{"id":18721,"date":"2021-07-12T23:19:00","date_gmt":"2021-07-13T02:19:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=18721"},"modified":"2021-09-20T23:20:43","modified_gmt":"2021-09-21T02:20:43","slug":"mitos-e-verdades-sobre-a-embreagem-do-seu-carro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/mitos-e-verdades-sobre-a-embreagem-do-seu-carro\/","title":{"rendered":"Mitos e verdades sobre a embreagem do seu carro"},"content":{"rendered":"\n
\n\n\n\n

Entenda o que \u00e9 fato e o que \u00e9 lenda no acionamento do pedal esquerdo<\/p>\n\n\n\n

A embreagem realiza o acoplamento do motor com o c\u00e2mbio e garante a transfer\u00eancia homog\u00eanea de torque, facilitando tamb\u00e9m a mudan\u00e7a de marchas. Seu uso em carros manuais, atrav\u00e9s do pedal esquerdo, \u00e9 cercado de mitos e quest\u00f5es que geralmente vieram l\u00e1 do passado. Vamos tentar respond\u00ea-las nos t\u00f3picos abaixo.<\/p>\n\n\n\n

Por que o pedal da embreagem come\u00e7a a endurecer em carros com dezenas de milhares de qui\u00f4metros rodados?
<\/strong>Isso acontece por causa do desgaste do conjunto da embreagem. Quando ocorre, a mola do disco j\u00e1 pode ter perdido de 20% a 30% de sua flexibilidade. A mola do plat\u00f4 se deteriora com o uso, prejudicando todo o mecanismo. Nessas condi\u00e7\u00f5es, n\u00e3o h\u00e1 outra sa\u00edda: \u00e9 preciso trocar o conjunto da embreagem.<\/p>\n\n\n\n

O principal respons\u00e1vel pelo desgaste s\u00e3o os pesados choques mec\u00e2nicos e as altas temperaturas impostas aos componentes. Para prolongar a vida \u00fatil da embreagem, o motorista precisa eliminar certos v\u00edcios na condu\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo, como descansar o p\u00e9 no pedal, \u201csegurar\u201d o carro com a embreagem e o acelerador numa ladeira (em vez de usar o freio de m\u00e3o) e dar arrancadas bruscas.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 verdade que n\u00e3o se deve acionar a embreagem ao dar a partida?
<\/strong>Em termos. N\u00e3o h\u00e1 um consenso a esse respeito. H\u00e1 quem afirme que essa pr\u00e1tica n\u00e3o traz benef\u00edcio mec\u00e2nico algum. E h\u00e1 quem diga que, ao se pisar na embreagem, alivia-se o peso no volante do motor, o que \u00e9 sempre \u00fatil, especialmente quando a bateria est\u00e1 fraca para dar a partida.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 melhor dar a partida com a marcha engatada (pisando na embreagem)?
<\/strong>Tamb\u00e9m n\u00e3o h\u00e1 consenso. Temos no mercado inclusive modelos manuais que s\u00f3 d\u00e3o a partida com a embreagem acionada. H\u00e1 quem ache que, assim, o \u00f3leo subiria mais r\u00e1pido para lubrificar o c\u00e2mbio. Mas, ao ligar o carro, os pist\u00f5es se movimentam, lubrificando as paredes do cilindro. A circula\u00e7\u00e3o do \u00f3leo lubrifica o c\u00e2mbio quando ele \u00e9 movimentado.<\/p>\n\n\n\n

Ao desengatar as marchas, \u00e9 necess\u00e1rio pisar na embreagem?
<\/strong>Claro que sim. A embreagem deve ser sempre acionada tanto no engate quanto no desengate das marchas. Isso evita a quebra dos dentes das engrenagens.<\/p>\n\n\n\n

Ao apertar a embreagem rapidamente e soltar (com a marcha engatada), o carro corre mais?
<\/strong>N\u00e3o. O que acontece \u00e9 um tranco provocado pela retomada da acelera\u00e7\u00e3o do motor. Ao acionar a embreagem, ocorre o desvinculamento r\u00e1pido do motor com o c\u00e2mbio e, consequentemente, com as rodas. Isso acelera o desgaste da embreagem.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Posso partir da imobilidade com a segunda marcha engatada?
<\/strong>Isso n\u00e3o \u00e9 recomendado. Andar com o carro em marcha mais alta que o indicado pode prejudicar o motor e a caixa de mudan\u00e7as. Nessa situa\u00e7\u00e3o, o motor pede uma marcha mais baixa para adequar a pot\u00eancia \u00e0 velocidade do ve\u00edculo. A pot\u00eancia mal gerenciada faz com que a transmiss\u00e3o funcione aos trancos, causando desgastes.<\/p>\n\n\n\n

O que significa \u201ctrocar de marchas no tempo\u201d, sem o uso da embreagem?
<\/strong>Isso significa sincronizar a velocidade do motor com a velocidade da engrenagem que ser\u00e1 selecionada. Nesse exato momento, voc\u00ea n\u00e3o precisa que a embreagem seja selecionada para o engate.<\/p>\n\n\n\n

Para isso, \u00e9 preciso conhecer as rela\u00e7\u00f5es de marcha de seu carro para saber exatamente qual rota\u00e7\u00e3o deve ser atingira em cada troca (por exemplo, esticar a primeira marcha at\u00e9 os 4.000 rpm e ent\u00e3o passar para a segunda a 2.000 rpm, caso a rela\u00e7\u00e3o entre as marchas seja de 2:1).<\/p>\n\n\n\n

Este recurso pode ser importante caso, por algum motivo, voc\u00ea precise movimentar o carro sem utilizar a embreagem (se ela estiver avariada, por exemplo). A troca, por\u00e9m, tem que ser feita de maneira perfeita, sem arranhar as marchas.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 poss\u00edvel fazer isso em carros de passeio, mas o que se economiza no desgaste de embreagem \u00e9 muito pequeno diante do risco de voc\u00ea causar um dano maior nas engrenagens e an\u00e9is sincronizadores.<\/p>\n\n\n\n

Quais as consequ\u00eancias de se arranhar a marcha durante as trocas?
<\/strong>O engate for\u00e7ado durante a troca de marchas pode quebrar ou tirar \u201clascas\u201d dos dentes das engrenagens do c\u00e2mbio. Essas \u201clascas\u201d ficam no \u00f3leo de lubrifica\u00e7\u00e3o do c\u00e2mbio. Como o buj\u00e3o do \u00f3leo \u00e9 magn\u00e9tico, ele atrai essa limalha.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 f\u00e1cil verificar se h\u00e1 limalha durante a troca de \u00f3leo do c\u00e2mbio, pois as part\u00edculas grudam no \u00edma do buj\u00e3o. Constatada a sua presen\u00e7a, o \u00f3leo deve ser trocado rapidamente, pois os peda\u00e7os de metal danificam as outras engrenagens do c\u00e2mbio.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Quatro Rodas (https:\/\/quatrorodas.abril.com.br\/auto-servico\/verdades-e-mitos-sobre-a-embreagem\/<\/a>)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Entenda o que \u00e9 fato e o que \u00e9 lenda no acionamento do pedal esquerdo<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":18723,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18721"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=18721"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18721\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/18723"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18721"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=18721"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=18721"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}