Siga-nos:

Filtro de cabine promove benefícios para caminhões e motoristas

Compartilhar:

Uso do acessório não depende do veículo ter ar condicionado

Para garantir o bom funcionamento dos caminhões, existem diversos tipos de filtros, que têm a função de contribuir com seu desempenho: de combustível, de óleo do motor e de ar que entra no coletor de admissão. Itens comuns, muito lembrados principalmente no período de revisão dos veículos. Porém, ao contrário dos exemplos citados, muitos desconhecem o filtro de cabine, que tem a importante função de proteger a saúde dos motoristas e passageiros.

O filtro de cabine proporciona diversos benefícios para os caminhões e seus ocupantes. Sua utilização e manutenção são de extrema importância para reter a entrada de partículas como pó, fuligem, gases nocivos e bactérias, proporcionando ar puro no interior da boleia. O filtro auxilia também na prevenção de problemas respiratórios, uma vez que, além de combater a entrada de poluição, previne a proliferação de ácaros, um dos principais causadores deste tipo de doença.

O uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o caminhão ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. E para aqueles que têm ar condicionado, ele melhora seu desempenho, uma vez que o filtro de cabine saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos. Por isso a recomendação da sua troca é importante durante a revisão e manutenção veicular.

Existem no mercado dois tipos de filtros de cabine: os comuns de partículas e os com carvão ativado. São estes últimos que, além de impedirem a passagem de resíduos, absorvem os gases e reduzem o crescimento de bactérias, o que aumenta sua capacidade de reter odores indesejáveis.

Ao contrário dos demais filtros, o de cabine não tem prazo ou quilometragens preestabelecida para que sua troca seja realizada. “A vida-útil de um filtro de cabine depende do ambiente onde o motorista trafega. Se ele rodar sempre em vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se desgastar em poucos meses. Para circulação em condições normais, a MANN-FILTER recomenda que sua troca seja realizada no máximo uma vez ao ano ou a cada 15 mil km”, explica André Gonçalves, consultor técnico da MANN+HUMMEL.

A MANN-FILTER, marca da MANN+HUMMEL para o mercado de reposição, disponibiliza os dois tipos de filtro de cabine e garante um ar mais puro no interior dos veículos. Os filtros de cabine da MANN-FILTER possuem alta eficiência na capacidade de filtragem e, no caso dos filtros com carvão ativado, redução significativa de gases nocivos (acima de 90 %). Sua linha de filtros de cabine atende mais de 250 aplicações em marcas de veículos nacionais e importados.

A aplicação do produto é simples, todos os produtos MANN-FILTER possuem instruções de aplicação com o passo-a-passo para cada modelo de veículo.

 

SOBRE A MANN+HUMMEL Brasil

A MANN-FILTER é uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL,a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem.  A empresa desenvolve filtros automotivos do ar, óleo, combustível e cabine para veículos leves e pesados e industriais. Localizada em uma área de 120 mil m², em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo MANN+HUMMEL fora da Europa. Além disso, outras duas unidades estão instaladas no País, uma em Betim/MG e outra Manaus/AM. A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954, e conta com aproximadamente 1.000 colaboradores.

 

Sobre o Grupo MANN+HUMMEL

O Grupo MANN+HUMMEL é o maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, bem como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para as indústrias internacionais de engenharia automotiva e mecânica. Com um quadro de 20.000 funcionários em cerca de 80 locais de representação em todo o mundo, a empresa alcançou um volume de negócios de cerca de 3,9 bilhões de euros em 2017. Com a aquisição da marca WIX FILTERS, foram acrescentados 4.500 funcionários de cerca de 10 locais e 900 milhões de volume de negócios. O portfólio de produtos do grupo inclui sistemas de filtragem do ar, sistemas de aspiração, sistemas de filtragem de líquidos, filtros de cabine e componentes plásticos bem como elementos filtrantes para a manutenção de veículos automotivos. Para aplicações de engenharia geral, engenharia de processos e aplicações industriais, a gama de produtos inclui filtros industriais, filtros de membrana para filtragem da água. Outras informações sobre a MANN+HUMMEL disponíveis em http://www.mann-hummel.com.

 

Informações para imprensa:

Alfapress Comunicações
www.alfapress.com.br

Relacionamento com Imprensa

Renata Pinarelli

Consultora de Comunicação

(19) 2136-3519 / (19) 99606-1516
renata.pinarelli@alfapress.com.br

Thiago Rodrigues

Coordenador de Comunicação

(19) 2136-3531 / (19) 99120-2364

thiago.rodrigues@alfapress.com.br

Nenhum comentário

Deixe um comentário