Schaeffler e Bosch vão desenvolver caixa de direção traseira

Schaeffler e Bosch vão desenvolver caixa de direção traseira
Keiwan Kashi, da Schaeffler, e Stefan Waschul da Bosch, assinam contrato de cooperação para desenvolver caixas de direção traseira

Empresas vão trocar conhecimentos e sistemas para lançar novos sistemas

Schaeffler e Bosch firmaram um acordo este mês para desenvolver em conjunto novos sistemas inteligentes de direção de rodas traseiras (iRWS, na sigla em inglês). Nessa parceria, a Schaeffler fornecerá conjuntos eletromecânicos, enquanto a divisão de direções automovas da Bosch irá contribuir com seus softwares e componentes eletrônicos de controle.

“A combinação dos pontos fortes das duas empresas permitiu que criássemos sistemas integrados que entregassem um maior valor agregado aos nossos clientes. A tecnologia inteligente de direção de rodas traseiras é um importante marco em nossa jornada para se tornar um parceiro favorito de sistemas de chassi”, diz Matthias Zink, presidente da unidade de fornecimento direto aos fabricantes de veículos (OEM) da Schaeffler.

A Schaeffler aposta na demanda crescente pelos sistemas inteligentes de direção traseira, que aumentam o conforto, estabilidade e a segurança, além de facilitar manobras em centros urbanos, com a redução do raio de giro por meio do esterçamento das rodas traseiras na direção oposta às dianteiras. O sistema desenvolvido pela empresa pesa apenas 8 quilos.

A Bosch contribui para a nova parceria com o fornecimento de sua unidade de direção elétrica, composto por um módulo integrado incluindo controles eletrônicos, motor e software. O sistema calcula a assistência conforme o torque aplicado ao volante monitorado por um sensor, que transmite esta informação e outros parâmetros (como velocidade) ao controlador eletrônico, que então calcula a intensidade de assistência a ser conferida pelo motor elétrico. A empresa já fornece o mesmo conjunto para o eixo frontal de milhões de carros no mundo. Agora, vai adaptar o design modular do sistema para uso no eixo traseiro mecatrônico desenvolvido pela Schaeffler.

“Nossa unidade de controle de direção de terceira geração foi lançada no ano passado e já está indo muito bem no mercado para sistemas de controle de direção de eixos frontais. Nessa nova parceria, iremos aplicar nossa experiência nessa área e contribuir com a arquitetura eletroeletrônica”, diz Stefan Waschul, diretor de sistemas de direção de carros de passageiros da Robert Bosch Automotive Steering.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO