{"id":16200,"date":"2021-05-07T13:53:00","date_gmt":"2021-05-07T16:53:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=16200"},"modified":"2021-09-12T13:54:27","modified_gmt":"2021-09-12T16:54:27","slug":"comercio-varejista-recua-06-de-fevereiro-para-marco","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/comercio-varejista-recua-06-de-fevereiro-para-marco\/","title":{"rendered":"Com\u00e9rcio varejista recua 0,6% de fevereiro para mar\u00e7o"},"content":{"rendered":"\n
Dado \u00e9 da Pesquisa Mensal de Com\u00e9rcio, do IBGE (Por Vitor – Rio de Janeiro \/ Foto: \u00a9 Geraldo Bubniak\/AEN)<\/p>\n\n\n\n
O volume de vendas do com\u00e9rcio varejista caiu 0,6% na passagem de fevereiro para mar\u00e7o. A queda veio depois de uma alta de 0,5% na passagem de janeiro para fevereiro. O dado, da Pesquisa Mensal de Com\u00e9rcio (PMC), foi divulgado hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE).<\/p>\n\n\n\n
O com\u00e9rcio varejista tamb\u00e9m apresentou varia\u00e7\u00e3o negativa de 0,1% na m\u00e9dia m\u00f3vel trimestral e queda de 0,6% no acumulado do ano. Na compara\u00e7\u00e3o com mar\u00e7o de 2020, no entanto, o setor cresceu 2,4%. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 0,7%.<\/p>\n\n\n\n
Sete das oito atividades comerciais pesquisadas pelo IBGE tiveram perdas na passagem de fevereiro para mar\u00e7o, com destaque para tecidos, vestu\u00e1rio e cal\u00e7ados (-41,5%), m\u00f3veis e eletrodom\u00e9sticos (-22%), e livros, jornais, revistas e papelaria (-19,1%).<\/p>\n\n\n\n
Os demais setores com queda foram: outros artigos de uso pessoal e dom\u00e9stico (-5,9%), combust\u00edveis e lubrificantes (-5,3%), equipamentos e material para escrit\u00f3rio, inform\u00e1tica e comunica\u00e7\u00e3o (-4,5%) e artigos farmac\u00eauticos, m\u00e9dicos, ortop\u00e9dicos, de perfumaria e cosm\u00e9ticos (-0,1%).<\/p>\n\n\n\n
A \u00fanica atividade com alta no per\u00edodo foi hipermercados, supermercados, produtos aliment\u00edcios, bebidas e fumo (3,3%).<\/p>\n\n\n\n
No varejo ampliado, que tamb\u00e9m inclui a venda de ve\u00edculos e de materiais de constru\u00e7\u00e3o, houve recuo de 5,3% no volume de vendas, devido a quedas de 20% nos ve\u00edculos, motos, partes e pe\u00e7as e de 5,6% nos materiais de constru\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
O varejo ampliado acumulou queda de 1,1% em 12 meses, mas apresentou altas de 10,1% na compara\u00e7\u00e3o com mar\u00e7o de 2020 e de 1,4% no acumulado do ano.<\/p>\n\n\n\n
A receita nominal do varejo teve alta de 0,1% na compara\u00e7\u00e3o com fevereiro, de 13,1% na compara\u00e7\u00e3o com mar\u00e7o de 2020, de 9,5% no acumulado do ano e de 6,9% no acumulado de 12 meses.<\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 a receita do varejo ampliado apresentou queda de 4,2% na compara\u00e7\u00e3o com fevereiro e altas de 22,2% em rela\u00e7\u00e3o a mar\u00e7o de 2020, de 12,3% no acumulado do ano e de 5,5% no acumulado de 12 meses.<\/p>\n\n\n\n