{"id":16031,"date":"2021-05-04T12:06:00","date_gmt":"2021-05-04T15:06:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=16031"},"modified":"2021-09-12T12:11:12","modified_gmt":"2021-09-12T15:11:12","slug":"ano-tem-8-lancamentos-mais-importantes-para-fornecedores-nacionais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/ano-tem-8-lancamentos-mais-importantes-para-fornecedores-nacionais\/","title":{"rendered":"Ano tem 8 lan\u00e7amentos mais importantes para fornecedores nacionais"},"content":{"rendered":"\n
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Veja quando come\u00e7am a ser produzidos e vendidos os carros mais aguardados de 2021 e in\u00edcio de 2022 (PEDRO KUTNEY, AB)<\/p>\n\n\n\n

Apesar do forte impacto da pandemia de coronav\u00edrus sobre a ind\u00fastria automotiva em 2020, os investimentos j\u00e1 programados no desenvolvimento e lan\u00e7amento de ve\u00edculos foram mantidos, embora alguns deles tiveram de ser adiados em alguns meses. Para 2021 e in\u00edcio de 2022, chegam ao mercado brasileiro oito ve\u00edculos dos mais relevantes para a cadeia de suprimentos no Pa\u00eds, sete deles produzidos em f\u00e1bricas no Brasil e um na Argentina, conforme levantamento da consultoria IHS Markit compartilhado com exclusividade para Automotive Business<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

A lista dos oito lan\u00e7amentos previstos s\u00e3o de ve\u00edculos in\u00e9ditos no Brasil e envolve cinco fabricantes. Metade deles ser\u00e1 lan\u00e7ada por tr\u00eas das quatro marcas do Grupo Stellantis vendidas no Mercosul, sendo dois SUVs da Fiat, um Jeep de sete assentos (que vem sendo chamado de Commander) e o Citro\u00ebn C3 sobre nova plataforma, todos produzidos em f\u00e1bricas brasileiras. Os demais s\u00e3o o Toyota Corolla Cross (j\u00e1 lan\u00e7ado), o Volkswagen Taos que come\u00e7ou a ser produzido na Argentina em abril, o novo Hyundai Creta e a vers\u00e3o hatch do Honda City. O levantamento aponta o m\u00eas de in\u00edcio de produ\u00e7\u00e3o e de vendas no Brasil desses carros (veja todos os lan\u00e7amentos mais abaixo)<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

Seguindo a tend\u00eancia que vem se aprofundando no mercado brasileiro, a grande maioria dos lan\u00e7amentos \u00e9 de SUVs \u2013 ou algo similar \u2013, o segmento que mais cresce e j\u00e1 representa cerca de um quarto das vendas de ve\u00edculos no Pa\u00eds, formando filas de espera instant\u00e2neas logo ap\u00f3s a primeira apresenta\u00e7\u00e3o do carro. Dos oito ve\u00edculos listados, seis t\u00eam configura\u00e7\u00e3o de utilit\u00e1rio esportivo e um quer se parecer com um SUV \u2013 caso do novo hatch C3, que ser\u00e1 lan\u00e7ado em configura\u00e7\u00e3o com suspens\u00e3o mais elevada.<\/p>\n\n\n\n

OS PRINCIPAIS LAN\u00c7AMENTOS DO ANO
<\/strong>Confira abaixo o levantamento da IHS Markit de oito dos mais importantes lan\u00e7amentos de 2021 e in\u00edcio de 2022 no mercado brasileiro, com informa\u00e7\u00e3o sobre pa\u00eds de fabrica\u00e7\u00e3o, m\u00eas de in\u00edcio de produ\u00e7\u00e3o e vendas de cada modelo, bem como tipo de carroceria, plataforma e nome do projeto.<\/p>\n\n\n\n

Veja o infogr\u00e1fico no link: https:\/\/infogram.com\/os-lancamentos-mais-importantes-de-2021-1ho16vojr19l84n<\/a><\/p>\n\n\n\n

COROLLA CROSS, PRIMEIRO SUV URBANO NACIONAL DA TOYOTA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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O Toyota Corolla Cross produzido em Sorocaba j\u00e1 est\u00e1 \u00e0 venda e segue para 22 pa\u00edses: primeiro dos lan\u00e7amentos mais importantes do ano<\/strong>
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Corolla Cross<\/strong><\/a> \u00e9 o primeiro dos lan\u00e7amentos mais importantes do ano e primeiro SUV urbano produzido pela Toyota no Brasil, resultado de investimentos de R$ 1 bilh\u00e3o na f\u00e1brica de Sorocaba (SP). Apesar da pandemia, o lan\u00e7amento n\u00e3o foi atrasado. O modelo entrou em produ\u00e7\u00e3o comercial em mar\u00e7o e chegou no fim do mesmo m\u00eas \u00e0s concession\u00e1rias para brigar no cada vez mais disputado segmento de utilit\u00e1rios esportivos m\u00e9dio-compactos, liderado pelo Jeep Compass e que em breve ter\u00e1 a companhia do Volkswagen Taos.<\/p>\n\n\n\n

O carro j\u00e1 era fabricado na Tail\u00e2ndia e em Taiwan, mas a f\u00e1brica brasileira ser\u00e1 o maior polo mundial de produ\u00e7\u00e3o do Corolla Cross, que ser\u00e1 o ve\u00edculo mais exportado da hist\u00f3ria da Toyota no Brasil, de onde o SUV ser\u00e1 embarcado para 22 pa\u00edses da Am\u00e9rica Latina.<\/p>\n\n\n\n

O carro \u00e9 tamb\u00e9m o segundo modelo h\u00edbrido fabricado no Brasil, ao lado da nova gera\u00e7\u00e3o do sed\u00e3 Corolla produzido pela Toyota em Indaiatuba (SP) desde setembro de 2019. Ambos os ve\u00edculos s\u00e3o montados sobre a plataforma GA-C, arquitetura global da Toyota para ve\u00edculos compactos, por isso compartilham muitos componentes e usam os mesmos powertrains em duas vers\u00f5es, uma s\u00f3 com motor a combust\u00e3o 2.0 nacional, fabricado em Porto Feliz (SP), e outra h\u00edbrida flex, com trem-de-for\u00e7a importado do Jap\u00e3o que combina motores el\u00e9tricos e bicombust\u00edvel etanol-gasolina \u2013 uma solu\u00e7\u00e3o desenvolvida pela engenharia brasileira da fabricante.<\/p>\n\n\n\n

VOLKSWAGEN TAOS EST\u00c1 EM PRODU\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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O Taos j\u00e1 come\u00e7ou a ser produzido na Argentina e chega no fim de maio ao mercado brasileiro: maior, mais luxuoso e caro modelo j\u00e1 produzido pela Volkswagen no Mercosul<\/strong>
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O SUV m\u00e9dio Taos \u00e9 o mais importante lan\u00e7amento da Volkswagen na Am\u00e9rica Latina este ano, o \u00faltimo do programa de 20 lan\u00e7amentos da montadora iniciado em 2017, que envolveu investimentos de R$ 7 bilh\u00f5es no Brasil. O modelo deveria ter estreado no fim de 2020, mas a pandemia atrasou o plano em alguns meses. As vendas no Brasil come\u00e7am no fim de maio.<\/p>\n\n\n\n

Fruto do Projeto Tarek \u2013 nome de um SUV da Skoda, uma das marcas do Grupo VW, que serviu de base ao novo ve\u00edculo \u2013, o Taos come\u00e7ou a ser produzido em abril na f\u00e1brica de Pacheco<\/strong><\/a>, na Argentina, que recebeu investimentos de US$ 650 milh\u00f5es para fazer o novo SUV e outros modelos montados sobre a mesma plataforma modular multiuso do grupo, a MQB \u2013 j\u00e1 introduzida nas f\u00e1bricas brasileiras da Volkswagen.<\/p>\n\n\n\n

O Taos \u00e9 o maior, mais tecnol\u00f3gico, luxuoso e caro j\u00e1 produzido pela Volkswagen no Mercosul. Apesar de ser fabricado na Argentina, nasce com \u00edndice de localiza\u00e7\u00e3o acima dos 60% e tem muito conte\u00fado brasileiro, a come\u00e7ar pelo motor turbo 1.4 TSI fabricado em S\u00e3o Carlos (SP).<\/p>\n\n\n\n

