Siga-nos:

Produção de motos passa de 105 mil unidades

Compartilhar:

Resultado de agosto foi o melhor desde outubro de 2015; no acumulado do ano a alta é de 21%

produção de motos em agosto somou 105,3 mil unidades, melhor número desde outubro de 2015. No acumulado do ano foram fabricadas 696,3 mil unidades, 21% a mais que nos mesmos oito meses do ano passado. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes de motos e bicicletas instalados em Manaus.
A alta em agosto não reflete apenas um mês com mais dias úteis (23), mas também o aumento de pedidos das concessionárias, já que as vendas no atacado (das fábricas para a rede) somaram no oitavo mês do ano 95 mil unidades, melhor número desde setembro de 2015. No acumulado do ano foram 635,1 mil motos repassadas à rede, 17,6% a mais na comparação interanual.
Segundo a Abraciclo, a maior oferta de crédito e o bom desempenho dos consórcios (que respondem por um terço das vendas) explicam a recuperação do setor. Marcos Fermanian, presidente da associação, recorda a dificuldade de previsões nas próximas semanas como consequência do período eleitoral, mas acredita que a projeção de 980 mil unidades montadas em Manaus até o fim do ano será mesmo alcançada.

 

EXPORTAÇÕES

As duas únicas fábricas de motocicletas que exportam a partir de Manaus são Honda e Yamaha. Juntas elas enviaram em agosto 7,5 mil unidades ao exterior, 44,1% a mais que em julho. No acumulado do ano foram 54,8 mil motos, 12% a mais que nos mesmos oito meses do ano passado. Até o fim do ano a Abraciclo prevê o envio de 85 mil unidades. No meio do ano a entidade foi obrigada a revisar para baixo a projeção anterior, de 90 mil unidades, por causa da retração no mercado argentino.

Fonte: Automotive Business (MÁRIO CURCIO, AB)

Nenhum comentário

Deixe um comentário