{"id":12142,"date":"2021-01-04T20:37:00","date_gmt":"2021-01-04T23:37:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=12142"},"modified":"2021-08-25T20:40:09","modified_gmt":"2021-08-25T23:40:09","slug":"artigo-inovar-auto-criou-falsa-expectativa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/artigo-inovar-auto-criou-falsa-expectativa\/","title":{"rendered":"Artigo Inovar Auto criou falsa expectativa"},"content":{"rendered":"\n
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Coluna Fernando Calmon n\u00ba 1.129<\/p>\n\n\n\n

A not\u00edcia, obviamente, n\u00e3o \u00e9 boa. Por\u00e9m a segunda desist\u00eancia da Mercedes-Benz de produzir autom\u00f3veis no Brasil, al\u00e9m de j\u00e1 esperada, tem algumas explica\u00e7\u00f5es menos evidentes. Tudo come\u00e7ou em meados dos anos 1990, quando o Pa\u00eds decidiu responder aos est\u00edmulos oferecidos pela Argentina para atrair novos fabricantes. O real estava muito valorizado em rela\u00e7\u00e3o ao d\u00f3lar e, ainda assim, aqui se instalaram Renault, Toyota, Honda, Dodge, Mitsubishi, Audi (associada \u00e0 VW) e Mercedes (a \u00faltima, em abril de 1999). No entanto, a maxidesvaloriza\u00e7\u00e3o do real de cerca de 100%, no in\u00edcio de 1999, levou a ind\u00fastria automobil\u00edstica a sofrer redu\u00e7\u00e3o dr\u00e1stica de vendas.<\/p>\n\n\n\n

Dodge foi a primeira a parar (2002), seguida pela Mercedes (2005) e Audi (2006). D\u00f3lar alto, custos elevados (a marca da estrela de tr\u00eas pontas construiu f\u00e1brica exclusiva e usava muitas pe\u00e7as importadas), al\u00e9m de dimens\u00f5es acanhadas levaram ao fim prematuro do monovolume compacto Classe A. Mas a instala\u00e7\u00e3o, em Juiz de Fora (MG), ainda montou o Classe C para exporta\u00e7\u00e3o e hoje produz cabines de caminh\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

A segunda onda de incentivos come\u00e7ou com o Inovar-Auto, em 2012. O governo federal prometeu isentar e devolver o chamado superIPI aos fabricantes que se comprometessem a produzir no Brasil pelo menos 20.000 unidades anuais. BMW j\u00e1 tinha uma f\u00e1brica rec\u00e9m-inaugurada (2014) em Araquari (SC). N\u00e3o acreditou na promessa e toca sua vida at\u00e9 hoje sem reclamar, al\u00e9m de liderar o mercado de modelos mais caros, chamados de premium, cujo conceito hoje me parece el\u00e1stico demais.<\/p>\n\n\n\n

Audi voltou a produzir (2015) em S\u00e3o Jos\u00e9 dos Pinhais (PR) e foi a que acumulou mais cr\u00e9ditos (extraoficialmente, mais de R$ 200 milh\u00f5es). J\u00e1 com atividades fabris encerradas este ano, continua coberta de raz\u00e3o ao cobrar os cr\u00e9ditos devidos. O governo reconhece, promete pagar e n\u00e3o cumpre.<\/p>\n\n\n\n

Jaguar Land Rover inaugurou em 2016 uma f\u00e1brica pequena em Itatiaia (RJ). Publicamente n\u00e3o reclama de seus cr\u00e9ditos, pois sempre se acautelou em rela\u00e7\u00e3o a esse assunto.<\/p>\n\n\n\n

A Mercedes-Benz construiu instala\u00e7\u00f5es novas, tamb\u00e9m em 2016, para 20.000 unidades anuais, em Iracem\u00e1polis (SP). A decis\u00e3o de fechar a unidade deve-se a pelo menos tr\u00eas fatores: situa\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica do Pa\u00eds e do mundo, vendas fracas aqui e decis\u00e3o estrat\u00e9gica da matriz Daimler que acaba de alienar a f\u00e1brica Smart, na Fran\u00e7a, para enfrentar os elevados gastos de investimentos em novas tecnologias. O IPI n\u00e3o recuperado de R$ 70 milh\u00f5es parece menos relevante, neste caso.<\/p>\n\n\n\n

A Daimler, no entanto, decidiu construir em 2018 um grande campo de provas em Iracem\u00e1polis mesmo com os problemas \u00e0 vista. E no ano passado anunciou que a Bosch entrou na sociedade com 50%, primeiro acordo desse tipo entre f\u00e1brica e fornecedor.<\/p>\n\n\n\n

Por fim, o Brasil n\u00e3o est\u00e1 t\u00e3o afastado assim do radar dos investimentos na ind\u00fastria automobil\u00edstica. H\u00e1 fortes rumores de que a Hyundai desembolsar\u00e1 R$ 350 milh\u00f5es at\u00e9 2022 para iniciar fabrica\u00e7\u00e3o de motores em Piracicaba (SP), onde produz o HB20, HB20S e Creta.<\/p>\n\n\n\n

ALTA RODA<\/strong>
APESAR deste ano muito dif\u00edcil e do d\u00f3lar nas alturas as vendas de ve\u00edculos importados demonstram resili\u00eancia. Em raz\u00e3o dos estoques de modelos com o real menos desvalorizado no in\u00edcio de 2020, a participa\u00e7\u00e3o (inclu\u00eddos modelos argentinos) de janeiro a novembro foi de 10,5% do total contra 10,7% em 2019. Tudo indica que viagens internacionais, em raz\u00e3o da pandemia, foram substitu\u00eddas por um zero-km na garagem.<\/p>\n\n\n\n

PRINCIPAL executivo do Grupo VW, Herbert Diess, recebeu voto de confian\u00e7a do Conselho de Administra\u00e7\u00e3o em meio a decis\u00f5es dif\u00edceis que as grandes corpora\u00e7\u00f5es devem tomar daqui para frente para redirecionar a produ\u00e7\u00e3o e investir em carros conectados. Quem subiu na hierarquia foi Thomas Schmall, ex-presidente da VW do Brasil. Ser\u00e1 respons\u00e1vel na diretoria por nova \u00e1rea de tecnologia.<\/p>\n\n\n\n

S\u00c9RGIO HABIB, que comanda as opera\u00e7\u00f5es JAC Motors no Brasil, foi o primeiro executivo a prever que as vendas totais de ve\u00edculos em 2021 v\u00e3o se igualar \u00e0s de 2019 (em torno de 2,7 milh\u00f5es de unidades) numa recupera\u00e7\u00e3o em \u201cV\u201d. A marca chinesa aqui acaba de renovar sua linha de SUVs T40 Plus, T50 Plus e T60 Plus com mudan\u00e7as estil\u00edsticas, teto solar, multim\u00eddia de 10 pol. e seis airbags para os dois \u00faltimos. Tudo de s\u00e9rie.<\/p>\n\n\n\n

INSTITUTO RENAULT comemora 10 anos com a edi\u00e7\u00e3o de um livro para reportar suas atividades sociais em comunidades em que atua. O foco \u00e9 oferecer oportunidades e novos caminhos para indiv\u00edduos e grupos. As a\u00e7\u00f5es atingiram um universo de 775.000 pessoas direta ou indiretamente.<\/p>\n\n\n\n

INICIATIVAS surgem para purifica\u00e7\u00e3o de ambientes pequenos e fechados como o interior de autom\u00f3veis. SterBox \u00e9 uma caixa compacta que utiliza tecnologia ultravioleta-C gerada por LED para neutralizar v\u00edrus, fungos e bact\u00e9rias, segundo a fabricante O2led. Ligado a uma porta USB a purifica\u00e7\u00e3o exige o carro de vidros fechados, parado ou em movimento, mesmo com pessoas a bordo. Tempo: 30 minutos a duas horas.<\/p>\n\n\n\n

www.fernandocalmon.com.br<\/em><\/a><\/p>\n\n\n\n

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