{"id":10640,"date":"2020-11-04T20:06:00","date_gmt":"2020-11-04T23:06:00","guid":{"rendered":"http:\/\/sitenovo.portaldaautopeca.com.br\/?p=10640"},"modified":"2021-08-17T20:11:06","modified_gmt":"2021-08-17T23:11:06","slug":"novo-countryman-o-mini-tamanho-familia-dobra-aposta-hibrida","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/novo-countryman-o-mini-tamanho-familia-dobra-aposta-hibrida\/","title":{"rendered":"Novo Countryman, o Mini tamanho-fam\u00edlia, dobra aposta h\u00edbrida"},"content":{"rendered":"\n
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Marca espera aumentar vendas com maior oferta de eletrifica\u00e7\u00e3o: duas das quarto vers\u00f5es rodam com motor el\u00e9trico, a combust\u00e3o ou ambos (PEDRO KUTNEY, AB)<\/p>\n\n\n\n

As pequenas dimens\u00f5es dos carros da brit\u00e2nica Mini tornaram a marca um \u00edcone da condu\u00e7\u00e3o divertida, com visual engra\u00e7adinho e desempenho \u00e1gil. Ap\u00f3s comprar a fabricante, h\u00e1 20 anos, o grupo alem\u00e3o BMW recriou e relan\u00e7ou o modelo em vers\u00f5es que cresceram em tamanho, sofistica\u00e7\u00e3o e performance, sem no entanto abandonar sua ess\u00eancia: a apar\u00eancia minimalista. A evolu\u00e7\u00e3o avan\u00e7ou at\u00e9 o m\u00e1ximo da Mini, o Countryman, um utilit\u00e1rio esportivo compacto, maior do que parece, lan\u00e7ado h\u00e1 cerca de 10 anos e que chega em sua segunda gera\u00e7\u00e3o esta semana \u00e0s 21 concession\u00e1rias da marca no Brasil, com aposta dobrada na eletrifica\u00e7\u00e3o: duas das quatro vers\u00f5es oferecidas agora s\u00e3o h\u00edbridas plug-in e conferem ao ve\u00edculo o melhor de dois mundos com propuls\u00e3o el\u00e9trica, a combust\u00e3o ou ambas.<\/p>\n\n\n\n

Em 2018 o Countryman marcou a estreia na Mini do powertrain h\u00edbrido de terceira gera\u00e7\u00e3o do Grupo BMW, com a introdu\u00e7\u00e3o de uma vers\u00e3o que no Brasil representou algo em torno de 20% das vendas do modelo. Agora usando a quarta gera\u00e7\u00e3o do sistema, a Mini dobrou a oferta de h\u00edbridos, com a expectativa que as duas vers\u00f5es eletrificadas (SE All4 Exclusive de R$ 235 mil e Top de R$ 265 mil), com pot\u00eancia combinada combust\u00e3o\/el\u00e9trica de 224 cv e transmiss\u00e3o autom\u00e1tica de seis marchas, dever\u00e3o responder por cerca de 70% da demanda.<\/p>\n\n\n\n

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Novo Mini Countryman teve o design dianteiro levemente renovado<\/em>
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As duas op\u00e7\u00f5es a combust\u00e3o ficam nas pontas da tabela de pre\u00e7os da gama: o Cooper Countryman mais barato sai por R$ 200 mil, com motor 3-cilindros turbo 1.5 de 136 cv e transmiss\u00e3o autom\u00e1tica de dupla embreagem e sete marchas, enquanto o mais caro e potente dos Mini, o John Cooper Works Countryman All4 chega por aqui a R$ 300 mil, com motor 4-cilindros 2.0 turbo de 306 cv e c\u00e2mbio autom\u00e1tico de oito velocidades \u2013 o mesmo conjunto usado pelos esportivos da linha M da BMW.
AMBI\u00c7\u00d5ES AMPLIADAS<\/strong>
Rodrigo Novello, diretor de vendas e marketing da Mini no Pa\u00eds, acredita que a amplia\u00e7\u00e3o da oferta de h\u00edbridos deve impulsionar as vendas do Countryman, que atualmente corresponde a cerca de um ter\u00e7o das vendas na marca no mercado brasileiro \u2013 de janeiro a setembro a Mini emplacou 881 unidades de todos os seus cinco modelos, em queda de 25% sobre o mesmo per\u00edodo do 2019.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA eletrifica\u00e7\u00e3o \u00e9 uma estrat\u00e9gia do Grupo BMW e os clientes procuram por isso cada vez mais. Na gera\u00e7\u00e3o anterior do Countryman a venda da vers\u00e3o h\u00edbrida superou nossas expectativas e este ano foi a \u00fanica que n\u00e3o caiu, manteve o mesmo volume de 2019. Por isso temos perspectiva de crescimento da participa\u00e7\u00e3o nesse segmento\u201d, avalia o diretor.<\/p>\n\n\n\n

