Siga-nos:

Cadastro Positivo: um caminho para taxas de juros mais baixas

Compartilhar:

Artigo escrito por Marcelo Ciampolini, ceo da Lendico no Brasil

 

Quando trouxemos a Lendico para o Brasil, focamos desde o início em atender um tipo especial de clientes: pessoas que têm um bom histórico de pagamento, mas que são mal precificadas pelos grandes bancos quando precisam de um empréstimo.

Nossa proposta foi bem recebida e nosso crescimento mostra a aceitação dos consumidores. Mas a Lendico tem uma dificuldade compartilhada com o mercado: como saber quem é um bom pagador se temos somente o histórico negativo de quem solicita crédito?

Hoje a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), da qual a Lendico faz parte, anunciou o seu apoio ao projeto de lei do Cadastro Positivo, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

O motivo é bem simples: a ausência de um Cadastro Positivo é um dos principais motivos para termos um spread bancário tão elevado no Brasil e a sua implementação terá impacto na adoção de taxas de juros mais baixas para o consumidor.

Hoje um deslize, uma conta de valor insignificante não paga mancha um “currículo” financeiro. Não importa se em toda vida essa pessoa teve cuidado e pagou suas despesas em dia.

É injusto, mas quem concede crédito não tem como saber se você é um bom pagador. Sem um contrapeso, os dados negativos imperam na análise de crédito.

Todos nós da ABCD temos convicção que a aprovação do Cadastro Positivo vai diminuir o spread bancário e trazer benefícios para o setor e para todos os brasileiros. Convidamos você a conhecer melhor o nosso manifesto. Acesse: http://www.creditodigital.org.br

Marcelo Ciampolini - Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo iniciou sua carreira no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Em seguida, já no mercado financeiro, passou pelo Private Bank do Banco Espirito Santo na Suiça, Asset management do Santander Brasil e tesouraria do Banco BNP Paribas Brasil, de onde saiu em 2013 para empreender no mercado de fintech. No início de 2014, fundou a Lendico Brasil, plataforma online para empréstimo pessoal.

Contato:
Desiree Hamuche

desiree@flotereschauff.com.br

Nenhum comentário

Deixe um comentário