{"id":12693,"date":"2021-01-21T13:22:00","date_gmt":"2021-01-21T16:22:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=12693"},"modified":"2021-08-28T13:23:35","modified_gmt":"2021-08-28T16:23:35","slug":"artigo-volkswagen-deve-produzir-para-ford-aqui","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/artigo-volkswagen-deve-produzir-para-ford-aqui\/","title":{"rendered":"Artigo – Volkswagen deve produzir para Ford aqui"},"content":{"rendered":"\n
\n\n\n\n

Coluna Fernando Calmon n\u00ba 1.133<\/p>\n\n\n\n

A poeira ainda n\u00e3o baixou sobre a retirada da Ford como produtor de ve\u00edculos no Brasil. Al\u00e9m das implica\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas e pol\u00edticas, \u00e9 natural que surjam not\u00edcias de todos os lados. O fervor dos acontecimentos chegou ao ponto de sugerir que os empregados da f\u00e1brica de Taubat\u00e9, SP pudessem formar uma esp\u00e9cie de cooperativa para administrar as instala\u00e7\u00f5es. Obviamente, isso n\u00e3o acontecer\u00e1, pois sem mercado n\u00e3o h\u00e1 para quem vender a produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O governo da Bahia correu para bater \u00e0s portas da embaixada chinesa, em Bras\u00edlia, na esperan\u00e7a de que algum fabricante do pa\u00eds asi\u00e1tico pudesse assumir ou comprar a f\u00e1brica de Cama\u00e7ari. O presidente da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, tamb\u00e9m disse que \u201ccom alguma ajuda\u201d teria interesse na f\u00e1brica baiana. Esta tem capacidade at\u00e9 300.000 ve\u00edculos por ano, incluindo a unidade de motores 1-litro local.<\/p>\n\n\n\n

A Ford tem ativos fabris no Brasil dif\u00edceis de vender. No entanto, a possibilidade de a marca encolher e apenas importar produtos da Argentina, Uruguai, China, EUA e Canad\u00e1 n\u00e3o deve ser o cen\u00e1rio definitivo. Depois de reservar US$ 4,5 bilh\u00f5es (R$ 23 bilh\u00f5es) para enfrentar todas as indeniza\u00e7\u00f5es e despesas, daqui a quatro ou cinco anos poder\u00e1 voltar a produzir no Brasil. Mas n\u00e3o com f\u00e1brica pr\u00f3pria. Nada de produto com baixo valor agregado, alto \u00edndice de localiza\u00e7\u00e3o das pe\u00e7as ou sem rentabilidade.<\/p>\n\n\n\n

Hoje VW e Ford j\u00e1 t\u00eam acerto de colabora\u00e7\u00e3o envolvendo picapes m\u00e9dias, furg\u00f5es e novas tecnologias. Na Europa, a Ford lan\u00e7ar\u00e1 um modelo el\u00e9trico a partir da arquitetura modular MEB da VW que deu origem ao ID.3, ID.4 e outros ainda vir\u00e3o. Na \u00c1frica do Sul, a Ford produzir\u00e1 as novas Ranger e Amarok.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, embora a Autolatina no Brasil e na Argentina, entre 1987 e 1996, n\u00e3o terminasse em troca de flores, as duas marcas voltar\u00e3o a colaborar, industrialmente apenas, aqui.<\/p>\n\n\n\n

Em meia d\u00e9cada, por\u00e9m, o Pa\u00eds deve encontrar um rumo para melhorar o ambiente de neg\u00f3cios e fechar o tal manic\u00f4mio tribut\u00e1rio. Os incentivos, baseados em ren\u00fancias fiscais, prosperaram porque os impostos sobre autom\u00f3veis s\u00e3o os mais altos do mundo. Governos nos tr\u00eas n\u00edveis querem tirar a sua parte e at\u00e9 aument\u00e1-la, como aconteceu agora com o ICMS em S\u00e3o Paulo.<\/p>\n\n\n\n

