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MAN tomou espaço da Mercedes-Benz no 1º trimestre

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uecas Volvo e Scania também ampliaram presença no ranking de vendas de caminhões 
GIOVANNA RIATO, AB

Com o mercado enfim de volta ao crescimento, o primeiro trimestre de 2018 foi de mudanças importantes no ranking de vendas de caminhões. Os emplacamentos totais avançaram 50,4% no período, para 14,5 mil veículos, e a líder do segmento, Mercedes-Benz, não deu conta de acompanhar o ritmo da expansão. A companhia entregou 4,3 mil caminhões e avançou 36,7% na comparação com intervalo equivalente do ano passado. Com isso, perdeu quase três pontos porcentuais de participação nas vendas, apesar de ter sustentado a primeira colocação no ranking com 29,7% de market share.
A MAN Latin America pode ser responsabilizada por boa parte da perda da concorrente. Com linha renovada de produtos, a empresa abocanhou expressivos 5,5 pontos de mercado, com 4,2 mil caminhões vendidos, volume 84,7% superior do registrado há um ano. A evolução garantiu que a montadora encostasse na Mercedes-Benz, ameaçando a liderança da companhia com 28,9% de participação nos emplacamentos. O nicho em que a MAN mais cresceu foi justamente no de semileves, segmento em que entrou há pouco tempo com a renovação da família Delivery.

DEMANDA POR PESADOS PUXA AVANÇO DA VOLVO E DA SCANIA

No segmento de caminhões, a demanda por pesados foi a que mais cresceu entre janeiro e março, com aumento de 89,8% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, para 6,4 mil emplacamentos. O movimento puxou as marcas suecas Volvo e Scania, que têm tradição na categoria.
A Volvo voltou a ser a terceira marca de caminhões mais vendida do Brasil, desbancando a Ford com 1,7 mil veículos e evolução de 69%. O resultado garantiu à empresa 12,2% de market share. A Scania também avançou e subiu para a quarta colocação no ranking de vendas. A empresa respondeu por 12% do total de caminhões emplacados.

FORD E IVECO EM QUEDA

A Ford Caminhões ganhou o título não muito apreciável de montadora que mais perdeu participação no mercado no primeiro trimestre. Mesmo com a oferta de produtos em diversos segmentos, a empresa vendeu menos do que a Scania. Foram apenas 1,6 mil licenciamentos, volume que é 10% superior ao de um ano atrás, mas que representa crescimento bastante inferior ao do mercado total. Com isso a marca despencou para a quinta colocação no ranking de vendas, com 11,5 de participação.
Já a Iveco manteve a sexta posição em vendas. A empresa entregou 565 caminhões nos primeiros três meses do ano e avançou 45,6% na comparação com o volume registrado no ano passado. A evolução, no entanto, não foi o bastante para manter a participação da empresa, que entregou 0,1 ponto e respondeu por 3,9% do total negociado no País.

DAF CONSOLIDA EXPANSÃO E CHINESAS SOMEM DO RANKING

A DAF também expandiu seus negócios com o aumento da demanda por veículos pesados. Com 375 caminhões licenciados, a montadora elevou em 128,7% os negócios e conquistou 0,9 ponto de market share. Logo atrás no ranking de vendas, na oitava colocação, aparece a brasileira Agrale, que vendeu 13 veículos de janeiro a março, com queda de 31,6%.
As marcas chinesas, que por algum tempo mantiveram perspectiva de crescimento no Brasil, aparentemente cederam. Apesar de ter emplacado três caminhões de seu estoque no primeiro trimestre, a Foton teria abandonado os planos de produzir e vender veículos localmente. Este é o caso também da Sinotruk, apesar de dados do Renavam indicarem que a empresa fez uma venda no primeiro trimestre do ano.

Mercedes-Benz lidera as vendas de caminhões extrapesados no primeiro trimestre de 2018

Com 1.937 unidades emplacadas no acumulado de janeiro a março, a marca obteve 87% de aumento nas vendas de caminhões extrapesados em relação ao mesmo período de 2017. Actros 2651 6x4 on-road e Axor 3344 6x4 off-road foram os caminhões mais vendidos neste segmento pela marca em 2018. Vendas de caminhões Mercedes-Benz crescem 40% no País este ano. Clique aqui e veja vídeo do Actros em operação

A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões extrapesados no Brasil no primeiro trimestre do ano. No volume acumulado de janeiro a março, foram emplacadas 1.937 unidades, o que significa um aumento de 87% em relação ao mesmo período de 2017.

“Foram 1.284 extrapesados rodoviários e 653 caminhões fora de estrada”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Vale destacar o expressivo crescimento de 325% nos emplacamentos de rodoviários, com aumento de volume de vendas nos subsegmentos 4x2, 6x2 e 6x4, o que nos dá mais competitividade nesse concorrido mercado”.

O Actros 2651 6x4 foi o caminhão extrapesado mais comercializado pela marca no primeiro trimestre de 2018, com 440 unidades licenciadas, o que representa mais de 400% de aumento em relação às unidades vendidas no mesmo período do ano passado. “Continuamos apostando no crescimento de vendas do Actros em 2018, o que deve ser alavancado por setores do agronegócio, logística, transporte de combustíveis e gases, entre outros”, ressalta Leoncini. “Essa linha de caminhões tem como novidade a ativação de fábrica do Fleetboard para todas as versões rodoviárias da linha Actros, o que contribui para o seu aumento de vendas no País”.

O Axor 3344 6x4 foi o segundo modelo mais vendido este ano pela marca, com 378 unidades emplacadas até o mês de março, o que contribui para reforçar a liderança da Mercedes-Benz no segmento de extrapesados off-road, com mais de 50% de participação de mercado.

Entre os modelos mais vendidos no ano destacam-se ainda os caminhões rodoviários Actros 2546 6x2 e Axor 2544 6x2. No ranking de vendas por região, destacam-se o Sudeste (969 unidades), Sul (529 unidades) e Centro-Oeste (230 unidades).  As regiões Nordeste e Norte somam 209 unidades vendidas.

Vendas de caminhões Mercedes-Benz crescem 40% em 2018

“O crescimento nas vendas de extrapesados é mais um sinal consistente da retomada da economia do País”, afirma Roberto Leoncini. “Isso contribui de forma muito importante para nosso resultado como um todo no mercado brasileiro. No primeiro trimestre, foram 3.885 caminhões emplacados, o que corresponde a 40% de aumento em comparação com as 2.781 unidades dos três primeiros meses de 2017”.

Mais informações, visite o nosso sitehttp://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases

Fonte: Automotive Business

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