Lojistas podem aproveitar desafios e oportunidades da pandemia

Lojistas podem aproveitar desafios e oportunidades da pandemia
Flavia Pini é CEO na FX Retail Analytics

Desses desafios surgem boas oportunidades de reinvenção e fortalecimento. Confira cinco dicas essenciais para aproveitar as lições deixadas pelo novo coronavírus (Por Flávia Pini)

A sabedoria popular afirma que depois da tempestade sempre vem a bonança. É um mantra válido em todo período de crise, pois reafirma a força dos lojistas para superar as adversidades e continuar crescendo em seus segmentos. É o que ocorre atualmente com a pandemia de covid-19. É inegável que as incertezas provocadas pela doença impactaram diretamente o varejo, com queda de vendas e de faturamento. Mas desses desafios surgem boas oportunidades de reinvenção e fortalecimento. Confira cinco dicas essenciais para aproveitar as lições deixadas pelo novo coronavírus:

1 – Utilize os dados a seu favor
O primeiro passo é saber utilizar o que a gestão e operação de sua loja tem a oferecer. Dados como quantidade de vendas, fluxo de consumidores no estabelecimento e itens mais procurados podem ser combinados e, a partir daí, entregar inteligência e insights para a tomada de decisão. Enxergar essas possibilidades é vital para sobreviver durante a quarentena e, principalmente, crescer quando a situação se normalizar.

2 – Conheça todos os passos do seu cliente
Os dados analíticos não são úteis apenas para a gestão da loja, mas também para conhecer a fundo os consumidores – tanto os que são ativos quanto os potenciais. A dica aqui é ir além das informações básicas do público-alvo, como idade, gênero e localização. O objetivo é decifrar seu comportamento de compra, identificando produtos que eles desejam, horários com maior propensão ao consumo, meios de pagamento e canais de relacionamento. Dessa forma, fica mais fácil criar estratégias de aproximação e vendas a essas pessoas no futuro.

3 – Pense, cada vez mais, no omnichannel
A partir do momento em que o lojista conhece todos os passos do seu cliente, ele está pronto também para pensar no omnichannel, isto é, no relacionamento entre os canais com seu público consumidor. A pandemia de covid-19 obrigou a grande maioria dos empresários a adotar meios digitais para vender e disponibilizar seus produtos e serviços – mesmo aqueles que nunca tinham atuado no ambiente digital. Assim, torna-se essencial integrar a atuação da marca nos diferentes pontos de compra.

4 – Entregue valor aos consumidores
Outra recomendação essencial em tempos de pandemia (e que certamente vai ser uma norma no futuro) é a necessidade de entregar valor a seus consumidores em cada contato deles. As pessoas já estavam mudando seus hábitos de consumo nos últimos anos, mas a quarentena e o isolamento social acentuaram essa transformação. Hoje, o indivíduo não quer apenas comprar, mas saber que a marca que ele escolheu oferece as melhores condições, está preocupada com sua segurança e com a comunidade.

5 – Inove com novos modelos de negócios
Por fim, o atual momento mostra que a inovação é um elemento cada vez mais importante no dia a dia do varejo. Deixou de existir espaço para achismos na gestão de uma loja. É preciso estar em constante atualização e descobrir as principais tendências do seu segmento. Portanto, não fique parado: busque novas soluções, inove no modelo de negócio e faça parcerias. Assim, quando a pandemia passar e o “novo normal” virar a nossa realidade, o varejo estará pronto e estruturado para os futuros desafios que virão.

*Flavia Pini é CEO na FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo – fx@nbpress.com

Sobre a FX Data Intelligence
A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como as características do fluxo, e com outros dados, como vendas, clima, etc., oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o lojista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que investe em soluções disruptivas para o varejo. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br

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