HYUNDAI RENOVA O CRETA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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O novo Creta j\u00e1 mostrou suas fei\u00e7\u00f5es diferentes na \u00cdndia, onde o modelo tamb\u00e9m \u00e9 fabricado. Hyundai deve come\u00e7ar a produzir o SUV em Piracicaba (SP) a partir de junho<\/strong>
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Previsto para come\u00e7ar a ser produzido e vendido no Brasil em junho pr\u00f3ximo, a Hyundai vai renovar pela primeira vez o SUV compacto Creta, o segundo modelo fabricado pela coreana em Piracicaba (SP), lan\u00e7ado aqui em 2017.<\/p>\n\n\n\n

O Creta \u00e9 um SUV projetado para mercados emergentes pela Hyundai. O modelo tamb\u00e9m \u00e9 produzido na \u00cdndia, onde a renova\u00e7\u00e3o foi feita no ano passado e as exporta\u00e7\u00f5es tamb\u00e9m foram iniciadas \u2013 inclusive para o M\u00e9xico, primeiro mercado latino-americano a receber o carro. Por isso o novo desenho j\u00e1 \u00e9 conhecido \u2013 e criticado pelas formas pouco usuais.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o se espera grandes mudan\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o ao Creta que ser\u00e1 fabricado em vendido no Brasil, que receber\u00e1 atualiza\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas j\u00e1 presentes em outros carros da Hyundai. Ao contr\u00e1rio do modelo indiano vendido no M\u00e9xico, a expectativa \u00e9 que o SUV dever\u00e1 ser equipado com os motores j\u00e1 dispon\u00edveis aqui, incluindo os 1.6 e 2.0 aspirados utilizados na vers\u00e3o atual do modelo e tamb\u00e9m o turbo 1.0 TGDI lan\u00e7ado na nova linha HB20 em 2019.<\/p>\n\n\n\n

DOIS SUVS FIAT SOBRE A PLATAFORMA DO ARGO<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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Primeira imagem do Progetto 363 por inteiro: SUV-cup\u00ea Fiat come\u00e7a a ser produzido e vendido em agosto<\/strong>
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Garantindo grande compartilhamento de pe\u00e7as entre modelos fabricados no Brasil, a plataforma Type 199, a mesma utilizada pelo hatch Argo, dar\u00e1 origem aos dois primeiros SUVs compactos a da Fiat no Pa\u00eds, ambos a serem produzidos em Betim (MG) \u2013 dois projetos que tamb\u00e9m foram atrasados em alguns meses por causa da pandemia.<\/p>\n\n\n\n

Ao que tudo indica, a marca italiana vai utilizar estrat\u00e9gia parecida com a da Volkswagen, que lan\u00e7ou o SUV compacto T-Cross em 2019 e um ano depois o SUV-cup\u00ea Nivus, ambos constru\u00eddos sobre a base modular da MQB. A Fiat pretende fazer algo parecido ao contr\u00e1rio e em tempo menor.<\/p>\n\n\n\n

Primeiro, em agosto pr\u00f3ximo, come\u00e7a a produzir e vender no Brasil o SUV-cup\u00ea com dimens\u00f5es pr\u00f3ximas do Argo, ainda sem nome divulgado e conhecido como Progetto 363, que j\u00e1 teve diversas informa\u00e7\u00f5es e nuances de design divulgados no \u00faltimo m\u00eas. Espera-se a revela\u00e7\u00e3o das formas finais carro na ter\u00e7a-feira, 4 de maio, durante a final do Big Brother.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 se sabe que algumas de suas vers\u00f5es v\u00e3o oferecer c\u00e2mbio autom\u00e1tico CVT e usar o novo motor turbo tricil\u00edndrico 1.0 de 130 cavalos, que tamb\u00e9m come\u00e7a a ser fabricado este ano no Polo Automotivo Fiat de Betim. Outra caracter\u00edstica divulgada \u00e9 que o modelo vai incorporar o sistema de conex\u00e3o do ve\u00edculo com a internet Fiat Connect Me, que estreou em abril na nova Toro<\/strong><\/a> e inclui uma plataforma de servi\u00e7os conectados.<\/p>\n\n\n\n

