Siga-nos:

Artigos

Artigo – Um empurrão elétrico

Quatro grandes nomes da indústria automobilística mundial acabam de anunciar um acordo sobre a criação de uma rede própria de abastecimento de carros elétricos, em estradas e autoestradas europeias. Audi, BMW, Daimler (Mercedes-Benz), Ford e Porsche decidiram adotar a tecnologia CCS (Sistema de Carregamento Combinado, na sigla em inglês) de alta potência: até 350 kW....
Leia mais

Artigo – Espaço para inovações

Nesse ano dificílimo para a economia brasileira e em particular para o setor automobilístico, é estimulante saber que seminários e congressos conseguem atingir objetivos, agregar conhecimento, antecipar tendências e projetar o futuro. O Congresso SAE Brasil completou 25 anos com o evento da semana passada em São Paulo. Em 1991 se implantou aqui o primeiro...
Leia mais

ARTIGO – Qualidade da marca: caminho para fidelização

A qualidade da marca está totalmente ligada à fidelização. Em todos os segmentos de mercado, o consumidor se identifica, adere e se mantém fiel a determinadas empresas. Mas todo esse processo não acontece de um dia para o outro. A construção do apego à marca geralmente é bem demorada. Então,...
Leia mais

Artigo – Pés no chão com a tração elétrica

Alta Roda nº 912 — Fernando Calmon
PÉS NO CHÃO

Que o futuro dos automóveis deve ser elétrico, poucos duvidam. O problema é saber quando e como isso deve acontecer

Há dois meses um dos países mais engajados nos incentivos para a substituição dos motores a combustão, a...
Leia mais

Artigo – Em busca do tempo perdido

Alta Roda nº 911 — Fernando Calmon
EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO

Talvez a melhor imagem para explicar as interações entre as crises políticas e econômicas que assolam os países seja a de uma dupla nos ralis

O piloto pode fazer o papel dos políticos e governantes, enquanto o navegador representa a economia. Quanto o navegador diz “freada...
Leia mais

Artigo – Entre o futuro e a realidade

Alta Roda nº 910 — Fernando Calmon
ENTRE O FUTURO E A REALIDADE

O Salão do Automóvel de Paris, o mais longo entre as exposições internacionais e que se encerra no próximo dia 16, evidenciou a aposta da maioria dos fabricantes em modelos híbridos, híbridos plugáveis e elétricos

Embora a indústria veja esse cenário como oportuno, ainda não...
Leia mais

Artigo – SUV Compass está no rumo certo

Alta Roda nº 909 — Fernando Calmon
COMPASS NO RUMO CERTO

A Jeep, marca do Grupo FCA, tem uma missão definida para o Compass, seu novo SUV médio-compacto: vender de 2.000 a 2.400 unidades por mês quando a produção estiver estabilizada

Naturalmente conta com alguma recuperação do mercado brasileiro em 2017. A grade de preços ficou competitiva, entre...
Leia mais

Artigo – Tempos de reação?

Alta Roda nº 908 — Fernando Calmon

Em plena de crise de vendas pode parecer que a grande onda de lançamentos em 2016 se deve à atuação imediata dos fabricantes em busca de clientes arredios

Na realidade, as novidades foram decididas há quatro ou cinco anos, nos tempos de bonança, e em razão de metas de eficiência...
Leia mais

Artigo – Avançar custa caro

Alta Roda nº 907 — Fernando Calmon

A Fiat começou a destrinchar o quebra-cabeça em que se envolveu com várias opções na faixa de compactos hatches, ainda o segmento mais importante do mercado brasileiro

A chegada do subcompacto Mobi provocou um conflito de preços entre o Uno e a versão antiga do Palio, conhecida como Fire. Esta...
Leia mais

Artigo – O cliente ficou digital

Alta Roda nº 906 — Fernando Calmon

O Brasil se desindustrializou antes de enriquecer e passa a ser uma sociedade em que os setores de serviço e consumo respondem pela maior parte do PIB, como acontece nos países chamados centrais

  Essa dura realidade foi apontada por alguns palestrantes do seminário sobre tendências da indústria automobilística, organizado pela...
Leia mais