Siga-nos:

20 de dezembro, Dia do Mecânico: Parabéns, profissionais do Brasil!

Compartilhar:

Celebrado em 20 de dezembro, o Dia do Mecânico é dedicado aos profissionais homens e mulheres que dedicam suas vidas para cuidar dos veículos automotivos como verdadeiros “médicos” de carros e motocicletas.

Mecânicos automotivos são profissionais que cuidam de manutenção, desmonte, reparo, substituição de peças, ajustes, lubrificação, sistemas de transmissão, direção, suspensão, freios e equipamentos auxiliares, garantindo perfeito funcionamento dos veículos. Estão equipados de ferramentas específicas para exercer seu trabalho e, cada dia mais, ocupam instalações mais limpas, organizadas e agradáveis também para os consumidores. Diariamente – e por consequência da evolução tecnológica dos veículos – esses profissionais aprendem novas técnicas de procedimentos e se aprimoram em sua área de conhecimento, além de incorporar mais tecnologia às oficinas, proporcionando aos carros e motocicletas um ajuste mais preciso e individualizado.

“O papel do mecânico no mercado de reposição de autopeças é fundamental, pois movimenta toda a cadeia do aftermarket. É dentro da oficina que tem início a geração da demanda e é o mecânico que tem o contato direto com consumidor final. Nós, varejistas, mantemos estreita relação com os reparadores, procurando sempre atendê-los da melhor forma possível. É uma relação de confiança, aliás, essencial para a construção de marcas e consolidação de produtos. Somos elo vital de toda a cadeia de reposição com o mercado consumidor. Por isso, nesta data de comemorações e reflexões, saudamos e parabenizamos os milhares de mecânicos do Brasil”, declara o presidente do Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo, Francisco De La Tôrre.

 

Origem da celebração

A data homenageia a profissão de mecânico automotivo, voltada para o ajuste e conserto de veículos, com objetivo de corrigir defeitos e prevenir riscos de acidentes, tanto para proprietários como também para todos aqueles que usufruem do espaço público, como os motoristas de outros veículos, pedestres, ciclistas e demais cidadãos.

A ideia da homenagem é parabenizar um profissional que torna mais segura e confortável a ida e vinda dos cidadãos pelas vias públicas. Portanto, trata-se de um indivíduo que merece total confiança, respeito e consideração, pois em suas mãos estão o bem-estar de toda sociedade.

De acordo com dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, existem no País cerca de 123 mil oficinas independentes, que atendem mais de 80% da frota circulante, estimada em 42,9 milhões de veículos automotivos.

 

Portanto, o Dia do Mecânico celebra a existência de profissionais que garantem a qualidade de circulação dos veículos e proporcionam segurança aos motoristas e a todos aqueles que com eles compartilham ruas e estradas desse País.

 

---

Nenhum comentário

Deixe um comentário