Siga-nos:

Aspectos fundamentais na construção de um líder

Compartilhar:

Autoconhecimento, proatividade e habilidade de comunicação foram algumas das características de um bom líder destacadas na palestra de Milton Zen, diretor-presidente da MAGZEN Desenvolvimento & Educação.

"Liderança Eficaz", foi tema da palestra, no dia 25 de abril, realizada pela  Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais, em Santo André/SP. Segundo o presidente da associação, João Moura, "a gestão começa com liderança e é um ingrediente que pode fazer toda diferença para a empresa ser bem sucedida".

Para Milton Zen, diretor-presidente da MAGZEN Desenvolvimento & Educação, que fez a apresentação, o grande segredo de liderança é aprender a servir e não aprender a mandar. Liderar não é impor, mas despertar nas outras pessoas a vontade de fazer. "Há dois tipos de líderes: o líder acima de tudo e o servo acima de tudo. O primeiro é o que tenta controlar, tomar decisões e dar ordens, mas não gosta de feedback porque o vê como ameaça à sua posição, além de ter grande probabilidade de destruir o ambiente profissional. Já o segundo, o líder servil, quer ser naturalmente útil e adora feedback porque assim poderá servir melhor. Ser um líder servil é a grande diferença", afirmou Zen.

Ele explicou que a liderança é um tema complexo nas empresas porque, além de ser desafiadora, permanece em contínuo desenvolvimento. "Liderar efetivamente é uma arte e, por mais dificuldade que se tenha, é uma arte que pode ser aprendida e ser desenvolvida desde criança", disse.

Para ele, o grande líder é aquele que influencia positivamente o meio e contribui com o crescimento de todos a sua volta, e assim, constrói seu legado durante o exercício de sua missão.

Entre as características de um bom líder, citou autoconhecimento, proatividade e habilidade de comunicação. "Assim, poderá fomentar o trabalho em equipe, motivar as pessoas, gerenciar eventuais conflitos, ouvir os diferentes pontos de vista das pessoas, tomar decisões para resolver problemas, aceitar novos desafios e permitir a participação de todos", esclareceu Zen, enfatizando: "O líder que trabalha sozinho não é líder e sim um chefe. O líder luta constantemente para alcançar bons resultados e obter o melhor de si e do grupo".

Segundo Zen, a liderança eficaz começa em nós mesmos e o processo de mudança também. "A verdadeira mudança no comportamento ocorre quando houver mudança no coração, na essência. Podemos trocar de trabalho, parceiro, religião. Mas até que não nos transformemos internamente, atrairemos as mesmas pessoas e circunstâncias", ponderou o palestrante, completando: "Pessoas de bom coração trazem resultados incríveis".

Outro tema abordado foi a abordagem do líder servil eficaz. "Deve ser feita em três áreas: comportamental, intelectual e emocional, ou seja, corpo, mente e espírito e não há como dissociar os três aspectos do líder. Além disso, um bom líder deve ter foco para alcançar objetivos", afirmou.

Ao final da apresentação, falou também sobre a importância do Ikigai, conceito que busca por meio do alto conhecimento, atribuir um propósito para a vida, baseando-se quatro dimensões: paixão, vocação profissão e missão. "Ao invés de olharmos para os outros, devemos observar o nosso interior, o coração", concluiu.

A próxima palestra na Abrafiltros ocorrerá, no dia 23 de maio, com o dr. Igor Muraro, advogado sócio do escritório S. Muraro Advocacia, que abordará o tema Proteção de Dados Pessoais e Educação Digital nas Empresas.

O evento é gratuito e para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem acessar o site www.abrafiltros.org.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 4083-8783.

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais - tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes - ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável - Majô Gonçalves - MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

Nenhum comentário

Deixe um comentário