Siga-nos:

SMARTTECH conquista acreditação Inmetro para testes de segurança veicular

Compartilhar:

Cintos de segurança, bancos e apoio de cabeça são os itens testados nos ensaios da SMARTTECH acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que são realizados no TechCenter da empresa em Holambra (SP)

 

Holambra - Ancoragem do cinto de segurança, resistência do encosto de bancos e seus sistemas de ajuste, desempenho e dissipação de energia do apoio de cabeça são os testes realizados no laboratório da SMARTTECH reconhecidos agora com o certificado de acreditação do Inmetro.

O certificado atesta a segurança e a qualidade de processos do laboratório segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, norma brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

“Este é mais um passo para o aprimoramento de nossas atividades e que nos capacita a atender, inclusive, demandas que exigem acreditação internacional, uma vez que o Inmetro mantém acordos de reconhecimento mútuo com membros de organismos de acreditação em âmbito mundial”, diz Ricardo Nogueira, presidente da SMARTTECH.

O executivo destaca que com os acordos os resultados dos ensaios e calibrações realizados pelos laboratórios acreditados pelo Inmetro passam a ser aceitos pelos demais organismos de acreditação signatários, que, tal como o próprio Inmetro, devem ainda promovê-los em seus próprios países, divulgando-os às autoridades reguladoras, à indústria e aos importadores.

“A acreditação promove a segurança, a qualidade dos serviços prestados, e a credibilidade da empresa perante clientes, fornecedores e profissionais, transmite confiança sobre os produtos, processos e serviços avaliados”, aponta Nogueira.

 

Simplificação - Acordos de reconhecimento mútuo entre organismos de acreditação são uma das formas mais efetivas de facilitar a eliminação de reavaliações nos países importadores, o que é identificado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como umas das maiores barreiras técnicas ao comércio.

Atualmente o Inmetro tem acordos de reconhecimento mútuo na acreditação de laboratórios com membros do International Laboratory Accreditation Co-Operation (ILAC), cooperação internacional que reúne organismos de acreditação de laboratórios de todo o mundo; do Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC), cooperação regional que reúne credenciadores das três Américas, e do European Cooperation For Accreditation (EA), cooperação para acreditação de laboratórios e organismos de certificação e inspeção na Comunidade Europeia.

 

Acreditação – Passar pelo processo de acreditação é uma decisão estratégica que requer preparo da empresa e envolve revisão de processos e mudanças para o cumprimento dos requisitos mínimos exigidos e avaliados no roteiro, o que pode levar tempo.

Uma vez acreditada, a instituição recebe o selo de reconhecimento. A instituição deve passar novamente pelo processo de avaliação para renovar o selo com certa periodicidade.

 

Ensaios acreditados – Os ensaios da SMARTTECH acreditados são:

  • Ancoragem do cinto de segurança (Regulamento ECE R14 de 2012 Revisão 5 – Itens 6.1, 6.2, 6.3, 6.4 e 7);
  • Resistência do encosto do banco e sistemas de ajuste (Regulamento ECE R17 de 2014 Revisão 5 Itens 6.1 e 6.2);
  • Desempenho do apoio de cabeça (Regulamento ECE R17 de 2014 Revisão 5 Itens 6.1 e 6.4);
  • Dissipação de energia do apoio de cabeça (Regulamento ECE R17 de 2014 Revisão 5 Itens 6.1 e 6.8)

Mais informações à imprensa:

Companhia de Imprensa

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br

Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br

Telefones – (11) 4435-0000 e 94984-9581

Nenhum comentário

Deixe um comentário