Quem sabe os pol\u00edticos agora caiam na real.<\/p>\n\n\n\n

STELLANTIS ESTREIA COM AMBI\u00c7\u00d5ES CLARAS<\/strong>
O presidente-executivo da Stellantis, resultante da fus\u00e3o entre PSA e FCA, o portugu\u00eas Carlos Tavares, de 62 anos, resumiu o mote da nova empresa nascida no \u00faltimo dia 16: \u201cExcel\u00eancia \u00e9 melhor do que ser grande\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Pragm\u00e1tico, ele j\u00e1 passou pela Renault, desentendeu-se com Carlos Ghosn, da alian\u00e7a Renault_Nissan, foi para PSA, equacionou seus problemas e liderou a compra da Opel\/Vauxhall da GM, na Europa.<\/p>\n\n\n\n

Tavares mostrou estar focado em manter todas as f\u00e1bricas abertas em mais de 30 pa\u00edses, al\u00e9m dos 400.000 empregados do quarto maior grupo automobil\u00edstico do mundo. A miss\u00e3o, sem d\u00favida, ser\u00e1 dif\u00edcil, pois o grupo re\u00fane 14 marcas. Al\u00e9m de cinco culturas automobil\u00edsticas diferentes: francesa, italiana, alem\u00e3, inglesa e americana.<\/p>\n\n\n\n

Na sua primeira entrevista, ressaltou muitos desafios. Um deles \u00e9 aumento de custos entre 20% e 40% que os governos, principalmente europeus, est\u00e3o impondo \u00e0s fabricantes em termos de eletrifica\u00e7\u00e3o acelerada, emiss\u00f5es e seguran\u00e7a veiculares. Disse que dar\u00e1 aten\u00e7\u00e3o \u00e0 mobilidade compartilhada, embora isso possa diminuir as vendas globais de ve\u00edculos.<\/p>\n\n\n\n

Apesar de n\u00e3o ter comentado diretamente, deixou a entender que menos carros vendidos s\u00e3o um desafio para manter a rentabilidade m\u00ednima e saud\u00e1vel de 7%, antes de impostos e amortiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Quanto \u00e0 Am\u00e9rica do Sul delegou a Antonio Filosa, executivo-chefe da ex-FCA, o comando de todas as opera\u00e7\u00f5es da Stellantis no continente. Entre as decis\u00f5es da nova administra\u00e7\u00e3o na regi\u00e3o est\u00e3o a integra\u00e7\u00e3o parcial (no primeiro momento) das redes de concession\u00e1rias Fiat e Peugeot\/Citro\u00ebn, al\u00e9m da utiliza\u00e7\u00e3o dos novos motores Fiat turbo em produtos das duas marcas francesas.<\/p>\n\n\n\n

RENAULT FOCAR\u00c1 EM MODELOS RENT\u00c1VEIS<\/strong>
A pandemia tem levado as marcas a cuidar ainda mais da sa\u00fade financeira. Luca De Meo assumiu o comando mundial da Renault h\u00e1 seis meses e anunciou agora seu plano \u201cRenaulution\u201d. Entre outras estrat\u00e9gias, ampliar\u00e1 arquiteturas integradas com a Nissan e atua\u00e7\u00e3o mais focada em rentabilidade do que em participa\u00e7\u00e3o de mercado.<\/p>\n\n\n\n

Isso se aplica tamb\u00e9m ao Brasil e desde o ano passado a meta de alcan\u00e7ar 10% de participa\u00e7\u00e3o deixou de ser a prioridade. Se a produ\u00e7\u00e3o n\u00e3o for minimamente rent\u00e1vel, vendas diretas a locadoras e frotistas ser\u00e3o definitivamente afetadas.<\/p>\n\n\n\n

A Renault lidera a venda de el\u00e9tricos e h\u00edbridos na Europa e De Meo reafirmou essa prioridade. Em breve, a marca anunciar\u00e1 um novo ciclo de investimentos no Brasil. O que se sabe at\u00e9 agora: foco nos \u201candares\u201d de cima do mercado, sinergias com a Nissan e motores turbo flex visando diminui\u00e7\u00e3o de consumo de combust\u00edveis e emiss\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

www.fernandocalmon.com.br<\/a><\/em>
www.twitter.com\/fernandocalmon<\/a>
<\/em>
www.instagram.com\/fernandocalmonoficial<\/em><\/a><\/em><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Coluna Fernando Calmon n\u00ba 1.133 A poeira ainda n\u00e3o baixou sobre a retirada da Ford<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":12694,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12693"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12693"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12693\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/12694"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12693"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12693"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12693"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}