Siga-nos:

Saiba quando a bandeja do sistema de suspensão apresenta desgaste

Compartilhar:

Trincas, fissuras na peça e folga no pivô e bucha podem levar à quebra da bandeja e seu desprendimento, ocasionando perda de direção

A bandeja de suspensão também conhecida como braço oscilante faz a ligação da roda ao chassi do veículo. Também serve, nos sistemas convencionais, de apoio para a mola e é responsável por absorver as irregularidades da pista e os impactos gerados na condução do veículo. Trata-se de um item de segurança para proporcionar conforto e estabilidade na condução do veículo em qualquer situação, suportando forças laterais nas curvas ou nos movimentos verticais da suspensão, atuando também em situações de frenagem e arranques.

Segundo o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, o desgaste ocorre com uso, principalmente se o veículo trafega em pistas irregulares e buracos, neste caso pode acontecer trincas, empenamento e folga no pivô. “Quando a peça apresenta problema, o motorista percebe barulho ao passar em buracos. Mas é importante fazer uma inspeção para verificar o estado da bandeja para que a mesma não se desprenda e, nesse caso, o veículo perca a direção”, comenta.

Para evitar essa situação o engenheiro mecânico, José Renato, percebeu o barulho na suspensão e levou na oficina para verificar e soube que o pivô da bandeja de suspensão apresentava folga e corria risco de sacamento.  “O barulho foi aumentando e ficou mais frequente, principalmente em rua esburacada”, explica. Ele efetuou a troca da bandeja danificada e, por prevenção, também trocou do outro lado que não apesentava problema.

Silva explica que não há necessidade de efetuar a troca da bandeja em pares, ou seja, só substituir o lado danificado, mas depois de instalar a peça é necessário fazer alinhamento no veículo de acordo com as especificações do fabricante.

 

Sobre a Nakata Automotiva

A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

 

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

Nenhum comentário

Deixe um comentário