Fábrica de cabines da Volvo no Brasil completa 25 anos

Unidade construída para suportar a nacionalização da linha de caminhões FH soma mais de 368 cabines produzidas
Fábrica de cabines da Volvo no Brasil completa 25 anos

Considerada uma das mais modernas do Grupo Volvo no mundo, a unidade de produção de cabines no complexo industrial de Curitiba (PR) completa 25 anos desde o início de suas atividades, em 1998.

Na ocasião, o projeto demandou investimento em torno de US$ 400 milhões para tornar possível a localização da linha FH. Antes, de 1980 quando começou a produzir caminhões no País, até 1997, a Volvo terceiriza a produção das cabines das gamas N e NL.

Além de suportar a chegada do FH, a fábrica de cabines permitiu à fabricante reforçar e ampliar sua atuação na América Latina, tornando-a capaz de produzir os mesmos produtos recém-desenvolvidos pela matriz. Desde a inauguração, a unidade já produziu mais de 368 mil cabines para as linhas FH, FM, FMX, VM e VMX.

“Há 25 anos, a produção de cabines no Brasil era um sonho. Foi nosso ingresso numa nova era de caminhões, que representava uma ousada revolução tecnológica”, resume em nota Cyro Martins, vice-presidente de operações industriais da Volvo na América Latina.

Com elevado nível de automação e dotada de conceitos da Indústria 4.0, trabalham diretamente na unidade 515 funcionários. Contribuem nos processos o uso de realidade aumentada, big data, internet das coisas, bem como 85 robôs. “Ainda hoje é a unidade mais automatizada do complexo da Volvo em Curitiba”, destaca Martins.

Responsável por atender tanto a demanda diária da produção de caminhões quanto do pós-venda, a fábrica bateu seu recorde no ano passado ao registrar 32 mil unidades produzidas.

LEIA MAIS

→Volvo reprisa domínio dentre os pesados e consolida liderança nos semipesados

→Volvo fatura R$ 2 bilhões em negócios na Fenatran 2022

Fonte: AutoIndústria – Foto: Volvo/Divulgação

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO