Mercedes e Stellantis anunciam parceria para fábrica de baterias

Mercedes e Stellantis anunciam parceria para fábrica de baterias
Desenho do módulo de bateria que será fabricado pela ACC

Automotive Cells Company (ACC) vai produzir 120 GWh por ano até 2030 (Por Victor Bianchin, AB)

A Mercedes-Benz anunciou hoje que está se unindo à Stellantis e à TotalEnergies (do setor de energia elétrica) na joint-venture de baterias Automotive Cells Company (ACC). Cada uma das três companhias irá deter 33% da operação. A transação ainda depende de aprovações regulatórias.

A ACC foi criada em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies com o objetivo de desenvolver e produzir células e módulos de bateria para veículos elétricos. A Mercedes irá investir 1,2 bilhão de euros no negócio, catapultando a antiga previsão de produção de 48 GWh ao ano para 120 GWh até 2030. Não foi revelado o quanto da produção será alocado para cada montadora. O investimento total é de 7 bilhões de euros.

A primeira fábrica da ACC, em Douvrin, no norte da França, deverá começar a operar em 2023. A segunda, em Kaiserslautern, na Alemanha, deve abrir em 2025. O foco da produção será atender o mercado europeu.

Este é mais um movimento de montadoras europeias em busca de suprir a necessidade por baterias para VEs, mercado que é dominado por companhias asiáticas. Ontem mesmo a Volkswagen anunciou uma fábrica na China que irá produzir 1 milhão de baterias por ano. A General Motors está construindo quatro fábricas nos EUA. A Volvo tem uma fábrica planejada na Noruega.

A própria Daimler, dona da Mercedes-Benz, anunciou recentemente que investirá 40 bilhões de euros até 2030 em carros elétricos e irá construir oito fábricas de baterias no total. O objetivo é estar 100% pronta para atender exclusivamente o mercado de elétricos até o final da década.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO