Siga-nos:

Polia com amortecimento mantém foco na exportação

Compartilhar:

Produto alavanca as exportações da ZEN, empresa que fornece componentes para mais de 60 países

Polia de roda livre com amortecimento (Z-VIB), que possui tecnologia 100% brasileira, foca no aumento das exportações

A ZEN, fabricante de autopeças instalada em Brusque (SC), atenta à competitividade do mercado, desenvolveu a primeira polia de roda livre com amortecimento (Z-VIB) com tecnologia e fabricação 100% brasileiras. Como uma empresa que exporta para 60 países, essa é mais uma conquista da autopeças catarinense, reconhecida mundialmente pelos altos níveis de qualidade e inovação de seus produtos.

A peça, que se destaca pela redução do nível de vibrações torsonais do motor, previne ruídos e desgastes no sistema de acessórios e é fornecida para o mercado de reposição global. Além disso, já pode ser aplicada também pelas montadoras nacionais.

A polia de roda livre com amortecimento vem para alavancar as oportunidades de exportação da marca. Os mercados norte-americano e europeu, estratégicos para a empresa, já demandavam o componente, o que contribuirá ainda mais para as metas de vendas externas e crescimento sustentável da empresa”, comenta Alvaro Michelotti, especialista de Pesquisa & Desenvolvimento da ZEN.

Case de sucesso

O projeto teve início há seis anos, com a estruturação do departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da marca para estudar a criação de uma solução inédita para uma polia de alternador cuja tecnologia que, à época, era exclusiva de um único fornecedor global. O objetivo foi alcançado, resultando no desenvolvimento da polia de roda livre com amortecimento (Z-VIB) e com engenharia totalmente nacional. O produto permite à ZEN integrar um seleto grupo de empresas mundiais detentoras de tecnologia própria para redução do nível de vibrações do sistema de acessórios do motor.

A demanda pela peça ganhou impulso com o aumento da produção de veículos três cilindros, o que é conhecido como o downsizing dos motores à combustão interna, processo que permite a redução de tamanho do propulsor, mantendo a mesma potência”, ressalta Michelotti.

Para assegurar a qualidade e atender à demanda na fabricação do novo componente, a ZEN fez investimentos em equipamentos, estrutura de testes e validação de produto, propriedade intelectual e aprimoramento de processos. “É fundamental para uma empresa como a ZEN ter essa tecnologia de destaque e conceito inovador”, finaliza o especialista.

Sobre a ZEN

A ZEN é a maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 9,2 milhões de componentes. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e con formação, a empresa destina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores. Apoiada em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Com cerca de 900 colaboradores, é uma das 150 Melhores Empresas Para se Trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking da revista Você S/A publicado em 2016 e 2017. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

ZEN
Atendimento à Imprensa
Printer Press Comunicação Corporativa
Paula Balduino - 11.
5582-1606 / 11. 98444-2609/paula.balduino@printerpress.com.br
Eduardo Atalla - 11. 5582-1607 / 11. 99222-1784/
eduardo.atalla@printerpress.com.br

Nenhum comentário

Deixe um comentário