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Volkswagen Connect estreia no T-Cross e estará em todos os novos carros da marca

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Sistema apresenta informações detalhadas de uso do veículo direto no smartphone do consumidor

A sensação de saber que o carro está com um problema, mas não conseguir identificar qual é deve acabar logo para quem tem carros da Volkswagen. Ao menos é o que a empresa pretende com uma novidade que estreará no T-Cross, que tem lançamento previsto para abril de 2019: o Volkswagen Connect. O sistema apresenta todas as informações do carro em um aplicativo no celular do usuário. Dá para ver onde o automóvel está estacionado, detectar milhares de falhas e problemas, acompanhar detalhadamente o consumo de combustível, entre uma série de outras funcionalidades.
Todas as informações são captadas da central de diagnóstico do veículo, o OBD. É deste mesmo sistema que os mecânicos extraem as informações para fazer a manutenção do automóvel, a partir de um cabo ligado ao computador. A diferença, no caso do Volkswagen Connect, é que o sistema fará tudo de forma automática porque já vem com um dispositivo interno de leitura das informações do OBD e transferência para o celular.

 

“A tecnologia vai estrear no T-Cross, mas estará em todos os nossos modelos a partir de agora”, conta Fabio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócio da montadora no Brasil.

 

Há outra empresa que o oferece solução parecida com a do Volkswagen Connect no mercado nacional. No fim de 2017 a Engie chegou ao Brasil. A startup israelense vende um dispositivo simples que pode ser conectado ao OBD de carros fabricados a partir de 2002, ler as informações e mostra-las em um aplicativo no celular do cliente.
Rabelo garante, no entanto, que a solução da própria montadora é mais precisa e detalhada por ter sido desenvolvida internamente. “Além disso, não cobraremos nada do usuário para que ele tenha acesso ao sistema, diferentemente da Engie, que vende seu dispositivo a um valor baixo, mas ainda assim cobra alguma coisa por ele”, esclarece. Para a montadora, o Volkswagen Connect é mais uma aposta para melhorar a jornada do consumidor com a marca. “É uma facilidade para o cliente na rotina de uso do carro, uma simplificação”, detalha Rabelo.

 

Fonte: Automotive Business (GIOVANNA RIATO, AB)

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