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Como aumentar as vendas desde o início do ano

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Um desafio comum à boa parte das empresas varejistas no início de ano é ampliar as vendas

Boa parte das pessoas volta suas atenções, no início do ano, ao pagamento de itens como IPTU, IPVA e a aquisição de itens de material escolar. Isso sem contar as parcelas dos valores gastos com presentes de Natal e viagens de férias. Por isso, fazer as vendas crescerem logo no início do ano não tende a ser tarefa simples.

Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria especializada em gestão, conhece o caminho das pedras e tem algumas dicas e orientações para as empresas, especialmente as varejistas, que querem saber como estruturar e quais investimentos fazer em vendas para atrair clientes.

Primeiro o especialista orienta a verificar o histórico de vendas dos últimos meses e analisar a sazonalidade mês a mês. De acordo com Matsumoto, há segmentos que aumentam as vendas no primeiro trimestre do ano e outros que reduzem. É importante entender o comportamento do próprio mercado.

Outra indicação é consultar as fontes de informação do segmento de atuação e saber qual foi a taxa de crescimento de vendas dos últimos 5 anos. Com essas taxas em mãos fica mais viável entender se o mercado está em declínio, estabilizada ou em crescimento. Esse é um termômetro para saber o que esperar do ano. Vale comparar o crescimento do segmento com a expectativa relativa ao PIB, que é de 2,5% em 2019.

Matsumoto também indica abrir os olhos às oportunidades e ameaças que se apresentam. Isso significa ter atenção: à legislação vigente para o segmento; aos concorrentes e movimentos de mercado que estão fazendo; comportamento do consumidor; etc.

Além disso, vale acompanhar o desempenho de vendas por departamento ou por pessoa. E, com base em informações anteriores, estabelecer o objetivo anual de vendas. Tendo ele em mãos, é hora de estabelecer o plano de ação com objetivo, metas por vendedor, investimento disponível para marketing.

Obviamente, é importante investir tempo em treinamento de equipe, preparando-a para conquistar resultados de acordo com o planejamento. Entenda e aprimore conhecimentos em áreas como conhecimentos técnicos de produto e serviço ou na habilidade de prospecção e conversão de vendas. Também é recomendado, de acordo com o especialista, fazer reuniões individuais para orientar os vendedores.

Quando as estratégias não gerarem os resultados esperados, vale agir e adotar um plano B. O importante é não deixar o tempo avançar sem mudanças efetivas. Matsumoto diz que na prática tudo pode acontecer, por isso, é importante ser firme quanto ao planejamento para aumentar as vendas.

Contato

Fabiana Scaramella / Paula Yokoyama / Vivian Santos

(11) 2765-8572 - (11) 9 9481-5062 - (11) 9 9296-1755

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