Siga-nos:

Artigos

ARTIGO – Visão orientada ao cliente avança no setor automotivo

Os veículos serão cada vez mais equipados com tecnologias para prevenção de falhas e com foco no aprimoramento da experiência do consumidor. Mais do que acender luzes de alerta no painel de controle, os carros avançam em recursos para proporcionar conforto ou proteger o ocupante, como o veículo não entrar em movimento enquanto uma das...
Leia mais

Artigo – Em busca do tempo perdido

Coluna Fernando Calmon nº 1.072 A Ford até que foi rápida quando começou a oferecer híbridos no mercado mundial. Mas estava atrás de outros fabricantes no tocante a modelos 100% elétricos. Agora descontou a diferença com o novo Mustang Mach-E que acaba de ser apresentado em Los Angeles, na Califórnia. Mustang é uma marca icônica de cupês...
Leia mais

Como preparar seu time de vendas para a Black Friday?

Por Wanderson Leite Quando estamos realizando compras em lojas ou shoppings, não há nada pior do que ser mal atendido, ainda mais se o vendedor não souber responder perguntas simples sobre o produto que está vendendo. A venda, obviamente, não se concretiza. Isso pode se tornar ainda mais negativo em uma data com um fluxo maior,...
Leia mais

Artigo – Etanol é alternativa válida

Coluna Fernando Calmon nº 1.071 Agora em 2019 comemoram-se os 40 anos do protocolo entre o Governo Federal e a indústria automobilística que deu origem aos primeiros carros 100% movidos a álcool, cujo primeiro a receber um certificado foi um Fiat 147. Posteriormente, deu-se conta de que há quatros tipos de álcool – metanol, etanol, butanol...
Leia mais

Artigo – Como entender o consumidor 4.0?

Por Marília Cardoso O cliente sempre tem razão? Você pode acreditar que sim ou até discordar dessa afirmação tão popular no mundo dos negócios. Mas, se tem uma coisa que hoje não há mais a menor dúvida, é a de que o cliente sempre tem voz. Esteja ele certo ou não, a era digital potencializou a autonomia...
Leia mais

Artigo – Pergunta sem resposta

Coluna Fernando Calmon nº 1.070 Se este mundo a fora anda meio complicado, na indústria automobilística está complicado e meio. As consolidações de grupos de marcas continuam a acontecer e reservam surpresas. O casamento dos Grupos PSA e FCA está entre essas reviravoltas. A história remonta a 2008 quando a Fiat procurou a Peugeot pela primeira...
Leia mais

Artigo – Alternativas japonesas

Coluna Fernando Calmon nº 1.069 O Salão do Automóvel de Tóquio, que se encerrará no próximo dia 4, é bienal, mas está em sua 46ª edição. Sempre voltado às nove principais marcas nacionais e, em muito menor escala, às de luxo: Lexus (Toyota), Acura (Honda) e Infiniti (Nissan). As três nunca empolgaram os compradores locais. Este...
Leia mais

Artigo – Rota 2030, híbridos e novos motores

*Por Eduardo Tomanik A Toyota lança o primeiro veículo híbrido com motor flex do mundo. Enquanto isso, o mercado brasileiro se adequa ao programa governamental Rota 2030. Tanto para atender suas exigências quanto para fazer bom uso das isenções fiscais e alavancar P&D automotivo no Brasil. Esse cenário e a relevância do tema devem estimular a engenharia a...
Leia mais

Artigo – Transformação digital

Coluna Fernando Calmon nº 1.068   Três dias de debates, palestras, interações e apresentação de novas tecnologias fizeram do 28º Congresso da SAE Brasil, realizado em São Paulo, semana passada, motivo de grandes reflexões sobre o futuro. O tema central foi dos mais instigantes: Veículos e Vias Inteligentes, o caminho para a mobilidade sustentável. Entre os vários temas,...
Leia mais

Artigo – Caminhos da eletrificação

Coluna Fernando Calmon nº 1.066 Um salão discreto, focado em várias palestras e participação bastante limitada do público (6.000 visitantes) se realiza anualmente, no começo de outubro, por três dias. No entanto, já completou 15 edições. Trata-se do Veículo Elétrico Latino-Americano, em São Paulo. Este ano três dos cinco fabricantes que vendem esse tipo de automóvel...
Leia mais