BMW apresenta o iX, seu inovador SUV 100% elétrico

BMW apresenta o iX, seu inovador SUV 100% elétrico
O design minimalista destaca ainda mais a grade frontal com desenho polêmico

Modelo será produzido a partir de meados de 2021 na Alemanha sobre uma nova plataforma elétrica do grupo

A BMW apresentou o iX, um SUV totalmente elétrico (classificado pela fabricante de SAV, Sport Activity Vehicle) que vai estrear a nova plataforma modular desenvolvida exclusivamente para propulsão elétrica. A previsão é que o modelo entre em produção no segundo semestre de 2021 na fábrica de Dingolfing, na Alemanha, e se torne o carro-chefe das novas tecnologias do grupo. As vendas devem começar até o fim do próximo ano.

Para quem confunde o iX com o iX3 (versão 100% elétrica do X3 que começou a ser produzida mês passado na China em associação com a Brilliance), vale esclarecer que o SAV/SUV apresentado agora vai contar com tecnologias mais avançadas, além de ser construído sobre a já mencionada inédita plataforma modular elétrica – ao contrário do iX3, feito sobre base já conhecida e adaptada para eletrificação.

A BMW afirma ainda que o iX foi concebido de dentro para fora, ou seja, seu projeto foi focado nos ocupantes, visando proporcionar bem-estar para motorista, passageiros e pedestres. Por isso, além da base modular, a novidade contará com as mais recentes inovações em direção autônoma e conectividade.

Identidade da linha BMW i está presente no design do novo SAV

O design externo é definido pela montadora como “minimalista”, com a bem dimensionada grade frontal chamando a atenção. Já na parte interna, a ausência de botões e comandos físicos deve provocar muitas discussões. Mesmo assim, a BMW garante que o iX vai proporcionar “uma nova experiência de direção”. O acabamento usa diversos materiais naturais e reciclados para conferir um ambiente requintado e confortável.

GRANDE AUTONOMIA COM BOM DESEMPENHO
Em termos de propulsão, o iX traz a quinta geração da tecnologia eDrive da BMW, composta de dois motores elétricos que, segundo a empresa, são mais potentes, além de baterias de alta tensão com menor tempo de recarga e maior eficiência. Ainda de acordo com a fabricante, a unidade de potência desenvolvida pelo Grupo BMW vai ser produzida sem utilizar matérias-primas raras e a potência estimada é equivalente a 500 cavalos, que permitirão ao veículo arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos.

A BMW ainda afirma que o consumo de energia do iX será muito baixo, inferior a 21 kWh a cada 100 km, seguindo o ciclo WLTP. Por esse mesmo padrão de medição, a autonomia do novo modelo será superior a 600 km.

Cabine com poucos botões ou teclas chama a atenção

Mas o melhor é que a montadora garante que o iX pode ter a bateria carregada de 10% a 80% de sua capacidade total em 40 minutos, e que em apenas dez minutos o carro pode ter sua autonomia estendida em mais de 120 km. Tudo graças à nova tecnologia de carregamento desenvolvida pela BMW.

Utilizando um wallbox convencional, na residência, a bateria precisa de aproximadamente 11 horas para ser recarregada – e isso se estiver totalmente descarregada. A fabricante afirma ainda que a bateria do iX tem vida útil bastante longa e ainda possui uma alta taxa de reciclagem, além de utilizar material proveniente de fontes renováveis.

Fonte: Automotive Business

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