Siga-nos:

TÜV Rheinland cresce em emissões de certificados de lâmpadas LED

Compartilhar:

Incremento de negócios foi acima do mercado e reforça atuação da empresa no segmento de iluminação

TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, registrou crescimento superior ao do mercado no negócio de certificação de lâmpadas LED. Até o mês de outubro de 2018 a empresa elevou em mais de 250% as emissões de certificados destes produtos, em relação ao ano de 2017, enquanto o mercado de certificação destas lâmpadas teve um aumento de 40% no mesmo período.

Este incremento de negócios reforça o papel da empresa como uma das organizações que são referência no segmento de iluminação, no qual é líder em certificação de reatores eletrônicos e luminárias públicas viárias. A TÜV Rheinland avalia também outros produtos do segmento em programas de certificação do Inmetro e de eficiência energética – como o PROCEL da Eletrobrás.

Acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como Órgão certificador, a TÜV Rheinland possui uma equipe altamente qualificada e uma ampla estrutura em seu Laboratório do Jabaquara, em São Paulo. No laboratório, também acreditado pela CGCRE/Inmetro, são realizados os testes dos produtos que garantem a conformidade das lâmpadas LED, que circulam no mercado com os padrões de segurança, qualidade e desempenho de normas técnicas nacionais e internacionais.

“O crescimento do número de certificados emitidos de lâmpadas LED representa um avanço importante neste mercado, pois evidencia que fabricantes e importadores estão cada vez mais ofertando aos consumidores finais um produto seguro, eficiente e com qualidade”, afirma Fabio Sora de Araújo, coordenador geral de operações.

 

Produtos sem procedência

Contudo, mesmo com o crescimento das emissões dos certificados e da fiscalização dos órgãos competentes, ainda é possível encontrar no varejo produtos sem certificação e com procedência duvidosa. Tal prática é irregular, já que desde o dia 17 de janeiro de 2018 está proibida no Brasil a comercialização de lâmpadas LED, com dispositivo de controle integrado à base, sem o certificado do Inmetro.

Tais produtos acabam sendo mais baratos, mas possuem baixo desempenho, qualidade não garantida e insegurança, expondo consumidores a acidentes domésticos. Lâmpadas LED sem certificado podem provocar choques elétricos e curto-circuitos, entre outros transtornos.

A comercialização de produtos sem certificação é tão séria que motivou a Abilumi (Associação Brasileira dos Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) a desenvolver a campanha “Riscos de Utilizar Lâmpada LED irregular”, para conscientizar os consumidores sobre os riscos a que estão submetidos ao adquirirem este tipo de produto.

 

Sobre a TÜV Rheinland

O Grupo TÜV Rheinland é líder em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos. Fundado na Alemanha, em 1872, com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, a empresa desde então tem se especializado em todos os tipos de serviços relacionados com a qualidade, a segurança técnica e de proteção do homem e do meio ambiente.

A empresa emprega atualmente mais de 20 mil colaboradores, gera receitas anuais acima de € 1,9 bilhões e está presente em 69 países, onde estão distribuídos mais de 200 laboratórios. Sua trajetória de 145 anos é marcada pela seriedade, profissionalismo e independência, buscando um desenvolvimento sustentável no que diz respeito à qualidade e segurança de forma a superar os desafios decorrentes da interação entre o Homem, a Tecnologia e o Meio Ambiente.

No Brasil, possui mais de onze mil certificados ativos e atende a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. Acreditada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pela CGCRE/INMETRO, a TÜV Rheinland possui ainda forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros. Seus especialistas também estão aptos a avaliar Sistemas de Gestão, processos de TI (Tecnologias de Informação) e dos negócios de maneira global, de acordo com normas reconhecidas internacionalmente ou com base em critérios de desempenho individual. Com a TÜV Rheinland Akademie, oferece um portfólio variado de cursos em diversas áreas, em modernas instalações estrategicamente localizadas em todo o Brasil, assim como treinamentos in companypersonalizados, alinhados às tendências de mercado e com foco na excelência profissional.

Na área de infraestrutura, a TÜV Rheinland é uma das empresas líderes em engenharia consultiva e gerenciamento de empreendimentos no país e possui mais de 40 anos de experiência em projetos de grande porte na América Latina, desenvolvendo para os clientes funções-chave de planejamento, programação, controle e supervisão da execução de empreendimentos. Website: www.tuv.com

 

 

Informações à imprensa:

GPCOM Comunicação Corporativa

Mário César de Mauro (mariocesar@gpcom.com.br)

Caio Ramos (caio.ramos@gpcom.com.br)

Giovanna Picillo

Fone: (11) 3129-5158

www.gpcom.com.br

Nenhum comentário

Deixe um comentário