\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas atuais e suas expectativas quanto \u00e0 situa\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica futura. Esses dados s\u00e3o segmentados por n\u00edvel de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composi\u00e7\u00e3o, al\u00e9m do \u00edndice geral, se apresenta como: \u00cdndice das Condi\u00e7\u00f5es Econ\u00f4micas Atuais (ICEA) e \u00cdndice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decis\u00f5es de investimento e para forma\u00e7\u00e3o de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a FecomercioSP
<\/strong>Re\u00fane l\u00edderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratiza\u00e7\u00e3o e pela moderniza\u00e7\u00e3o, desenvolve solu\u00e7\u00f5es, elabora pesquisas e disponibiliza conte\u00fado pr\u00e1tico sobre as quest\u00f5es que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milh\u00e3o de empres\u00e1rios, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milh\u00f5es de empregos.<\/p>\n\n\n\n

Mais informa\u00e7\u00f5es:<\/strong><\/em>
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Adriana Gemignani \u2013 adriana.gemignani@tutu.ee<\/em>
(11) 96864-3431<\/em>
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Arlete Moraes \u2013 arlete.moraes@agenciatutu.com.br<\/em>
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