Siga-nos:

Tecnologias simplificam e otimizam setor automotivo

Compartilhar:

Utilizar o potencial das tecnologias digitais para aumentar a produtividade, competitividade e alcance do seu negócio tem sido a estratégia adotada pelas empresas que desejam crescer em seu mercado de atuação

 

O setor automotivo também vem passando por grandes transformações por causa dessa evolução.

Segundo um estudo realizado pela BCG, Boston Consulting Group, empresa de consultoria empresarial, unir a experiência com os processos produtivos e o conhecimento mecânico com a análise de dados e software, possibilita que montadoras e empresas da cadeia de valor automotiva tenham grande vantagem sobre as concorrentes novatas neste mercado.

O BCG destaca também que é absolutamente comum para o setor automotivo que o processo de pesquisa e desenvolvimento de um novo automóvel leve cerca de cinco anos, mas falta às empresas e aos times de engenharia investir em ferramentas digitais para encurtar este caminho e torna-lo mais barato, como inteligência artificial, dados gerados por carros conectados e plataformas colaborativas baseada na nuvem.

No Brasil já existem iniciativas que têm levado tecnologia e inovação aos players do setor, como:

 

Solera: empresa líder em soluções e informações para o mercado automotivo nas áreas de sinistro e reparação, possui três braços tecnológicos que podem ser muito utilizadas para o mercado. O Sistema Audatex, software que regulamenta a orçamentação de veículos sinistrados (licença de uso); A Inpart, plataforma online para gerenciamento de compra de autopeças; e a AUTOonline, plataforma profissional para gerenciamento de salvados, bem como a compra e venda de veículos salvados online.

 

Olho no Carro: A empresa oferece um sistema para consultas de veículos. É possível consultar o histórico completo apenas pela placa ou chassi do carro, moto, ônibus ou caminhão. Além disso, também dá para obter informações essenciais para a decisão de compra, como por exemplo: se existe passagem em leilão, se possui sinistro, se teve outros donos, validar o RENAVAM, identificar se possui chassi remarcado, se possui gravame e muito mais. Todas estas informações podem depreciar o valor de tabela do veículo, ou até mesmo impedir o proprietário de realizar um seguro.

 

Cobli: empresa disruptiva de gerenciamento de frota e IoT (Internet of Things). A organização combina excelência em engenharia e ciência de dados com um foco profundo na resolução de problemas reais, a fim de cumprir sua missão de levar a logística da América do Sul a uma nova era impulsionada por dados. A Cobli é sediada em São Paulo, está presente em mais de 100 cidades em todo o Brasil e tem em seu quadro 60 colaboradores provenientes das principais faculdades do mundo.

 

StopClub: plataforma que transforma espaços ociosos em pontos de vendas únicos e acessíveis para pessoas que trabalham na rua, como motoristas sob demanda. O objetivo da startup é reunir a comunidade, oferecendo produtos e serviços que ajudem nossos clientes com suas necessidades diárias.

 

Contato:

Marcella Pedroso marcella@piarcomunicacao.com.br

Nenhum comentário

Deixe um comentário