{"id":19819,"date":"2021-08-06T20:55:00","date_gmt":"2021-08-06T23:55:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=19819"},"modified":"2021-09-23T20:56:34","modified_gmt":"2021-09-23T23:56:34","slug":"fluxo-maior-nas-lojas-aponta-para-retomada-da-economia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/fluxo-maior-nas-lojas-aponta-para-retomada-da-economia\/","title":{"rendered":"Fluxo maior nas lojas aponta para retomada da economia"},"content":{"rendered":"\n
Mesmo com acelera\u00e7\u00e3o do e-commerce, tem aumentado m\u00eas a m\u00eas o total de consumidores que visitaram shoppings e lojas f\u00edsicas, segundo o \u00edndice da FX Data Intelligence\/SBVC<\/p>\n\n\n\n
Aos poucos os consumidores t\u00eam visitado mais o varejo f\u00edsico: em junho, a alta no fluxo foi de 1,2% nas lojas de rua, e de 3% nos shoppings centers em compara\u00e7\u00e3o a maio.<\/p>\n\n\n\n
Quando essa compara\u00e7\u00e3o \u00e9 feita com junho de 2020, logo ap\u00f3s a primeira flexibiliza\u00e7\u00e3o das medidas restritivas, o aumento no fluxo foi de 184,5% nos shoppings, e de 63,4% nas lojas f\u00edsicas.<\/p>\n\n\n\n
Os dados foram apurados pela FX Data Intelligence, investida da HiPartners, venture capital focado em retailtechs, e chancelados pela 4Intelligence e pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).<\/p>\n\n\n\n
Na compara\u00e7\u00e3o com abril de 2021, o m\u00eas de maio teve um crescimento muito maior no fluxo de consumidores das lojas f\u00edsicas, que ficou em 77%. J\u00e1 nos shoppings centers, a alta foi de 65,8%.<\/p>\n\n\n\n
LEIA MAIS:<\/strong> Mudan\u00e7as de comportamento do consumidor podem fechar shoppings? <\/a><\/p>\n\n\n\n A diferen\u00e7a de crescimento entre maio a junho reflete tanto o movimento de compras para o Dia das M\u00e3es, a segunda data mais importante para o varejo, como a transi\u00e7\u00e3o das medidas restritivas.<\/p>\n\n\n\n \u201cOs n\u00fameros, no comparativo anual, indicam que o varejo est\u00e1 retornando ao cen\u00e1rio pr\u00e9-pandemia. Em junho de 2020, o varejo j\u00e1 estava em opera\u00e7\u00e3o em grande parte do pa\u00eds, mas este ano j\u00e1 mostra uma curva de crescimento\u201d, afirma Fl\u00e1via Pini, s\u00f3cia da HiPartners Capital & Work.<\/p>\n\n\n\n O \u00cdndice de Performance do Varejo (IPV) de junho de 2021 tamb\u00e9m indica melhora na performance de vendas do varejo ante junho de 2020: houve aumento de 17,4% na quantidade de boletos gerados (vendas) e de 8,2% no faturamento nominal.<\/p>\n\n\n\n Destacam-se tamb\u00e9m as lojas em shoppings, que tiveram varia\u00e7\u00e3o anual positiva no volume de vendas (83,9%) e faturamento (84,6%), enquanto as lojas de rua registraram avan\u00e7o de 6,75% na quantidade de boletos (vendas) ante junho de 2020, e relativa estabilidade (-0,5%) no faturamento nominal na mesma base de compara\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, a acelera\u00e7\u00e3o extrema do e-commerce, que come\u00e7ou em 2020 e continua, j\u00e1 traz consequ\u00eancias fortes no curto e m\u00e9dio prazo, que \u00e9 o aumento da velocidade de crescimento do varejo.<\/p>\n\n\n\n