Notícias locais

16 de abril de 2021

Sinais que indicam problemas no sistema de lubrificação do veículo


Luz acesa no painel ou ruídos originados no motor é o alerta para algum problema no sistema de lubrificação

Responsável pela lubrificação e conservação do motor do veículo, bem como seus componentes, a bomba de óleo, composta por carcaça, engrenagens internas, eixos e válvula, retira o óleo do cárter, pressuriza na galeria e em todas as partes moveis do motor. Para fazer o deslocamento do óleo a bomba faz uso da rotação de engrenagens ou rotores internos. A rotação é fornecida pelo giro do motor. Neste sentido percebemos que a bomba necessita do próprio motor para funcionar.

A bomba de óleo automotiva é de fluxo continuo e a medida que a rotação do motor aumenta o fluxo de óleo lubrificante também aumenta, para controlar esse fluxo existe a válvula de alívio ou reguladora de pressão.

“É importante ficar atento a alguns sinais que indicam a hora da substituição da bomba de óleo já que não há uma quilometragem específica para a troca dos componentes e o seu mau funcionamento pode até fundir o motor”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, quando a bomba de óleo apresenta algum comprometimento,  acende uma luz no painel, apontando problema mas a perda de eficiência do sistema, na maioria das vezes está relacionado com o desgaste nas partes móveis, como bronzinas, buchas e tuchos”, adverte o gerente, quando isso ocorre a substituição apenas da bomba de óleo não resolve o problema e haverá necessidade de uma retífica completa do motor.

A recomendação é, ao surgir qualquer sinal de mau funcionamento do sistema de lubrificação parar imediatamente o veículo e levar a um mecânico de confiança, pois, assim, ele poderá efetuar testes para determinar a causa do problema.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

Voltar para Notícias

parceiros