Siga-nos:

Artigos

Vendas podem cair de 10% a 20% em 2020

Coluna Fernando Calmon nº 1.091 O motorista brasileiro está rodando com seu veículo bem menos por causa da crise provocada pela Covid-19 e o consequente distanciamento social. Pelo menos duas referências comprovam isso. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estimou que a queda foi de 50% em relação à primeira semana deste mês de março. A...
Leia mais

Entenda como funciona a demanda reprimida

Por Caio Fernandez, CEO da IVEST Está mais do que claro que a pandemia do Coronavírus (COVID-19) trouxe efeitos que ficarão marcados para sempre em nossa história, mas principalmente em nossa economia. Hoje, por causa do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde para preservar vidas, vivemos com o cenário marcado por lojas,...
Leia mais

Com coronavírus, vendas de veículos leves retornam a patamares pré-2019

Paulo Cardamone e Cassio Pagliarini - Bright Consulting  O objetivo deste artigo é trazer uma visão sobre as consequências da pandemia do coronavírus no setor automotivo brasileiro em curto prazo, quantificando, de maneira orientativa, seus impactos na cadeia automotiva. Países inteiros tiveram sua mobilidade restringida e atividades que envolvem aglomerações canceladas. Campeonatos esportivos, shows artísticos, feiras e eventos, reuniões de negócios, aulas...
Leia mais

Fôlego para as empresas atravessarem a crise

Veja proposta com 9 itens que garante crédito para empresas suportarem choque do coronavírus. Medidas redigidas por economistas dão fôlego para negócios atravessarem a crise (Por Arminio Fraga Neto, Vinicius Carrasco e José Alexandre Scheinkman) A crise do coronavírus atingiu o planeta como um asteroide. O quadro dramático que se desenha para os próximos meses tem...
Leia mais

Artigo – O que cada um de três SUVs tem de melhor

Coluna Fernando Calmon nº 1.090 Apesar de graves problemas da Covid-19, o mercado de veículos este ano vai voltar (ver abaixo, em Alta Roda, opinião semelhante da Fenabrave). Alguns economistas falam ainda no primeiro semestre, outros preveem só no segundo. Então, está na hora de refletir sobre os lançamentos mais recentes e como se dará a...
Leia mais

Com coronavírus, vendas de veículos leves retornam a patamares pré-2019

Paulo Cardamone e Cassio Pagliarini - Bright Consulting  O objetivo deste artigo é trazer uma visão sobre as consequências da pandemia do coronavírus no setor automotivo brasileiro em curto prazo, quantificando, de maneira orientativa, seus impactos na cadeia automotiva. Países inteiros tiveram sua mobilidade restringida e atividades que envolvem aglomerações canceladas. Campeonatos esportivos, shows artísticos, feiras e eventos, reuniões de negócios, aulas...
Leia mais

Como driblar os efeitos do coronavírus no pequeno negócio?

Por Marcos Yabuno Guglielmi Com o surto do novo coronavírus, muitas empresas têm sentido um impacto direto em suas vendas. Isso é ainda pior para o pequeno negócio, que, muitas vezes, não consegue acumular reservas financeiras para driblar uma crise dessa dimensão. Além disso, em...
Leia mais

Artigo – Novo Tracker está muito bem posicionado

Coluna Fernando Calmon nº 1.089 — 17/3/20 Os efeitos do novo coronavírus no mercado brasileiro de veículos serão perversos, mas ainda não dá para dimensioná-los. Mesmo porque o trabalho remoto instaurado por muitas empresas ameniza, em parte, a crise e pode ajudar na recuperação econômica. Até...
Leia mais

O equilíbrio das montadoras na corda bamba

Por Jonas Neri I Bright Consulting  Os automóveis estão em constante evolução. Novas legislações entram em vigor, trazendo consigo normas mais restringentes de emissões e segurança, assim como as tecnologias que, por sua vez, também não param de se desenvolver e começam a ser adotadas nos veículos leves. Em tempos passados, um sistema como o ABS era...
Leia mais

Mercado mundial de SUVs não para de crescer

Duster se reinventa sem alterar preços (Coluna Fernando Calmon nº 1.088)   Mercado de SUVs no mundo não para de crescer. A onda se originou nos EUA e se transformou em maremoto ao responder por 55% do mercado total de modelos leves. Os que mais sofreram foram os sedãs. Na Europa, utilitários para lazer e quotidiano já...
Leia mais