Siga-nos:

Jaguar recomeça produção do lendário D-TYPE

Compartilhar:

A Jaguar Classic, divisão responsável pelos modelos históricos da marca britânica anunciou a retomada da produção do emblemático D-type após mais de 60 anos. Apenas 25 unidades dos modelos serão produzidas por meio de um trabalho totalmente artesanal, desenvolvido na sede da Jaguar Land Rover Classic Works em Warwickshire, no Reino Unido. O modelo terá as versões de carroceria com nariz longo ou curto, assim como eram oferecidos 60 anos atrás, para atender exatamente as preferências de seus clientes. A primeira das 25 unidades do D-type produzidas na Jaguar Classic está sendo revelada hoje no Salão Retromobile, em Paris.

Veja o novo Jaguar D-type na carroceria de nariz alongado neste link: https://youtu.be/l9r_HyaGoNo.

Mais imagens em alta resolução podem ser baixadas no link: https://www.dropbox.com/sh/vvbholad76s7ak8/AAC2pSNV2nKHAiY5qChXRvPla?dl=0

Reino Unido – A Jaguar Classic está reiniciando a produção do icônico D-type, exatos 62 anos após o último exemplar sair da linha de produção da fábrica da marca em Coventry, em 1956. O modelo, primeiro de uma série limitada a 25 unidades, acaba de ser apresentado durante o salão Retromobile, em Paris.

Cada uma das 25 unidades do lendário carro de corrida será meticulosamente construída por um processo totalmente artesanal, desenvolvido pela divisão Jaguar Land Rover Classic Works, em Warwickshire.

A série limitada é o complemento de uma ambição original da empresa que, em 1955, planejou a construção de 100 unidades do modelo, das quais apenas 75 foram finalizadas. As 25 restantes estão sendo produzidas a partir de agora, mais de seis décadas depois.

O D-type, modelo que entre 1955 e 1957 venceu três vezes uma das mais famosas corridas de todos os tempos – as 24 horas de Le Mans – traz debaixo do capô um motor XK de seis cilindros. Essas 25 unidades serão produzidas em acordo com especificações autênticas e originais vigentes na Jaguar naquela época.

Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic, disse: "O Jaguar D-type é um dos carros de competição mais emblemáticos e belos de todos os tempos, com um registro notável nas corridas de automóveis mais difíceis do mundo. E ele continua sendo tão espetacular hoje. A oportunidade de continuar a história de sucesso do D-type, ao completar sua produção planejada em Coventry, é um daqueles projetos únicos que nossos especialistas de primeira classe da Jaguar Land Rover Classic se orgulham de cumprir".

O D-type é o terceiro veículo de continuação da Jaguar Classic, complementando os seis E-types Lightweight concluídos em 2014 e 2015, e nove XKSSs construídos em 2017 e 2018.

A produção das 25 unidades do D-TYPE é possível graças a uma pesquisa minuciosa feita pelos especialistas da Jaguar Classic, que contam com acesso exclusivo aos desenhos e registros de engenharia originais da época.

Todo esse material garante que cada novo D-type seja construído com as especificações autênticas estabelecidas pelo gerente da equipe de corrida da Jaguar na década de 1950, Lofty England, e seu time de engenheiros.

Os clientes interessados poderão, inclusive, escolher o tipo de carroceria entre a de nariz curto, feita em 1955 e a de nariz alongado, produzida em 1956.

A primeira unidade exibida a partir de hoje no Salão Retromobile em Paris é um protótipo de carroceria com nariz alongado de 1956, identificável pelo seu capô estendido.

Kev Riches, gerente de engenharia da Jaguar Classic, disse: "Recriar os nove XKSSs derivados do D-type foi extremamente satisfatório e um desafio técnico ainda maior do que os seis E-types Lightweight, que foi nossa primeira produção. Mas as lições aprendidas com o projeto do XKSS nos deram um novo incentivo para começar a produção dos 25 D-types definitivos. Cada um estará absolutamente correto, até o último detalhe, assim como o Departamento de Competições da Jaguar pretendia ".

Os preços do Jaguar D-type não foram divulgados, pois dependem da especificação de cada cliente. Dúvidas dos consumidores podem ser enviadas para info@classic.jaguar.co.uk.

 

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido e possui duas marcas icônicas da indústria automotiva britânica: a Jaguar, com mais de 80 anos de história, é a marca premium que mais cresce no Brasil e agora conta com uma nova geração completa de produtos composta por veículos esportivos, sedãs e SUVs e a Land Rover, que, desde 1948, é referência mundial em veículos todo terreno. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a companhia conta com cerca de 43 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em 130 países. A produção de veículos é centralizada no Reino Unido, com plantas adicionais na China, na Índia, na Eslováquia e no Brasil, localizada em Itatiaia, RJ. A partir de 2020, todo novo veículo da Jaguar Land Rover será eletrificado, oferecendo aos consumidores ainda mais opções. Serão introduzidos veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in, complementando a gama de modelos atuais equipados com os motores Ingenium diesel e gasolina. Presente há mais de 25 anos no país, a Jaguar Land Rover conta com 39 concessionários no Brasil.

Sites: www.media.jaguar.com e www.media.landrover.com
Facebook: www.facebook.com/jaguarbrasiloficial e www.facebook.com/landroverbr
Instagram: @landroverbr e @jaguarbrasil
YouTube: www.youtube.com/user/JaguarBrasilOficial e www.youtube.com/user/landroverbr
Twitter: @landrover_br
Snapchat: @landroverbr

Para mais informações sobre a Jaguar Land Rover, por favor, contate:

Fernando de Moraes - fmoraes7@jaguarlandrover.com - Tel.: + 55 11 5056-7048
Gabriel Simões El' Bredy - 
gelbred1@jaguarlandrover.com - Tel.: + 55 11 5056-7044
Amanda Manara - 
amanara@jaguarlandrover.com - Tel.: + 55 11 5056-7435
Larissa Shiraishi - 
larissa.shiraishi@ketchum.com.br -Tel.: + 55 11 5090-8900 ramal 8731

Nenhum comentário

Deixe um comentário