{"id":19819,"date":"2021-08-06T20:55:00","date_gmt":"2021-08-06T23:55:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=19819"},"modified":"2021-09-23T20:56:34","modified_gmt":"2021-09-23T23:56:34","slug":"fluxo-maior-nas-lojas-aponta-para-retomada-da-economia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/fluxo-maior-nas-lojas-aponta-para-retomada-da-economia\/","title":{"rendered":"Fluxo maior nas lojas aponta para retomada da economia"},"content":{"rendered":"\n

Mesmo com acelera\u00e7\u00e3o do e-commerce, tem aumentado m\u00eas a m\u00eas o total de consumidores que visitaram shoppings e lojas f\u00edsicas, segundo o \u00edndice da FX Data Intelligence\/SBVC<\/p>\n\n\n\n

Aos poucos os consumidores t\u00eam visitado mais o varejo f\u00edsico: em junho, a alta no fluxo foi de 1,2% nas lojas de rua, e de 3% nos shoppings centers em compara\u00e7\u00e3o a maio.<\/p>\n\n\n\n

Quando essa compara\u00e7\u00e3o \u00e9 feita com junho de 2020, logo ap\u00f3s a primeira flexibiliza\u00e7\u00e3o das medidas restritivas, o aumento no fluxo foi de 184,5% nos shoppings, e de 63,4% nas lojas f\u00edsicas.<\/p>\n\n\n\n

Os dados foram apurados pela FX Data Intelligence, investida da HiPartners, venture capital focado em retailtechs, e chancelados pela 4Intelligence e pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).<\/p>\n\n\n\n

Na compara\u00e7\u00e3o com abril de 2021, o m\u00eas de maio teve um crescimento muito maior no fluxo de consumidores das lojas f\u00edsicas, que ficou em 77%. J\u00e1 nos shoppings centers, a alta foi de 65,8%.<\/p>\n\n\n\n

LEIA MAIS:<\/strong>  Mudan\u00e7as de comportamento do consumidor podem fechar shoppings? <\/a><\/p>\n\n\n\n

A diferen\u00e7a de crescimento entre maio a junho reflete tanto o movimento de compras para o Dia das M\u00e3es, a segunda data mais importante para o varejo, como a transi\u00e7\u00e3o das medidas restritivas.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs n\u00fameros, no comparativo anual, indicam que o varejo est\u00e1 retornando ao cen\u00e1rio pr\u00e9-pandemia. Em junho de 2020, o varejo j\u00e1 estava em opera\u00e7\u00e3o em grande parte do pa\u00eds, mas este ano j\u00e1 mostra uma curva de crescimento\u201d, afirma Fl\u00e1via Pini, s\u00f3cia da HiPartners Capital & Work.<\/p>\n\n\n\n

O \u00cdndice de Performance do Varejo (IPV) de junho de 2021 tamb\u00e9m indica melhora na performance de vendas do varejo ante junho de 2020: houve aumento de 17,4% na quantidade de boletos gerados (vendas) e de 8,2% no faturamento nominal.<\/p>\n\n\n\n

Destacam-se tamb\u00e9m as lojas em shoppings, que tiveram varia\u00e7\u00e3o anual positiva no volume de vendas (83,9%) e faturamento (84,6%), enquanto as lojas de rua registraram avan\u00e7o de 6,75% na quantidade de boletos (vendas) ante junho de 2020, e relativa estabilidade (-0,5%) no faturamento nominal na mesma base de compara\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, a acelera\u00e7\u00e3o extrema do e-commerce, que come\u00e7ou em 2020 e continua, j\u00e1 traz consequ\u00eancias fortes no curto e m\u00e9dio prazo, que \u00e9 o aumento da velocidade de crescimento do varejo.<\/p>\n\n\n\n

LEIA MAIS:<\/strong>  O varejo nunca mais voltar\u00e1 ao normal. E isso \u00e9 uma coisa boa<\/a><\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m da necessidade de preencher os vazios das lojas que fecharam com a crise da covid, a conveni\u00eancia o e-commerce fizeram a compra presencial deixar de ter sentido para uma boa parcela dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

Essa necessidade de integrar o varejo f\u00edsico e o digital fez com que esses lojistas reservassem espa\u00e7os para estoques, abrissem dark stores, se voltassem para o marketplace ou adotassem o delivery.<\/p>\n\n\n\n

Ou seja: o modelo de loja que abria de manh\u00e3 e fechava \u00e0 noite esperando o cliente chegar e comprar, morreu: a loja f\u00edsica continua existindo, mas n\u00e3o pode mais ser passiva, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs varejistas precisam interagir com seus clientes usando as ferramentas do mundo digital, para levar os clientes \u00e0 loja f\u00edsica, que precisa ser repensada e ressignificada\u201d, destaca.<\/p>\n\n\n\n

REGI\u00d5ES & CATEGORIAS
<\/strong>O mapeamento da FX\/SBVC tamb\u00e9m apresenta recortes regionais e por segmento. Na an\u00e1lise regional, as lojas f\u00edsicas localizadas no Sudeste tiveram o maior aumento de fluxo, com alta de 110,8% em junho, na compara\u00e7\u00e3o com igual m\u00eas de 2020.<\/p>\n\n\n\n

No Nordeste, o crescimento foi de 60,5%, seguido pelo Sul, com 43,3%. O Norte cresceu 4,8%, e o Centro-Oeste registrou queda de 26,8%. O acumulado do ano no Brasil, por\u00e9m, ainda \u00e9 negativo em 7,4%.<\/p>\n\n\n\n

Entre os shopping centers, a regi\u00e3o Sudeste teve um salto de 469,2% no fluxo na compara\u00e7\u00e3o junho de 2021 com junho do ano passado. No Sul aumentou 79,3% e no Nordeste, 44,7%. Os centros de compras localizados no Centro-Oeste e no Norte n\u00e3o tiveram amostragem significativa no levantamento. No acumulado do ano para os shoppings, a queda nacional \u00e9 de 18,3%.<\/p>\n\n\n\n

Entre as categorias de compras, apenas tr\u00eas registraram queda na compara\u00e7\u00e3o com junho de 2020: departamentos (-13,9%), home center (-13,6%) e drogarias (-1,7%).<\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, \u00f3tica registrou aumento de 210,8%, seguida por utilidades dom\u00e9sticas (202,8%) e moda (152,5%). Tamb\u00e9m subiram eletroeletr\u00f4nicos (73,9%), departamentos (22,7%) e beleza (5,2%).<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Di\u00e1rio do Com\u00e9rcio (https:\/\/dcomercio.com.br\/categoria\/negocios\/fluxo-maior-nas-lojas-aponta-para-retomada-da-economia<\/a>)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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