Seis meses depois, est\u00e1 previsto para fevereiro de 2022 o in\u00edcio da produ\u00e7\u00e3o e vendas do segundo SUV Fiat, este conhecido como Progetto 376, tamb\u00e9m baseado sobre a plataforma Type 199, mas com carroceria mais tradicional e dimens\u00f5es pr\u00f3ximas da categoria C (hatch m\u00e9dio). As tecnologias e op\u00e7\u00f5es de powertrain dever\u00e3o ser as mesmas incorporadas pela maioria dos carros da marca nos pr\u00f3ximos meses.<\/p>\n\n\n\n

COMMANDER DEVE SER O JEEP DE SETE LUGARES BRASILEIRO<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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O novo Cherokee (\u00e0 direita) deve ter algumas de suas formas incorporadas pelo Jeep de sete assentos que come\u00e7a a ser produzido no Brasil em agosto: a aposta \u00e9 que o nome ser\u00e1 Commander. O SUV foi flagrado camuflado rodando em testes, como na foto publicada pelo Motor1<\/strong>
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Com visual que, segundo especula\u00e7\u00f5es da imprensa especializada, deve ser baseado no novo Cherokee, est\u00e1 na reta final de preparativos o terceiro Jeep brasileiro, a ser produzido em Goiana (PE) a partir de agosto pr\u00f3ximo, quando tamb\u00e9m come\u00e7am as vendas no mercado brasileiro. De acordo com a diretoria do Grupo Stellantis, trata-se de um projeto brasileiro de um SUV de sete lugares \u2013 que j\u00e1 deveria estar \u00e0 venda neste semestre se n\u00e3o fosse a pandemia.<\/p>\n\n\n\n

At\u00e9 o ano passado esperava-se que o novo SUV poderia se chamar Grand Compass \u2013 mesmo tipo de nomenclatura de outros modelos da marca com carroceria estendida e tr\u00eas fileiras de assentos. Mas no in\u00edcio de abril a Jeep divulgou um v\u00eddeo de 19 segundos<\/strong><\/a> dando algumas pistas sobre design e mostrando as letras \u201cE\u201d e \u201cR\u201d fixadas na carroceria, o que levou a acreditar que seria o final de Commander, nome j\u00e1 utilizado pela Jeep em um modelo na China e em outro antigo fabricado nos Estados Unidos entre 2005 e 2010. Semanas depois, executivos da Jeep disseram que o nome inteiro do carro j\u00e1 tinha sido exposto em nuances desse v\u00eddeo e alguns jornalistas apuraram que a rebuscada trilha sonora confirmava que \u00e9 Commander.<\/p>\n\n\n\n

Seja l\u00e1 qual for o nome, \u00e9 fato que o novo Jeep de sete assentos \u00e9 constru\u00eddo sobre a mesma plataforma Small-Wide do Renegade e Compass tamb\u00e9m fabricados na unidade pernambucana, por isso compartilha diversos componentes. O painel, volante, quadro de instrumentos e tela da central multim\u00eddia de 10,1 polegadas ser\u00e3o os mesmos lan\u00e7ados este m\u00eas no Compass 2022<\/strong><\/a>, bem como as duas op\u00e7\u00f5es de powertrain, com motor diesel 2.0 e c\u00e2mbio autom\u00e1tico de 9 marchas (ambos importados) ou o novo turboflex 1.3 T270 de 185 cavalos que come\u00e7ou a ser produzido em mar\u00e7o passado pela Stellantis no Polo Automotivo Fiat de Betim.<\/p>\n\n\n\n

UM CITRO\u00cbN C3 MAIS ALTO DE CARONA NA ONDA SUV<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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As prov\u00e1veis formas do novo C3 CC21 foram retratadas por Laurent Reynes no site franc\u00eas Passionn\u00e9ment Citro\u00ebn: hatch com suspens\u00e3o elevada ser\u00e1 produzido em Porto Real (RJ) sobre a plataforma CMP a partir de setembro<\/strong>
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Outra marca do Grupo Stellantis, a Citro\u00ebn tamb\u00e9m tem um lan\u00e7amento importante agendado para este ano, o novo C3, que passa a ser fabricado a partir de setembro pr\u00f3ximo em Porto Real (RJ) sobre a plataforma modular CMP \u2013 desenvolvida pelo Grupo PSA antes da fus\u00e3o com a FCA e j\u00e1 aplicada no novo Peugeot 208 produzido na Argentina. Porder\u00e1 trazer algum al\u00edvio \u00e0 marca francesa, que desde mar\u00e7o encerrou a venda no Brasil da vers\u00e3o antiga do C3 e atualmente s\u00f3 tem o C4 Cactus e a van Jumpy no seu portf\u00f3lio nacional.<\/p>\n\n\n\n

Primeira cria do Projeto CC21 (de C-Cubed, em alus\u00e3o aos adjetivos cool\/descontra\u00eddo, clever\/inteligente e confort\/confort\u00e1vel), o novo C3 brasileiro ser\u00e1 mais um hatch compacto a tentar pegar carona na onda SUV, com suspens\u00e3o mais elevada e carroceria estilo aventureiro, com apliques pl\u00e1sticos nos para-lamas e para-choques \u2013 como modelos antes conhecidos no Brasil como cross e hoje tamb\u00e9m chamados de CUVs, de compact utility vehicles<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

Nomenclaturas criativas ex\u00f3ticas \u00e0 parte, o C3 montado sobre a plataforma CMP n\u00e3o \u00e9 o mesmo carro lan\u00e7ado na Europa, mas uma vers\u00e3o simplificada e mais barata, ainda equipada com o mesmo motor 1.6 aspirado de 118 cv que j\u00e1 completa uma d\u00e9cada sem grandes evolu\u00e7\u00f5es. Ao que tudo indica, ainda n\u00e3o deu tempo de adaptar ao carro os novos motores turbinados do Grupo Stellantis que j\u00e1 come\u00e7am a equipar modelos Fiat e Jeep.<\/p>\n\n\n\n

HONDA DEVE TROCAR FIT POR NOVO CITY HATCH<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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O City Hatch lan\u00e7ado pela Honda na \u00cdndia: produ\u00e7\u00e3o no Brasil come\u00e7a no fim de 2021 para substituir o Fit<\/strong>
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Aproveitando a renova\u00e7\u00e3o prevista do sed\u00e3 City que produz no Brasil desde 2009, a Honda vai lan\u00e7ar tamb\u00e9m a vers\u00e3o hatch do modelo \u2013 ambos s\u00e3o projetos para mercados emergentes da marca japonesa j\u00e1 fabricados e lan\u00e7ados em 2020 na \u00cdndia e Tail\u00e2ndia. Os dois ser\u00e3o produzidos a em Itirapina (SP), f\u00e1brica inaugurada em 2018, para onde a Honda est\u00e1 transferindo toda a montagem de ve\u00edculos antes executada em Sumar\u00e9 (SP).<\/p>\n\n\n\n

O City HB come\u00e7a a ser produzido a partir de novembro pr\u00f3ximo e as vendas iniciam em dezembro. O sed\u00e3 est\u00e1 programado para um m\u00eas depois, mas em fun\u00e7\u00e3o de muitas vari\u00e1veis como falta de componentes e evolu\u00e7\u00e3o da pandemia e do mercado, essas datas podem sofrer altera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Segundo a imprensa especializada, a chegada do City HB dever\u00e1 tirar de linha o Fit no mercado brasileiro, at\u00e9 agora \u00fanico hatch da marca no Pa\u00eds, que ap\u00f3s o Civic foi o segundo Honda nacional, produzido desde 2003. A maioria das apostas converge para o uso do motor 1.5 com inje\u00e7\u00e3o direta, o mesmo usado pelo Civic, mas sem turboalimenta\u00e7\u00e3o, o que deve render pot\u00eancia de at\u00e9 130 cv.<\/p>\n\n\n\n


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Por sua import\u00e2ncia para a cadeia de suprimentos no Brasil, todos os ve\u00edculos listados acima ser\u00e3o retratados na se\u00e7\u00e3o Raio-X, levantamento regular realizado pela consultoria IHS Markit em parceria com Automotive Business, que mostra os principais fornecedores de cada carro rec\u00e9m-lan\u00e7ado. Tamb\u00e9m ser\u00e3o preparadas coberturas especiais com todas as reportagens e v\u00eddeos sobre o lan\u00e7amento. O primeiro dessa lista \u00e9 o Toyota Corolla Cross.
Acesse aqui a p\u00e1gina especial de cobertura do lan\u00e7amento do Corolla Cross <\/strong><\/a>.
Fa\u00e7a aqui o download do Raio-X do Corolla Cross <\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/a><\/p>\n\n\n\n

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