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Na traseira, novo Mini Countryman ganhou novo para-choque e lanternas redesenhadas com s\u00edmbolo da bandeira brit\u00e2nica<\/em>
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O Countryman foi o \u00fanico Mini j\u00e1 montado no Brasil, entre 2015 e 2016, na planta que o Grupo BMW mant\u00e9m em Araquari (SC). Os baixos volumes de vendas do carro e da marca no Pa\u00eds, no entanto, n\u00e3o justificaram mais a montagem local. \u201cNo momento n\u00e3o existe nenhum estudo ou plano sobre isso, mas o fato de o grupo ter uma f\u00e1brica operacional no Pa\u00eds \u00e9 sempre uma oportunidade no horizonte se a demanda aumentar\u201d, indica Novello.
EVOLU\u00c7\u00c3O H\u00cdBRIDA<\/strong>
O novo Mini Cooper Countryman que chega agora importado da Holanda mostra evolu\u00e7\u00f5es substantivas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 primeira gera\u00e7\u00e3o. O maior avan\u00e7o est\u00e1 na quarta gera\u00e7\u00e3o do powertrain h\u00edbrido plug-in do Grupo BMW, com tra\u00e7\u00e3o integral paralela, do motor 3-cilindros 1.5 turbo a combust\u00e3o de 136 cv nas rodas dianteiras, e o propulsor el\u00e9trico de 88 cv no eixo traseiro, que juntos geram pot\u00eancia combinada de 224 cavalos e torque m\u00e1ximo de 385 Nm.<\/p>\n\n\n\n

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Na vers\u00e3o h\u00edbrida plug-in a bateria do novo Mini Countryman pode ser recarregada na tomada<\/em>
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O motorista pode escolher em uma tecla no painel se vai rodar s\u00f3 com o motor a combust\u00e3o se precisar de mais autonomia enquanto carrega as baterias, ou 100% el\u00e9trico com autonomia de at\u00e9 57 km sem emiss\u00f5es (ideal para rotas urbanas), ou pode usar os dois propulsores em benef\u00edcio da performance. O sistema tamb\u00e9m conta com frenagem regenerativa que vai recarregando o reservat\u00f3rio el\u00e9trico durante a condu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Como \u00e9 um h\u00edbrido plug-in, as baterias tamb\u00e9m podem ser recarregadas na tomada de casa, como se fosse um smartphone, para aumentar a autonomia el\u00e9trica \u2013 a recarga pode ser feita em tr\u00eas horas no Wall Box espec\u00edfico, mas o carro vem com um adaptador para ser ligado na rede el\u00e9trica comum, onde demora de quatro (220 V) a oito horas (110 V) para uma carga completa. Nas configura\u00e7\u00f5es da tela central pode-se programar o tempo de recarga, mais r\u00e1pido ou mais devagar, dependendo de quando ser\u00e1 necess\u00e1rio usar o ve\u00edculo. Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel usar o navegador por GPS para calcular a rota e o modo mais eficiente de condu\u00e7\u00e3o, aproveitando o m\u00e1ximo das duas propuls\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Na pr\u00e1tica, o Countryman h\u00edbrido \u00e9 um carro de desempenho bastante arisco, com acelera\u00e7\u00f5es muito r\u00e1pidas \u2013 de zero a 100 km\/h em 6,8 segundo, de acordo com medi\u00e7\u00e3o da fabricante \u2013 garantidas pela esperta motoriza\u00e7\u00e3o dupla, ao mesmo tempo em que oferece dirigibilidade est\u00e1vel e segura, tornando a condu\u00e7\u00e3o bastante divertida quando se pisa mais forte no acelerador. A resposta dos freios \u00e9 igualmente eficiente para conter o entusiasmo diante dos radares pelo caminho.<\/p>\n\n\n\n

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Vers\u00e3o h\u00edbrida do Mini Countryman tem desempenho esportivo com pot\u00eancia combinada de 224 cv<\/em>
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GRANDE COM CARA DE PEQUENO<\/strong>
O Countryman \u00e9 montado sobre a mesma plataforma dos SUVs X1 e X2 da BMW \u2013 que prefere chamar esse tipo de carroceria de SAV, de Sport Activity Vehicle<\/em>. Ou seja, o maior dos Mini tem dimens\u00f5es de carro m\u00e9dio, ainda que disfar\u00e7ado sob o design minimalista da marca brit\u00e2nica. Com 4,29 metros de comprimento e 2,67 entre eixos, o Countryman \u00e9 um Mini tamanho-fam\u00edlia, com tem generoso espa\u00e7o interno para quatro ocupantes tanto na frente como atr\u00e1s. A capacidade de bagagem \u00e9 maior do que a de muitos SUVs compactos, com porta-malas de 450 litros nas vers\u00f5es com motor a combust\u00e3o ou 405 litros nas op\u00e7\u00f5es h\u00edbridas plug-in, onde perde-se 45 litros para dar espa\u00e7o \u00e0 bateria de l\u00edtio.<\/p>\n\n\n\n

Como acontece nas marcas ic\u00f4nicas, as evolu\u00e7\u00f5es de design s\u00e3o sempre suaves, para que ningu\u00e9m esque\u00e7a do que se trata. No caso da Mini, \u00e9 sempre mantido o estilo caixote que deu origem ao carrinho popular na Inglaterra em 1959. O Grupo BMW sofisticou o modelo, mas vem mantendo o conceito original. Assim o novo Countryman segue com poucas altera\u00e7\u00f5es visuais em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 gera\u00e7\u00e3o anterior. As mudan\u00e7as est\u00e3o concentradas no design da grade frontal e dos para-choques dianteiro e traseiro. O conjunto \u00f3ptico tamb\u00e9m foi renovado, com uso de LED nos far\u00f3is direcionais autom\u00e1ticos e nas lanternas traseiras com o desenho da bandeira brit\u00e2nica.<\/p>\n\n\n\n

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Novo Mini Countryman tem op\u00e7\u00f5es de diferentes cores de couro para revestimentos<\/em>
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No interior bem acabado de carro de luxo foram introduzidas mudan\u00e7as m\u00ednimas, restaram poucos vest\u00edgios do que j\u00e1 foi um modelo popular. A cabine do novo Countryman tem novas op\u00e7\u00f5es de cores do revestimento de couro de bancos e apliques das portas e painel. O quadro de instrumentos agora \u00e9 100% digital, com tela de 5 polegadas. O centro do painel abriga a tela t\u00e1til circular de 8,8 polegadas do sistema de infoentretenimento, que foi atualizado. Toda a nova gama j\u00e1 vem com o pacote Mini Connected, com assistente pessoal que auxilia o motorista no planejamento da agenda, realizando reservas em restaurantes e hot\u00e9is ou encontrando pontos de interesse. O aplicativo oferece ainda servi\u00e7os remotos como travamento e destravamento das portas, status e posi\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo, acionamento de far\u00f3is e alarme para facilitar a localiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Embora esteja longe de ser considerado um carro inseguro, ao menos no Brasil o novo Countryman n\u00e3o vem equipado com alguns dos modernos ADAS (sigla para Advanced Driver Assistance Systems), como frenagem autom\u00e1tica de emerg\u00eancia ou assistente de perman\u00eancia na faixa de rodagem. O sistema de seguran\u00e7a ativa se limita ao controle eletr\u00f4nico de estabilidade e tra\u00e7\u00e3o. O carro tem controle de cruzeiro, mas somente para ajuste de velocidade, sem ACC, que aciona os freios automaticamente para limitar a dist\u00e2ncia para o ve\u00edculo \u00e0 frente. S\u00e3o aus\u00eancias sentidas, j\u00e1 que esses sistemas de aux\u00edlio \u00e0 condu\u00e7\u00e3o atualmente est\u00e3o presentes em modelos que custam menos da metade do pre\u00e7o do Mini.<\/p>\n\n\n\n

Para melhorar a seguran\u00e7a passiva, segundo a fabricante foram aplicados a\u00e7os de alta resist\u00eancia na carroceria do novo Countryman. Todas as vers\u00f5es t\u00eam seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois tipo cortina).<\/p>\n\n\n\n

