Incerteza da economia recua 3 pontos em julho, diz FGV


Incerteza da economia recua 3 pontos em julho, diz FGV

Índice chegou a 119,3 pontos, retornando ao nível de maio de 2021 (Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro / Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil)

O Indicador de Incerteza da Economia brasileira, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 3 pontos de junho para julho deste ano. Com isso, o indicador chegou a 119,3 pontos, retornando ao nível de maio de 2021.

Os dois componentes do índice apresentaram queda. O componente de Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza na imprensa, recuou 2,8 pontos, para 118,9 pontos.

O componente de Expectativas, que mede a previsão de analistas econômicos para os 12 meses seguintes, recuou pela quarta vez consecutiva. A queda foi de 2,5 pontos e levou a expectativa para 113,2 pontos, menor nível desde janeiro de 2020 (112,5).

“A melhora dos números da pandemia no Brasil e a recuperação gradual da atividade econômica motivaram a redução do nível de incerteza no mês”, disse a economista da FGV Anna Carolina Gouveia. “Para um recuo mais expressivo das incertezas neste segundo semestre de 2021, é preciso que os fatores que motivaram a queda do indicador em julho continuem melhorando de forma sustentável nos próximos meses”.

Fonte: Agência Brasil – Edição: Valéria Aguiar (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-07/incerteza-da-economia-recua-3-pontos-em-julho-diz-fgv)

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO