{"id":18721,"date":"2021-07-12T23:19:00","date_gmt":"2021-07-13T02:19:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=18721"},"modified":"2021-09-20T23:20:43","modified_gmt":"2021-09-21T02:20:43","slug":"mitos-e-verdades-sobre-a-embreagem-do-seu-carro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/mitos-e-verdades-sobre-a-embreagem-do-seu-carro\/","title":{"rendered":"Mitos e verdades sobre a embreagem do seu carro"},"content":{"rendered":"\n
Entenda o que \u00e9 fato e o que \u00e9 lenda no acionamento do pedal esquerdo<\/p>\n\n\n\n
A embreagem realiza o acoplamento do motor com o c\u00e2mbio e garante a transfer\u00eancia homog\u00eanea de torque, facilitando tamb\u00e9m a mudan\u00e7a de marchas. Seu uso em carros manuais, atrav\u00e9s do pedal esquerdo, \u00e9 cercado de mitos e quest\u00f5es que geralmente vieram l\u00e1 do passado. Vamos tentar respond\u00ea-las nos t\u00f3picos abaixo.<\/p>\n\n\n\n
Por que o pedal da embreagem come\u00e7a a endurecer em carros com dezenas de milhares de qui\u00f4metros rodados? O principal respons\u00e1vel pelo desgaste s\u00e3o os pesados choques mec\u00e2nicos e as altas temperaturas impostas aos componentes. Para prolongar a vida \u00fatil da embreagem, o motorista precisa eliminar certos v\u00edcios na condu\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo, como descansar o p\u00e9 no pedal, \u201csegurar\u201d o carro com a embreagem e o acelerador numa ladeira (em vez de usar o freio de m\u00e3o) e dar arrancadas bruscas.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 verdade que n\u00e3o se deve acionar a embreagem ao dar a partida? \u00c9 melhor dar a partida com a marcha engatada (pisando na embreagem)? Ao desengatar as marchas, \u00e9 necess\u00e1rio pisar na embreagem? Ao apertar a embreagem rapidamente e soltar (com a marcha engatada), o carro corre mais?
<\/strong>Isso acontece por causa do desgaste do conjunto da embreagem. Quando ocorre, a mola do disco j\u00e1 pode ter perdido de 20% a 30% de sua flexibilidade. A mola do plat\u00f4 se deteriora com o uso, prejudicando todo o mecanismo. Nessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o h\u00e1 outra sa\u00edda: \u00e9 preciso trocar o conjunto da embreagem.<\/p>\n\n\n\n
<\/strong>Em termos. N\u00e3o h\u00e1 um consenso a esse respeito. H\u00e1 quem afirme que essa pr\u00e1tica n\u00e3o traz benef\u00edcio mec\u00e2nico algum. E h\u00e1 quem diga que, ao se pisar na embreagem, alivia-se o peso no volante do motor, o que \u00e9 sempre \u00fatil, especialmente quando a bateria est\u00e1 fraca para dar a partida.<\/p>\n\n\n\n
<\/strong>Tamb\u00e9m n\u00e3o h\u00e1 consenso. Temos no mercado inclusive modelos manuais que s\u00f3 d\u00e3o a partida com a embreagem acionada. H\u00e1 quem ache que, assim, o \u00f3leo subiria mais r\u00e1pido para lubrificar o c\u00e2mbio. Mas, ao ligar o carro, os pist\u00f5es se movimentam, lubrificando as paredes do cilindro. A circula\u00e7\u00e3o do \u00f3leo lubrifica o c\u00e2mbio quando ele \u00e9 movimentado.<\/p>\n\n\n\n
<\/strong>Claro que sim. A embreagem deve ser sempre acionada tanto no engate quanto no desengate das marchas. Isso evita a quebra dos dentes das engrenagens.<\/p>\n\n\n\n
<\/strong>N\u00e3o. O que acontece \u00e9 um tranco provocado pela retomada da acelera\u00e7\u00e3o do motor. Ao acionar a embreagem, ocorre o desvinculamento r\u00e1pido do motor com o c\u00e2mbio e, consequentemente, com as rodas. Isso acelera o desgaste da embreagem.<\/p>\n\n\n\n