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Quadro de instrumentos do novo Mini Countryman agora \u00e9 100% digital e a central multim\u00eddia com tela circular foi atualizada<\/em>
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PRE\u00c7OS E VERS\u00d5ES DO NOVO MINI COUNTRYMAN<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u2022 Mini Cooper Countryman (R$ 199.990)
<\/strong>Principais itens de s\u00e9rie<\/em>: \u2022 Motor TwinPower Turbo 1.5L, 3-cilindros, 136 cv \u2022 Transmiss\u00e3o autom\u00e1tica Steptronic de 7 marchas e dupla embreagem \u2022 Controle de velocidade de cruzeiro \u2022 Volante multifuncional revestido em couro \u2022 Bancos revestidos em couro sint\u00e9tico com ajuste el\u00e9trico e mem\u00f3ria \u2022 Sensor de estacionamento traseiro \u2022 Ar-Condicionado digital dual zone \u2022 Far\u00f3is Full LED direcionais \u2022 Painel de instrumentos digital 5\u201d \u2022 Central Multim\u00eddia com tela t\u00e1til de 8,8\u201d \u2022 Sistema de Navega\u00e7\u00e3o Mini \u2022 Integra\u00e7\u00e3o para Smartphone Apple CarPlay \u2022 Rodas liga leve 17\u201d \u2022 Rack de teto.
Opcionais<\/em>: \u2022 Teto Solar Panor\u00e2mico \u2022 Faixas esportivas \u2022 Sistema de \u00e1udio Hi-Fi Harman\/Kardon \u2022 Servi\u00e7o de Concierge \u2022 Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro \u2022 C\u00e2mera de r\u00e9 \u2022 Cor do teto branco, preto ou mesma cor do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Mini Cooper S E Countryman ALL4 Exclusive (R$ 234.990)
<\/strong>Principais itens de s\u00e9rie iguais \u00e0 vers\u00e3o anterior e acrescenta-se<\/em>: \u2022 Motor TwinPowerTurbo 1.5L, 3-cilindros, 136 cv; com motor el\u00e9trico de 88 cv; pot\u00eancia combinada de 224 cv \u2022 Transmiss\u00e3o autom\u00e1tica Steptronic de 6 marchas \u2022 Tra\u00e7\u00e3o integral; a combust\u00e3o dianteira e el\u00e9trica traseira \u2022 C\u00e2mera de r\u00e9 \u2022 Abertura e fechamento autom\u00e1tico do porta-malas \u2022 Sistema de Navega\u00e7\u00e3o MINI com RTTI \u2022 Servi\u00e7o de Concierge \u2022 Teto solar panor\u00e2mico \u2022 Pacote de ilumina\u00e7\u00e3o nas ma\u00e7anetas, luzes de ambi\u00eancia e proje\u00e7\u00e3o do logo MINI da porta do condutor no solo.
Opcionais<\/em>: \u2022 Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro \u2022 Faixas esportivas \u2022 Cor do teto branco, preto ou mesma cor do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Mini Cooper S E Countryman ALL4 Top (R$ 264.990)
<\/strong>Principais itens de s\u00e9rie iguais \u00e0 vers\u00e3o anterior e acrescenta-se<\/em>: \u2022 Volante Mini Yours esportivo revestido em couro Walknappa com bot\u00f5es multifuncionais \u2022 Head Up Display (projeta informa\u00e7\u00f5es no campo de vis\u00e3o do motorista) \u2022 Sistema de \u00e1udio Hi-Fi Harman\/Kardon \u2022 Bancos revestidos em couro preto \u2022 Superf\u00edcies do interior iluminadas em MINI Yours Piano Black \u2022 Rodas liga leve 19\u201d Turnstile Spoke \u2022 Retrovisor interno eletrocr\u00f4mico.
Opcionais<\/em>:\u2022 Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro \u2022 Faixas esportivas \u2022 Revestimentos dos bancos em 3 cores (branco, bege ou preto MINI Yours) \u2022 Cor do teto branco, preto ou mesma cor do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

\u2022 MINI John Cooper Works Countryman ALL4 (R$ 299.990)
<\/strong>Principais itens de s\u00e9rie iguais \u00e0 vers\u00e3o anterior e acrescenta-se<\/em>:\u2022 Motor TwinPower Turbo 2.0L, 4-cilindros, 306 cv \u2022 Transmiss\u00e3o autom\u00e1tica Steptronic de 8 marchas com launch control \u2022 Volante John Cooper Works em couro com bot\u00f5es multifuncionais e aletas para trocas manuais de marchas \u2022 Rodas John Cooper Works Circuit Spoke 2-Tons * Assentos esportivos com revestimento Dinamica Carbon Black \u2022 Suspens\u00e3o adaptativa \u2022 Spoiler traseiro \u2022 Espelhos retrovisores exteriores com fun\u00e7\u00e3o de estacionamento, rebatimento el\u00e9trico e fun\u00e7\u00e3o de mem\u00f3ria.
Opcionais<\/em>:\u2022 Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro \u2022 Op\u00e7\u00f5es de teto preto ou vermelho \u2022 Faixas esportivas preta ou vermelha.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/p>\n\n\n\n

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