{"id":13311,"date":"2021-02-10T18:10:00","date_gmt":"2021-02-10T21:10:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=13311"},"modified":"2021-08-28T18:11:46","modified_gmt":"2021-08-28T21:11:46","slug":"artigo-producao-em-alta-e-bom-sinal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/artigo-producao-em-alta-e-bom-sinal\/","title":{"rendered":"Artigo – Produ\u00e7\u00e3o em alta \u00e9 bom sinal"},"content":{"rendered":"\n
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Coluna Fernando Calmon n\u00ba 1.136<\/p>\n\n\n\n

Depois de conhecidos os n\u00fameros de produ\u00e7\u00e3o e exporta\u00e7\u00e3o no primeiro m\u00eas do ano j\u00e1 deu para vislumbrar que 2021 ter\u00e1 forte recupera\u00e7\u00e3o. Como 2020 foi um ano at\u00edpico em raz\u00e3o da pandemia que come\u00e7ou a afetar o mercado e principalmente os emplacamentos s\u00f3 a partir de mar\u00e7o, a compara\u00e7\u00e3o traz n\u00fameros animadores. Ao contr\u00e1rio das vendas, que dependem de dias \u00fateis, a ind\u00fastria conseguiu lidar com a escassez de componentes (e de semicondutores, problema mundial) por meio de horas extras, trabalho no s\u00e1bado e suspens\u00e3o de f\u00e9rias. O aumento de produ\u00e7\u00e3o foi de 4,2% e das exporta\u00e7\u00f5es, 22%. Esse \u00faltimo indicador reflete a desvaloriza\u00e7\u00e3o cambial que impulsiona vendas ao exterior.<\/p>\n\n\n\n

Para quem quer adquirir um autom\u00f3vel novo, no entanto, a espera deve continuar. A ind\u00fastria e as concession\u00e1rias continuam com estoques muitos baixos: apenas 18 dias, metade do velho normal. Ser\u00e1 dif\u00edcil mudar os h\u00e1bitos do consumidor. Ao contr\u00e1rio dos europeus que costumam planejar a troca do ve\u00edculo com at\u00e9 um ano de anteced\u00eancia, o brasileiro tem perfil mais parecido com o comprador americano. Se as entregas demoram muito, pode desistir ou comprar um seminovo. Esse comportamento tem pressionado os pre\u00e7os no mercado de usados em geral.<\/p>\n\n\n\n

A procura acima do esperado tamb\u00e9m sofre influ\u00eancia dos aumentos de pre\u00e7os. O comprador j\u00e1 percebeu que o d\u00f3lar caro ser\u00e1 repassado e tenta se antecipar. Nos pr\u00f3ximos meses, dever\u00e1 haver uma acomoda\u00e7\u00e3o \u00e0 medida que a cadeia de suprimentos se readaptar, al\u00e9m de vacina\u00e7\u00e3o em massa aumentar a confian\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Fevereiro, em particular, m\u00eas curto e influenciado pelo Carnaval (este ano fora dos padr\u00f5es habituais) tem hist\u00f3rico de comercializa\u00e7\u00e3o fraca. Espera-se, pelo menos, que a importa\u00e7\u00e3o de semicondutores essenciais para a eletr\u00f4nica de bordo de qualquer ve\u00edculo volte \u00e0 normalidade. Se este gargalo for superado logo, a produ\u00e7\u00e3o continuar\u00e1 a subir.<\/p>\n\n\n\n

ALGO EST\u00c1 FORA DOS EIXOS<\/strong>
Em geral, a Anfavea tem posi\u00e7\u00f5es discretas quando se trata de quest\u00f5es relacionadas aos governos. Depois de uma entrevista desastrada De Carlos von Doellinger, do Ipea, \u201cinstituto que pesquisa e planeja o futuro do pa\u00eds\u201d como est\u00e1 em seu site, a entidade tomou uma rara atitude de confrontar abertamente n\u00fameros e ideias. De fato, a ind\u00fastria automobil\u00edstica no Brasil \u00e9 a mais taxada do mundo, embora alguns ainda subestimem. Na realidade, digo logo, quem paga \u00e9 o comprador. Considerando o alto valor agregado de um ve\u00edculo, os impostos representaram 11 vezes mais que os incentivos federais entre 2010 e 2020. Est\u00e1 em estat\u00edsticas oficiais, mas nunca apresentadas dessa forma.<\/p>\n\n\n\n

O cerne da quest\u00e3o \u00e9 simples. Se o Brasil n\u00e3o precisa mesmo da ind\u00fastria automobil\u00edstica, pode se livrar dela e importar tr\u00eas milh\u00f5es de ve\u00edculos por ano sem criar enormes dificuldades cambial e fiscal? Nos EUA, dois dos tr\u00eas grandes grupos automobil\u00edsticos nacionais faliram na crise das hipotecas de 2008\/2009. O governo americano teve de despejar dinheiro p\u00fablico para recuperar n\u00e3o s\u00f3 as empresas, mas os empregos. Independentemente dos erros cometidos pelas fabricantes locais, concorrentes estrangeiros receberam incentivos nababescos dos governos estaduais. A \u201cconta\u201d foi t\u00e3o alta e pulverizada que at\u00e9 hoje n\u00e3o p\u00f4de ser calculada. Mesmo porque alguns incentivos s\u00e3o invis\u00edveis ou incontabiliz\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

Embora o Pa\u00eds n\u00e3o tenha, nem de longe, condi\u00e7\u00f5es de importar tudo o que \u00e9 produzido, o mercado interno continua um ativo de alto valor. E ainda com grande potencial de crescer, a exemplo da taxa de motoriza\u00e7\u00e3o (4,5 habitantes por ve\u00edculo, atr\u00e1s do M\u00e9xico e da Argentina). Acredito que n\u00e3o h\u00e1 um risco de desindustrializa\u00e7\u00e3o neste setor, pois ret\u00f3rica governamental n\u00e3o resolve problemas. Mas quando a Ford resolve trocar a produ\u00e7\u00e3o no Brasil pela \u00c1frica do Sul e continuar a fabricar na Argentina, ambos nem entre os 10 maiores produtores mundiais, alguma coisa aqui pode estar fora dos eixos.<\/p>\n\n\n\n

ALTA RODA<\/strong>
COMO comentei anteriormente, Apple e Hyundai n\u00e3o est\u00e3o t\u00e3o pr\u00f3ximas assim de colabora\u00e7\u00e3o para ve\u00edculos aut\u00f4nomos. Ora se diz que Apple quer sondar outros fabricantes (Mercedes-Benz), ora que Hyundai direcionou o eventual acordo para a subsidi\u00e1ria Kia. Apple Car, se existir, pode n\u00e3o passar de desenvolvimento de sistema aut\u00f4nomo para licenciar e dividir a receita de servi\u00e7os com alguma fabricante de ve\u00edculos sem capacidade de investir nesta \u00e1rea de valores e riscos muito altos.<\/p>\n\n\n\n

PROXIMIDADE hist\u00f3rica de Audi e Porsche se reproduz tamb\u00e9m nas arquiteturas el\u00e9tricas. \u00c9 o caso dos sed\u00e3s de quatro portas Audi e-tron GT quattro e Audi RS e-tron GT que, al\u00e9m de compartilharem motores, baterias e at\u00e9 o c\u00e2mbio autom\u00e1tico de duas marchas, apresentam dimens\u00f5es praticamente iguais \u00e0s do Taycan. O estilo, por\u00e9m, \u00e9 tipicamente Audi e bem diferente do modelo da Porsche. Resta ver o posicionamento de pre\u00e7os, quando chegarem ainda este ano ao Brasil. As duas fabricantes alem\u00e3s t\u00eam como alvo o Tesla S, antes sem concorrentes diretos.<\/p>\n\n\n\n

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